Quais são os pilares do SEO? Por que são importantes?

Pilares do SEO

Se o seu site fosse uma casa, os pilares do SEO certamente seriam os alicerces que sustentam cada parede. 

E não estamos exagerando: as otimizações de SEO são absolutamente necessárias para que suas estratégias de marketing digital de fato funcionem, já que garantem o bom posicionamento nos motores de busca.

Para você ter uma ideia da importância do SEO, o estudo realizado pela Backlinko mostra que apenas 0,63% dos usuários do Google olham a segunda página de pesquisa!

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E mais: o mesmo estudo indica que o usuário tem 10 vezes mais chances de clicar no primeiro resultado do Google do que o conteúdo em décimo lugar. 

Então não perca mais tempo e venha com a gente conferir o guia completo dos pilares do SEO e como conseguir bom posicionamento no Google!

Afinal, o que é SEO e para que serve?

Searching Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing digital cujo foco é obter bom posicionamento dos conteúdos nos mecanismos de buscas. Ou seja, contempla técnicas utilizadas para evitar o maior medo de todo produtor de conteúdo: ficar na segunda ou terceira página do Google. Se for a quarta, então, é o fim.

Você já deve ter ouvido falar que as plataformas de busca usam uma série de “algoritmos” e “robozinhos” para organizar e ranquear os posts, certo?

Pois bem: para que os blogposts, sites e outros formatos fiquem bem posicionados, é preciso seguir algumas abordagens específicas, conhecidas como pilares do SEO.

Conheça os 3 pilares do SEO

Um texto com informações úteis e bem escritas é a base de todo  bom conteúdo, não é mesmo? Afinal, ninguém quer perder tempo com um texto que não responde dúvida alguma.  

No entanto, para que o conteúdo tenha mais chances de ser lido, é preciso que ele fique na primeira página. 

Basicamente, existem 3 grandes pilares do SEO:

  • SEO on page
  • SEO off page
  • Experiência do usuário (UX)

Continue lendo para saber como usar cada abordagem para tornar seu texto perfeito!

1. O que é SEO on page?

O próprio nome já sugere: são técnicas aplicadas no próprio site com o intuito promover maior visibilidade e melhores resultados de métricas.

Isso porque, além de facilitar o ranqueamento pelos motores de busca, o SEO on page também se preocupa em tornar o texto mais legível e agradável para o leitor. 

E o resultado de uma leitura fluida e interessante geralmente é a redução da taxa de rejeição e aumento da taxa de conversão.

Vale dizer que existem 2 frentes de SEO on page: as otimizações de conteúdo e dos aspectos técnicos, sendo que ambas são importantes.

Abordagem de conteúdo

A otimização SEO nasce junto com o próprio texto, já que o próprio redator constrói o texto pensando na legibilidade e bom ranqueamento.

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância das palavras-chave, certo? Pois saiba que esse cuidado é uma estratégia de SEO de conteúdo!

As palavras-chave, também conhecidas como keywords, nada mais são do que os “termos de busca” que provavelmente seu público-alvo pesquisou no Google.

Normalmente, existe 1 keyword primária (mais importante) e outras secundárias. A frequência deve levar em conta o tamanho do texto, usando como base 8 repetições da keyword primária para textos de 1000 palavras, aproximadamente.

Agora que você já sabe sobre as palavras-chave, confira outras práticas de SEO de conteúdo:

  • uso de termos conectores para garantir mais coerência e coesão do texto;
  • formatação com Headings (H1, H2, H3..);
  • parágrafos curtos;
  • uso de negrito para tornar o texto mais escaneável (leitura dinâmica);
  • otimização do tamanho de meta título e meta descrição;
  • uso de links internos para deixar todos os textos conectados;
  • inclusão de um “call to action” (CTA) no fim do texto, para mobilizar o leitor a determinada ação, como baixar um e-book, ou mesmo conhecer os demais produtos da sua empresa.

Abordagem técnica

Atentar-se à parte técnica do site causa impactos positivos nos mecanismos de busca.

