Quer aprender a alavancar o seu site no Google e em outros buscadores? Para isso, é preciso conhecer as principais técnicas de SEO, o que é white hat, black hat e gray hat, entre outros termos.
Afinal, segundo uma pesquisa da BrightEdge, cerca de 68% das experiências on-line começam com um mecanismo de busca. E é com o SEO que os usuários conseguem encontrar o seu conteúdo em meio a tantos outros.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o conceito de técnicas de SEO: o que é, para que serve, quais são os tipos e muito mais. Basta seguir a leitura para aprender sobre o tema!
O que é SEO (search engine optimization)?
SEO é a sigla para “search engine optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”, em português. Toda técnica ou estratégia que melhora a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google, é considerada uma ação de SEO.
O objetivo principal da estratégia, portanto, é posicionar conteúdos em boas colocações nos resultados dos buscadores. Isso porque, quanto mais próximo das primeiras posições estiver, mais gente acessa aquele conteúdo e conhece a marca.
O resultado é mais visibilidade e credibilidade para a empresa, além do aumento de possíveis clientes. Parece uma boa, não é mesmo?
Para tal, o SEO conta com uma série de técnicas. Dentro delas, alguns pontos são vistos como essenciais para garantir que a estratégia funcione e, por isso, devem ser aplicados sempre. Vamos começar descobrindo quais os principais pontos do SEO?
Quais os principais pontos do SEO?
Os principais pontos do SEO envolvem a otimização interna e externa dos sites. Para isso:
- as palavras-chave devem ser aplicadas corretamente;
- o conteúdo oferecido precisa ser de qualidade;
- a estrutura do site precisa ser convidativa para os usuários;
- o site precisa ser de fácil classificação pelos mecanismos de busca;
- o conteúdo deve estar respaldado por links relevantes e confiáveis.
Tudo isso é levado em consideração pelo Google na hora de definir quem ocupará as primeiras posições em uma pesquisa.
Além disso, é importante destacar que em SEO existem as práticas aceitáveis e não aceitáveis. E é sobre esse assunto que falaremos agora.
White hat: o que é?
São boas práticas adotadas para melhorar a visibilidade e a classificação dos conteúdos para que sejam notados pelos mecanismos de busca.
Como exemplos de white hat, temos:
- o uso de links externos relevantes para o conteúdo;
- o uso adequado de palavras-chave de forma fluida ao longo do texto.
O que é black hat?
Black hat são práticas que violam as diretrizes dos motores de busca e podem resultar em penalidades para o site, diminuindo a sua visibilidade.
Como exemplos de black hat, temos:
- keyword stuffing, quando há excesso de palavras-chave irrelevantes ou repetitivas em um conteúdo;
- cloaking, uma técnica que permite exibir um conteúdo diferente para os mecanismos de busca e para os usuários, com o objetivo de enganar o algoritmo que determina as classificações.
Gray hat: o que é?
São práticas que estão entre white e black hat, ou seja, podem ser vistas como questionáveis ou arriscadas. No entanto, por serem usadas poucas vezes, costumam não gerar muitas penalidades para o site.
Como exemplos de gray hat, temos:
- a trocas de links com outros sites, mesmo que não sejam relevantes entre si;
- o guest posting excessivo, quando há a publicação de um grande número de posts em outros blogs apenas para obter backlinks.
Os principais pontos aprendidos neste tópico são geralmente categorizados em diferentes tipos de SEO. É por essa razão que utilizamos os termos On-page, Off-page e SEO técnico.
Se você quer alavancar o seu site, precisa compreender o que significam esses termos e quando utilizá-los. Vamos descobrir?
Quais os três tipos de SEO utilizados?
É possível desenvolver as estratégias de SEO em três tipos: SEO On-page, SEO Off-page e SEO técnico. Enquanto o On-page foca nas otimizações internas dos conteúdos do site, o Off-page se dedica às otimizações externas dos conteúdos dos sites. Já o SEO técnico busca aprimorar a estrutura e a responsividade desses sites.
Entenda melhor como cada tipo de SEO funciona.
- SEO On-page: representa as otimizações internas de um site, como a aplicação correta de palavras-chave, bons títulos e descrições, tags e URLs atrativas e fáceis de serem encontradas pelos buscadores.
