Se você tem um negócio e percebeu a importância de ganhar visibilidade on-line, o marketing digital e as técnicas de SEO On-page e Off-page podem ser suas grandes aliadas no processo.
Afinal, ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, especialmente em mecanismos como o Google, pode trazer um fluxo constante de tráfego qualificado e de potenciais clientes para o seu site.
Por meio dessas técnicas, é possível otimizar o conteúdo e a estrutura do seu site, tornando-o mais relevante para as plataformas de busca. Entretanto, é fundamental entender como o mecanismo funciona.
Neste artigo, vamos explorar a importância do SEO no marketing digital, explicar o que são as técnicas de SEO On-page e Off-page e mostrar por onde você pode começar a implementação em seu site.
Continue lendo para compreender melhor os conceitos e descobrir como impulsionar a visibilidade da sua página. Vamos lá?
O que é SEO em marketing digital?
SEO é a abreviação de “search engine optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”, em português. Refere-se às técnicas e estratégias aplicadas para otimizar um site e seu conteúdo com o objetivo de melhorar o ranqueamento em sites de buscas, como o famoso Google.
Tais sites de busca contam com uma série de algoritmos que classificam e ranqueiam as páginas de acordo com o conteúdo e a estrutura, facilitando a busca para os usuários.
O objetivo da estratégia de SEO é aplicar técnicas que façam com que os sites atinjam as primeiras posições da lista dos buscadores. Até porque, quanto mais próximo das primeiras posições está o seu conteúdo, mais pessoas terão a chance de acessá-lo.
Como o Google é o mecanismo de busca mais usado atualmente, com aproximadamente 85% do mercado global de pesquisa, segundo o Statista, a maioria dos esforços é empregada para atingir as melhores posições deste buscador.
Resumindo, o SEO ajuda a ranquear empresas no Google e outros buscadores. Além disso, faz com que o site de um negócio e o seu conteúdo sejam encontrados por pessoas interessadas a qualquer momento e de qualquer lugar. Parece uma boa, não é mesmo?
Para atingir esse objetivo, aplicamos algumas técnicas de SEO. Que tal conhecermos as 3 principais?
Quais são as técnicas de SEO mais importantes?
As 3 principais técnicas de SEO são:
- SEO On-page;
- SEO Off-page;
- SEO Técnico.
Enquanto o On-page trabalha em cima da estrutura do conteúdo, o Off-page foca nas atividades externas do site ou da sua página. Já o SEO Técnico, trabalha com os aspectos do site no qual o conteúdo está hospedado.
Ou seja, cada recurso trabalha com uma face estratégica e, para ter êxito, é importante focar em todas. Por isso, agora você vai entender melhor o que é SEO On-page e Off-page..
O que é SEO On-page e Off-page?
O SEO On-page promove as práticas de otimização diretamente no site, com títulos, palavras-chave, conteúdos relevantes e mais. Já o SEO Off-page foca em técnicas de otimização externa que ajudam na visibilidade, como acontece com a construção do link building (direcionamentos qualificados).
Não entendeu? Vamos simplificar!
O que é o SEO On-page?
SEO On-page é uma técnica direcionada à otimização dentro do site. É o caso das palavras-chave, dos títulos, das descrições, das tags, das URLs e do próprio conteúdo, que deve ser sempre relevante. Ou seja, ele trata daquilo que garante a credibilidade da página internamente.
Para te ajudar a entender como o SEO On-page trabalha, explicamos alguns conceitos-chave a seguir.
- Palavras-chave: são termos ou frases usadas nos mecanismos de busca para encontrar informações, ajudando a direcionar o tráfego para um site. Contudo, a densidade recomendada da palavra-chave deve ser proporcional ao tamanho do conteúdo. Se for incorporada de mais ou de menos, a página não será bem indexada.
- Títulos e descrições: precisam chamar a atenção do leitor e conter a palavra-chave para que os buscadores classifiquem o conteúdo corretamente.
- Tags: quando bem empregadas nos sites, as tags também auxiliam na classificação dos conteúdos corretamente.
- URL: a URL da página precisa conter a palavra-chave, condizer com o assunto e ser amigável ao leitor.
- Conteúdo relevante: não podemos nos esquecer de entregar um conteúdo relevante. Caso contrário, a sua empresa não passará a autoridade e a credibilidade que almeja e nem convencerá o leitor.
O que é o SEO Off-page?
SEO Off-page é uma técnica focada nas práticas de otimização externa, que geram credibilidade e autoridade para a marca. São os backlinks de qualidade, os links externos, as menções à marca em outro site, o compartilhamento do conteúdo em outros locais. Ou seja, aquilo que promove a reputação do site externamente.
Agora que você já sabe o significado desses termos, provavelmente deve estar se perguntando quais ferramentas usar para desenvolver um bom SEO, certo? Isso é o que você vai descobrir no próximo tópico.
Quais são as ferramentas de SEO disponíveis?
Se você quer fazer SEO para o site do seu negócio, mas não imagina por onde começar, saiba que existem algumas ferramentas online que ajudam a colocar as técnicas em prática, bem como a mensurar seus resultados.
Tais recursos auxiliam na hora de definir as otimizações dos conteúdos, escolher as melhores palavras-chave, elaborar bons títulos etc. É o caso do Google Search Console, do Google Analytics e do SEMrush.
- Google Search Console: é uma ferramenta gratuita do Google que permite verificar o desempenho do seu site, indicando erros e acertos. Dessa forma, é possível monitorar o desempenho do site e otimizá-lo sempre que necessário.
- Google Analytics: também é uma ferramenta do Google, possibilita a análise do tráfego e do comportamento do usuário, além de fornecer palavras-chave em alta (populares nas buscas).
- SEMrush: essa ferramenta permite pesquisar as palavras-chave e o volume de pesquisas, bem como analisar o desempenho de concorrentes.
Conhecendo as principais técnicas e ferramentas de SEO, fica mais fácil saber por onde começar, não é mesmo? No entanto, aprender como fazer o SEO do seu site requer tanto conhecimento quanto vontade de colocar a mão na massa!
Descubra a seguir como começar a desenhar o planejamento do seu site.
Como fazer o SEO do seu site?
Para fazer o SEO do seu site, é importante usar uma estratégia que considere diferentes técnicas, otimizando tanto textos, títulos e palavras-chave, quanto links externos, além de investir na qualidade e na usabilidade da página.
Pode parecer algo simples, mas a verdade é que a otimização de um site e a criação de uma boa estratégia de SEO demandam mão na massa, expertise e atualizações constantes. Afinal, os buscadores estão sempre aprimorando e modificando os seus algoritmos e, atualmente, há uma grande concorrência para as primeiras posições.
Apesar desse cenário, não pense que essa estratégia de marketing digital funciona apenas para grandes empresas. Pequenos negócios também podem se beneficiar muito com o SEO, desde que saibam colocar as técnicas em prática ou que tenham suporte de consultores e agências especializadas na área.
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