Quer aprender a alavancar o seu site no Google e em outros buscadores? Para isso, é preciso conhecer as principais técnicas de SEO, o que é white hat, black hat e gray hat, entre outros termos.
Afinal, segundo uma pesquisa da BrightEdge, cerca de 68% das experiências on-line começam com um mecanismo de busca. E é com o SEO que os usuários conseguem encontrar o seu conteúdo em meio a tantos outros.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o conceito de técnicas de SEO: o que é, para que serve, quais são os tipos e muito mais. Basta seguir a leitura para aprender sobre o tema!
SEO é a sigla para “search engine optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”, em português.
Toda técnica ou estratégia que melhora a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google, é considerada uma ação de SEO.
O objetivo principal da estratégia, portanto, é posicionar conteúdos em boas colocações nos resultados dos buscadores. Isso porque, quanto mais próximo das primeiras posições estiver, mais gente acessa aquele conteúdo e conhece a marca.
O resultado é mais visibilidade e credibilidade para a empresa, além do aumento de possíveis clientes. Parece uma boa, não é mesmo?
Para tal, o SEO conta com uma série de técnicas. Dentro delas, alguns pontos são vistos como essenciais para garantir que a estratégia funcione e, por isso, devem ser aplicados sempre. Vamos começar descobrindo quais os principais pontos do SEO?
Os principais pontos do SEO envolvem a otimização interna e externa dos sites. Para isso:
Tudo isso é levado em consideração pelo Google na hora de definir quem ocupará as primeiras posições em uma pesquisa.
Além disso, é importante destacar que em SEO existem as práticas aceitáveis e não aceitáveis. E é sobre esse assunto que falaremos agora.
São boas práticas adotadas para melhorar a visibilidade e a classificação dos conteúdos para que sejam notados pelos mecanismos de busca.
Como exemplos de white hat, temos:
São práticas que violam as diretrizes dos motores de busca e podem resultar em penalidades para o site, diminuindo a sua visibilidade.
Como exemplos de black hat, temos:
São práticas que estão entre white e black hat, ou seja, podem ser vistas como questionáveis ou arriscadas. No entanto, por serem usadas poucas vezes, costumam não gerar muitas penalidades para o site.
Como exemplos de gray hat, temos:
Os principais pontos aprendidos neste tópico são geralmente categorizados em diferentes tipos de SEO. É por essa razão que utilizamos os termos On-page, Off-page e SEO técnico.
Se você quer alavancar o seu site, precisa compreender o que significam esses termos e quando utilizá-los. Vamos descobrir?
É possível desenvolver as estratégias de SEO em três tipos: SEO On-page, SEO Off-page e SEO técnico. Enquanto o On-page foca nas otimizações internas dos conteúdos do site, o Off-page se dedica às otimizações externas dos conteúdos dos sites. Já o SEO técnico busca aprimorar a estrutura e a responsividade desses sites.
Entenda melhor como cada tipo de SEO funciona.
Cada tipo de SEO contém técnicas específicas que ajudam no aprimoramento de determinados fatores de um site. Por exemplo, existem recursos que melhoram a produção de texto, outros que aprimoram a estrutura do site e aqueles que aumentam a relevância externa da empresa.
Vamos entender melhor o que é a técnica de SEO? A partir daí, fica mais fácil compreender como cada recurso impacta na percepção do conteúdo pelos buscadores!
A Técnica de SEO é uma boa prática usada na hora de desenvolver a estrutura de um site e o seu conteúdo. Para isso, é essencial levar em consideração a maneira como o Google e outros mecanismos de busca fazem a classificação e o ranqueamento das páginas.
Uma das principais estratégias do SEO é relacionar as técnicas à produção de conteúdo relevante. Isso porque criar materiais informativos e de qualidade é importante para atrair e engajar os usuários.
Ao combinar essa prática com outras técnicas, é possível melhorar significativamente a classificação nos mecanismos de busca e alcançar as desejadas primeiras posições.
É por isso que existem empresas que oferecem uma série de textos em seus blogs respondendo a perguntas relacionadas ao seu nicho. Essa é uma boa forma de atrair tráfego qualificado para o seu site.
Pensando nisso, separamos as 3 principais técnicas de SEO para produção de texto que você deve implementar nos conteúdos se quiser um bom ranqueamento do seu site pelo Google.
Uma das mais conhecidas técnicas de SEO é a boa aplicação e repetição de palavras-chave. Elas representam termos que ajudam o seu leitor a encontrar conteúdo relevante nos buscadores.
Para que o seu texto esteja entre os primeiros mostrados na pesquisa, é preciso que as palavras-chave sejam incorporadas de forma natural e estratégica no título, nos subtítulos, no primeiro parágrafo e ao longo do conteúdo.
Entretanto, lembre-se: sem exagero para não causar keyword stuffing. A prática ocorre quando os algoritmos dos buscadores percebem um excesso de repetições da palavra-chave e penalizam o site.
O conteúdo precisa estar bem estruturado e organizado para facilitar a leitura e para ajudar os mecanismos de busca a encontrá-lo mais facilmente. Para tal, use e abuse de parágrafos curtos, tópicos e subtópicos.
A relevância do conteúdo é essencial para uma boa classificação. Sendo assim, é importante oferecer informações úteis, atualizadas e originais e nunca plagiar frases e informações de outras fontes.
Resumindo, as técnicas de SEO são boas práticas que precisam ser desenvolvidas em um site para que ele seja reconhecido e bem ranqueado pelos mecanismos de busca..
Existem diversas técnicas, mas as principais são:
Sim, é bastante coisa. Afinal, o SEO cuida de todos os aspectos que o Google e outros buscadores consideram na hora de ranquear conteúdos e oferecê-los para seus usuários.
No entanto, quando bem implementada, esta é uma estratégia que costuma funcionar e trazer bons resultados.
Implementar um plano de ação voltado para SEO do zero não é algo simples, uma vez que envolve conhecimentos teóricos, técnicos, práticos e muita pesquisa. Portanto, se você não sabe por onde começar, pode ser interessante procurar por uma consultoria.
Agora que você descobriu tudo sobre técnicas de SEO, o que é importante levar em consideração para aplicá-las e quais os aspectos-chave da estratégia, está pronto para o próximo passo?
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