- SEO Off-page: diz respeito às otimizações externas de um site, como o uso correto de backlinks, da quantidade de menções, de técnicas de engajamento e a construção de presença em outras plataformas digitais.
- SEO técnico: foca em otimizações na estrutura, na configuração e no desempenho do site, como velocidade de carregamento, responsividade, segurança e boa indexação.
Cada tipo de SEO contém técnicas específicas que ajudam no aprimoramento de determinados fatores de um site. Por exemplo, existem recursos que melhoram a produção de texto, outros que aprimoram a estrutura do site e aqueles que aumentam a relevância externa da empresa.
Vamos entender melhor o que é a técnica de SEO? A partir daí, fica mais fácil compreender como cada recurso impacta na percepção do conteúdo pelos buscadores!
O que é a técnica de SEO?
A Técnica de SEO é uma boa prática usada na hora de desenvolver a estrutura de um site e o seu conteúdo. Para isso, é essencial levar em consideração a maneira como o Google e outros mecanismos de busca fazem a classificação e o ranqueamento das páginas.
Uma das principais estratégias do SEO é relacionar as técnicas à produção de conteúdo relevante. Isso porque criar materiais informativos e de qualidade é importante para atrair e engajar os usuários.
Ao combinar essa prática com outras técnicas, é possível melhorar significativamente a classificação nos mecanismos de busca e alcançar as desejadas primeiras posições.
É por isso que existem empresas que oferecem uma série de textos em seus blogs respondendo a perguntas relacionadas ao seu nicho. Essa é uma boa forma de atrair tráfego qualificado para o seu site.
Pensando nisso, separamos as 3 principais técnicas de SEO para produção de texto que você deve implementar nos conteúdos se quiser um bom ranqueamento do seu site pelo Google.
3 técnicas de SEO para produção de texto
Uso de palavras-chave
Uma das mais conhecidas técnicas de SEO é a boa aplicação e repetição de palavras-chave. Elas representam termos que ajudam o seu leitor a encontrar conteúdo relevante nos buscadores.
Para que o seu texto esteja entre os primeiros mostrados na pesquisa, é preciso que as palavras-chave sejam incorporadas de forma natural e estratégica no título, nos subtítulos, no primeiro parágrafo e ao longo do conteúdo.
Entretanto, lembre-se: sem exagero para não causar keyword stuffing. A prática ocorre quando os algoritmos dos buscadores percebem um excesso de repetições da palavra-chave e penalizam o site.
Estruturação do texto
O conteúdo precisa estar bem estruturado e organizado para facilitar a leitura e para ajudar os mecanismos de busca a encontrá-lo mais facilmente. Para tal, use e abuse de parágrafos curtos, tópicos e subtópicos.
Relevância do conteúdo
A relevância do conteúdo é essencial para uma boa classificação. Sendo assim, é importante oferecer informações úteis, atualizadas e originais e nunca plagiar frases e informações de outras fontes.
Técnicas de SEO: o que é essencial saber sobre o tema?
Resumindo, as técnicas de SEO são boas práticas que precisam ser desenvolvidas em um site para que ele seja reconhecido e bem ranqueado pelos mecanismos de busca..
Existem diversas técnicas, mas as principais são:
- o bom uso de palavras-chave;
- as otimizações On-page, Off-page e técnicas;
- o link building;
- o oferecimento de conteúdo de qualidade.
Sim, é bastante coisa. Afinal, o SEO cuida de todos os aspectos que o Google e outros buscadores consideram na hora de ranquear conteúdos e oferecê-los para seus usuários.
No entanto, quando bem implementada, esta é uma estratégia que costuma funcionar e trazer bons resultados.
Implementar um plano de ação voltado para SEO do zero não é algo simples, uma vez que envolve conhecimentos teóricos, técnicos, práticos e muita pesquisa. Portanto, se você não sabe por onde começar, pode ser interessante procurar por uma consultoria.
Agora que você descobriu tudo sobre técnicas de SEO, o que é importante levar em consideração para aplicá-las e quais os aspectos-chave da estratégia, está pronto para o próximo passo?
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