Por exemplo, manter uma arquitetura do site e estrutura de dados bem organizadas facilita o processo de ranqueamento. 

Além disso, altas velocidades de carregamento também são importantes para reduzir as taxas de rejeição. 

2. O que é SEO off page?

O segundo grande pilar do SEO são as otimizações que não estão no site e que não podem ser simplesmente controladas como fazemos para o SEO on page.

De maneira geral, as técnicas estão relacionadas a:

  • Backlinks: que são linkagens feitas para seu conteúdo por outros sites, elevando a autoridade da sua página segundo os critérios de avaliação dos motores de busca 
  • Índices de reputação on-line: por exemplo, o On-line Reputation Management (ORM) indica como está a percepção dos clientes em relação ao seu site e conteúdo. 

3. O que é Experiência do Usuário (UX)?

Por fim, o último pilar do SEO é o monitoramento constante de como está sendo a experiência do usuário (UX) quando ele entra em seu site. 

As fontes estão no tamanho adequado? As cores do site são agradáveis? Os botões de CTA estão bem localizados?

Ao garantir melhores aspectos estéticos e funcionais, o UX afeta positivamente os motores de busca e também evita que o cliente saia da página sem ler o texto e executar alguma ação.

Ufa! São muitas informações sobre os pilares do SEO, certo? 

Mas fique super tranquilo: com a prática, as recomendações se tornarão intuitivas e você vai ficar craque em saber o que é SEO e para que serve.

Cuidado com o blackhat!

Tudo o que explicamos até agora sobre os pilares do SEO deve ser aplicado de forma natural, orgânica – e extremamente original. 

E acredite: os motores de busca sabem quando alguém está tentando forçar truques e trapaças para burlar o ranqueamento.

O uso de técnicas agressivas para enganar os algoritmos é conhecido pelo termo inglês “blackhat”.

Alguns exemplos de blackhat maliciosos:

  • redirecionamento para conteúdos indevidos;
  • plágio de textos bem posicionados;
  • uso de softwares de inteligência artificial para apenas reformular conteúdos já existentes para parecer que são “textos novos”;
  • link Farm, que é uso de redes de sites falsos para criar linkagem artificial.

Vale ressaltar, contudo, que o uso incorreto do SEO também pode levar você a fazer acidentalmente blackhat.

Isso acontece quando:

  • palavras-chave são repetidas dezenas de vezes sem critério algum;
  • frases de outros conteúdos são parafraseadas, levando ao plágio acidental;
  • linkagem aleatória e sem critério algum.

Quer saber mais sobre os perigos do blackhat? Então confira o vídeo a seguir!

Dicas de como melhorar o conteúdo do site

Está com dificuldades para colocar em prática os pilares do SEO no seu site? 

Confira algumas dicas para melhorar o conteúdo sem estresse:

  • Primeiro, faça pesquisas e estudos das melhores keywords com base nos seus objetivos e no funil de vendas
  • Elabore um cronograma para organizar sua produção de textos
  • Crie o briefing das pautas, orientando principalmente as palavras-chave a serem utilizadas
  • Na hora de escrever, coloque em prática todas as nossas dicas de SEO on page para conteúdo
  • Identifique conteúdos antigos que podem ser revisados e otimizados 
  • Conforme sua base de texto vai crescendo, vá aumentando o número de links internos
  • Se você usa o WordPress, instale a ferramenta Yoast para conferir se os textos estão adequados ao SEO

Por fim, estude e analise os indicadores e métricas dos acessos no seu site, para saber se é preciso mudar alguma estratégia de produção de conteúdo.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre a diferença entre métricas e indicadores!

Colocar em prática os passos simples de otimização on e off page é fundamental para obter bons resultados e alcançar suas metas. 

Caso precise, não hesite em consultar nossas dicas sobre o que é SEO on page e o que é SEO off page, ok?

Agora que você aprendeu como otimizar os pilares do SEO,  já pode começar a planejar sua estratégia! 

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