SEO para Pinterest: 8 técnicas para aumentar a sua visibilidade

SEO para Pinterest

O Pinterest se consolidou como uma rede social de inspiração para diversos assuntos. Quer decorar sua casa? Busque no Pinterest! Sem ideia para um press kit? Adivinha! Há várias opções no Pinterest. E se você tem uma empresa, essa plataforma pode ser um ótimo local para criar conteúdos e gerar resultados de forma orgânica.

Porém, sem uma boa estratégia de SEO para Pinterest, aqueles pins são  apenas decorativos. Você deve estar se perguntando: como aplicar as técnicas de SEO para o Pinterest? 

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Primeiro é preciso entender que o Pinterest é uma forte ferramenta de busca visual, a primeira do mundo, e você pode interagir com os usuários no momento em que eles procuram referências para seus projetos pessoais. Além disso, a rede se aperfeiçoa com regularidade para que empresas e usuários tenham uma boa experiência.

Sendo assim, para aplicar o SEO para Pinterest, é necessário pensar nele como um mecanismo de pesquisa e, a partir daí, otimizar o que você posta no seu perfil profissional.

Ficou interessado em saber mais? Neste artigo vamos te apresentar 8 caminhos para utilizar a plataforma a seu favor e começar agora mesmo a investir no marketing digital para o Pinterest.

Afinal, o que é o Pinterest?

O Pinterest é a plataforma ideal para quem quer ideias visuais. Nela, você pode construir murais de acordo com os seus interesses, desde decoração até roupas, design, enquadramento de fotos, apresentações de trabalho… As opções são diversas!

Essa estratégia cria inúmeras oportunidades para quem quer divulgar e vender um produto digital. E tudo isso graças a um acervo de imagens muito bem trabalhado, afinal, o algoritmo do Pinterest atua principalmente como um mecanismo de busca. Ou seja, os conteúdos aparecem de acordo com a pesquisa do usuário.

Aliás, você sabia que os seus posts aparecem para todos que buscarem pelo mesmo assunto, independente de serem seus seguidores ou não? Legal, né? Desta forma, empresas utilizam seus perfis na rede para divulgar seus produtos e serviços apostando em imagens, vídeos, e-books e infográficos. 

Criado em 2010, nos Estados Unidos, O Pinterest superou, em 2020, os 400 milhões de usuários ativos mensais, impulsionados pelos Millennials e pela Geração Z.

Quer saber mais sobre como essa plataforma funciona? Nada melhor que o próprio Pinterest para te mostrar! Confira, a seguir, em mais detalhes, o que é Pinterest!

Como utilizar o marketing digital no Pinterest?

O primeiro passo para utilizar o marketing digital no Pinterest é planejar o conteúdo. Mas, para isso, é preciso conhecer bem a sua persona. Quais serão os seus objetivos? Quais temas serão abordados? Com quem você pretende falar? Essas são algumas perguntas interessantes para responder antes de colocar o marketing digital no Pinterest em prática. 

E se você ainda não se convenceu a apostar nesta plataforma, talvez esses números possam te fazer mudar de ideia. 

Dados do Pinterest apontam que 97% das pesquisas feitas não estão relacionadas a marcas específicas. O que reforça que por lá, os usuários buscam novas ideias e o seu conteúdo será uma inspiração. Ao mesmo tempo, cerca de 80% das pessoas que acessam semanalmente descobriram novas marcas ou produtos na rede social.

Por isso é importante identificar os interesses e os comportamentos do seu público, somente assim você consegue pensar na linguagem ideal para o seu conteúdo e no que deve ser prioridade. 

Esses são os pilares do marketing digital! Ah, e não se esqueça de que  o Pinterest é uma ferramenta criativa e cheia de estímulos, por isso, não hesite em trazer essas características para os seus assuntos. 

Como aplicar o SEO no Pinterest?

O Google ainda é hegemônico quando o assunto é pesquisa, mas desenvolver conteúdos otimizados para as redes sociais ajuda a dar mais visibilidade para a sua marca, afinal, muitas delas possuem seus próprios motores de busca. 

Além disso, as redes sociais podem ampliar a distribuição do seu conteúdo, aumentar a reputação e o reconhecimento da sua marca. E tudo isso impacta no SEO!

Com o Pinterest há um diferencial: esta rede foi desenvolvida para ser um mecanismo de pesquisa e descoberta, onde o conteúdo tem vida útil mais longa se comparado ao Instagram, Facebook e Twitter!  

Além de possibilitar o ranqueamento do que foi postado, o Pinterest também ajuda a impulsionar conteúdos publicados em outras plataformas. Ao fazer um post num blog e compartilhá-lo, por exemplo, um link é criado dentro da rede social, direcionando a fonte de origem. Para te ajudar a entender como aplicar o SEO no Pinterest, listamos aqui algumas outras vantagens do SEO para o Pinterest:

  • Algoritmo dá visibilidade para qualquer segmento.
  • Bom engajamento
  • Maior chance de compra
  • Gera resultados com tráfego orgânico

Ficou interessado em saber algumas técnicas de SEO para Pinterest e alcançar mais visibilidade na plataforma? Abaixo listamos 8 caminhos. 

