Mesmo que você tenha um pequeno negócio local com foco no atendimento presencial, também é possível utilizar a internet como um valioso aliado para aumentar as vendas. Para tanto , você precisa entender o que é marketing local e o potencial dessa abordagem digital.
Restaurantes, lojas, pequenos serviços e outros tipos de negócio podem se beneficiar dessa estratégia para divulgar o site da marca ou o perfil do Google Meu Negócio para usuários que estão nas redondezas.
Em uma realidade em que 98% dos consumidores fazem pesquisas na internet para encontrar negócios locais, segundo o On the Map, não tem mais como deixar seu negócio marcar bobeira e perder tantos clientes em potencial dessa forma, não é mesmo?
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda direitinho o que é marketing local, como fazer SEO local e as melhores técnicas para otimizar suas páginas para os consumidores geograficamente próximos.
Ficou curioso? Então continue a leitura até o fim!
Marketing local: o que é?
Marketing local consiste em estratégias cuja segmentação é voltada sempre ao público localizado nas proximidades de um estabelecimento. A ideia aqui é justamente utilizar o fator local como forma de atração dos consumidores.
Essa estratégia é particularmente importante para as empresas que têm limitação de alcance, como restaurantes, farmácias, postos de gasolina e pequenas lojas físicas.
Nesse caso, a internet, apesar de não funcionar como um canal de venda, coloca-se como um canal de marketing para que o público na vizinhança esteja a par da conveniência de desfrutar de uma empresa próxima.
Portanto, mesmo que seu negócio seja voltado para o atendimento presencial, a internet é um valioso aliado para que usuários sejam fisgados por campanhas segmentadas pela localização.
Imagine, por exemplo, que você tenha um pequeno restaurante de bairro. Vamos concordar que seu público-alvo principal é formado por pessoas que moram ou trabalham nas redondezas, pois a conveniência da localização é essencial para que eles se tornem clientes engajados.
Além do mais, é comum clientes em potencial passarem pela fachada de um negócio na rua e simplesmente não se darem conta. Nessas situações, o Google ainda é um dos principais aliados para descobrir negócios na região.
Google Meu Negócio: como funciona?
Não é possível entender o que é marketing local sem conhecer a ferramenta Google Meu Negócio.
Sabe quando você busca por algo na internet e aparecem opções de estabelecimento marcados no Google Maps e com um perfil informativo no qual se encontra:
- nome;
- endereço;
- telefone;
- site;
- horário de funcionamento;
- e avaliações?
Pois é, essa é a ferramenta Google Meu Negócio mostrando a que veio para os usuários do motor de pesquisa mais utilizado no mundo.
Quando pesquisamos por um tipo de negócio, segmento de atuação, produto ou serviço específicos, o algoritmo do Google já mostra uma lista dos estabelecimentos mais próximos que podem solucionar a demanda do usuário.
Dessa forma, essa ferramenta transformou-se em um excelente serviço de utilidade pública para os consumidores, assim como uma excelente vitrine para que empresas de pequeno alcance consigam se posicionar digitalmente e vender seu peixe.
O que significa SEO local?
SEO local é uma estratégia voltada para o crescimento de tráfego orgânico focada na otimização de páginas de sites e do perfil do Google Meu Negócio para pesquisas no Google com algum aspecto geográfico na palavra-chave. A ideia é fazer com que essas páginas tornem-se mais visíveis para os usuários nas redondezas que estejam buscando termos cuja proximidade deles seja uma conveniência relevante.
Quando alguém busca, por exemplo, “depósito de materiais de construção perto de mim” ou “sorveteria no bairro X” podemos ver logo de cara que a proximidade do produto ou serviço procurado é fundamental para esse consumidor.
Então esse é o momento do SEO local brilhar! Negócios com atendimento presencial precisam ficar de olho nessa possibilidade de divulgação, pois o retorno será recompensador.
Afinal, essa é uma chance de divulgação e conversão instantânea, pois geralmente o cliente que busca por uma solução nas proximidades está em um contexto de urgência. Ele provavelmente precisa fazer uma refeição no momento ou adquirir um produto rapidamente para solucionar sua dor.
E como fazer SEO local? Descubra a seguir!
Como fazer SEO local?
Uma série de cuidados devem ser tomados para colocar sua marca no radar do algoritmo do Google para pesquisas locais. Veja algumas dicas:
- pesquise palavras-chave com termos que indiquem urgência e proximidade, como “perto de mim”, “no bairro X”, dentre outros.
- não se esqueça dos requisitos tradicionais de SEO, como a criação de conteúdo informativo e de qualidade, link building, otimização de meta título e meta descrição, imagens, etc;
- faça um cadastro no Google Meu Negócio com informações relevantes e completas sobre o estabelecimento, como horário de funcionamento, localização no Google Maps descrição dos serviços prestados ou produtos vendidos, foto da fachada e do interior, contato, etc;
- estimule feedbacks e avaliações por parte dos consumidores para dar mais credibilidade junto ao público e mostrar relevância para o robô do Google.
Nessa jornada, você pode contar com a ajuda de um time de especialistas para deixar seus site pronto para aparecer nas primeiras posições do Google tanto para SEO tradicional quanto para SEO local.
A Agência Papoca é o parceiro perfeito para que seu negócio obtenha resultados expressivos em SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking.
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Esperamos que você tenha entendido o que é marketing local e a importância estratégica dele para a divulgação do seu negócio. Quer mais dicas valiosas que nem essa?
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Até a próxima!