8 técnicas de SEO para Pinterest

Confira o que você precisa saber para incluir o Pinterest na sua estratégia de SEO.

Tenha um perfil business

O primeiro passo para investir no SEO para Pinterest é criar uma conta business. Desta forma você consegue ter acesso a ferramentas exclusivas e essenciais, como agendamento e organização das postagens direto no site e o Pinterest Analytics, que permite uma mensuração de dados valiosos para seu negócio. 

Otimize o seu perfil

O Pinterest é uma rede de descoberta visual, mas o texto é muito importante dentro dela. Tanto na descrição do seu conteúdo postado como na sua biografia. 

Por isso, é essencial se certificar de que as palavras-chave que definem a sua marca estejam no texto do seu perfil de alguma forma. Escreva uma apresentação atrativa, que explique quem você é e o que oferece. 

Na hora de criar seus pins, capriche na descrição, inclua detalhes que possam ajudar o Pinterest a localizar melhor a sua marca e exibir suas imagens para pesquisas relevantes. Considere também incluir um call to action para incentivar a atividade e o envolvimento do usuário. 

Organize as pastas

Pense bem: uma rede social na qual as pessoas buscam por inspirações, nada melhor que a praticidade de encontrar o que desejam em pastas organizadas. Categorizar o conteúdo do seu perfil com títulos claros, também irá ajudar na sua estratégia de SEO. 

Além do título, as pastas devem receber uma descrição breve. Certifique-se de explicar de forma certeira o que o visitante irá encontrar ali, junto ao uso de palavras-chave relacionadas. A capa é opcional, mas, sem dúvida, deixa a sua timeline mais interessante. 

Utilize os pins

Um pin é o conteúdo que você pretende colocar no seu perfil. O objetivo do pin é ser salvo pelos usuários, por isso, eles funcionam como bookmarks visuais e interativos. Quando clicados, levam o usuário ao site de origem do conteúdo em questão.

Por isso, para ajudar na otimização, não deixe de descrever bem os seus pins, isso vai ajudar bastante na sua estratégia de SEO para Pinterest

Há diversos tipos de pins, mas para as contas de negócios há a opção do formato Idea Pin, que serve para adicionar várias imagens num só Pin, algo que se assemelha ao story do Instagram. Essa funcionalidade permite publicar tutoriais, receitas… É uma possibilidade de contar uma história um pouco maior num mesmo local. 

Outra opção é o Rich Pins. Eles sincronizam informações automaticamente do seu site. Ele é muito útil se você pretende fazer anúncios de produtos, por exemplo. Se o preço for alterado no seu site, ele também será atualizado no Pinterest. Bacana, né?

Mantenha-se ativo

Não há para onde fugir, para ter sucesso nas redes sociais é preciso ter constância de post. E no Pinterest não é diferente. Tenha posts atrativos, faça um planejamento semanal. Aproveite a funcionalidade de programar postagens presente no Pinterest Business que falamos acima. 

Lembre-se de que o conteúdo no Pinterest é mais longo que em outras redes sociais, então, é importante ser assertivo no conteúdo postado, sempre aplicando as estratégias de SEO, assim seus pins continuarão conquistando novos usuários por muitos meses.

Aposte em imagens e vídeos interessantes

Numa plataforma visual é indispensável que os seus conteúdos gerem impacto no usuário, respeitando a qualidade das fotos ou vídeos, sendo diretos na mensagem que desejam passar.

É interessante inserir palavras-chave nas imagens também. Por exemplo: uma foto de Nova York ganha um novo sentido em meio à concorrência se tiver acompanhada do texto: Roteiro imperdível em Nova York. 

Inclusive, você não precisa criar sempre um conteúdo exclusivo para o Pinterest. É possível subir imagens direto das suas redes sociais ou capa de blog.  Ou ainda criar algo direto na plataforma,  graças à integração de sites de design, como o Canva.

Entenda a pesquisa

Pesquise as palavras-chave que deseja usar e entenda para que resultados elas estão direcionando. Pode ser que a palavra-chave desejada esteja indo para um caminho diferente do que você pretende. 

Nesse caso, a dica é ser curioso, entender como funciona a pesquisa do Pinterest para ser preciso na escolha das palavras-chave dos seus pins.  

Vale lembrar que os resultados de pesquisas no desktop e no mobile são diferentes.

Utilize ferramentas de análise e criação do próprio Pinterest

O Pinterest dispõe de ferramentas de análise para que você possa produzir e conhecer as métricas das postagens, tudo no mesmo lugar.  Portanto, não deixe de usá-las. 

Aqui estão algumas delas que podem te ajudar nos a trabalhar melhor nos seus conteúdos de SEO para Pinterest: 

  • Analytics;
  • Pinterest Ads;
  • integração com ferramentas de criação.

Agora que você chegou ao final deste artigo, está se sentindo pronto para colocar em prática todas as técnicas de SEO para Pinterest que comentamos aqui? 

Investir no Pinterest é uma ótima forma de gerar mais resultados positivos para a sua marca. Se quiser uma estratégia completa de marketing digital para o Pinterest, considere ter a Papoca ao seu lado. Somos uma agência especializada em consultoria de marketing digital e podemos te ajudar a garantir mais tráfego e vendas para o seu negócio. 

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