O que é indexação do Google? Entenda como funciona + dicas imperdíveis

O que é indexação

Não tem como fugir: se você pretende obter melhores resultados de SEO, é preciso saber o que é indexação e como usá-la ao seu favor. 

Afinal, a indexação determina justamente o bom posicionamento dos seus conteúdos nos motores de busca.

Não sabe nem por onde começar?

Então, confira agora o manual completo do assunto: as etapas de indexação, como funciona no SEO e dicas imperdíveis. 😎

Boa leitura!

O que é indexação?

A indexação é o procedimento de análise feito pelos motores de busca para a exibição de novos conteúdos web. Afinal, é através da indexação que o Google e outras plataformas verificam e classificam todas as novas páginas postadas antes de exibi-las nos seus resultados. 

CTA

Essa é uma forma de evitar a publicação de textos fraudulentos, vazios e com conteúdo que não é compatível com a intenção de busca. 

Assim, quanto mais refinada for a indexação de uma plataforma, melhor e mais satisfatória será a experiência do usuário.

Quais são as etapas de indexação?

Você já sabe o que é indexação, mas sabe que ela possui fases complementares? Todo novo conteúdo on-line passa por 3 grandes etapas: rastreamento, indexação e ranqueamento

Cada momento possui sua função específica, envolvendo ferramentas variadas. Continue lendo para saber um pouco mais das etapas!

Rastreamento

Pode parecer estranho, mas os motores de busca precisam constantemente vasculhar a internet para descobrir conteúdos recentemente postados. 

Esse “mapeamento” é feito por softwares “robôs”, conhecidos também como “crawlers” ou “spiders”

Usando estratégias baseadas no comportamento humano, os robôs descobrem as novas URLs e atualizações, enviando os dados para uma análise mais detalhada.

Uma das técnicas de SEO para melhorar os rastreamento é justamente deixar as URLs mais objetivas e fáceis de serem encontradas. 

Indexação

A etapa de indexação propriamente dita envolve a organização de todas as informações coletadas. Basicamente, é hora das plataformas de busca entenderem “do que se tratam” os textos e agrupá-los por categorias.

Os seguintes critérios são avaliados:

  • palavra-chave
  • estrutura do texto
  • vídeos e imagens
  • tags

Muitas das estratégias de SEO são voltadas para a otimização da etapa de indexação. Afinal, usar corretamente os critérios relevantes permite que os motores de busca “agrupem” o conteúdo de maneira mais rápida e precisa.

Ranqueamento

Por último, os motores de busca colocam em ordem de relevância todo aquele conteúdo armazenado na mesma “caixinha” temática.

Nessa etapa, atuam os famosos “algoritmos”, como o PageRank do Google. Toda vez que alguém realiza uma busca, os algoritmos da plataforma consultam os textos indexados com as palavras-chave semelhantes e disponibilizam os conteúdos mais relevantes nas primeiras posições. 

Dezenas de fatores que influenciam no ranqueamento, sendo que os motores de busca frequentemente realizam atualizações das melhores ferramentas. 

Veja alguns dos critérios mais utilizados:

  • autoridade do domínio, considerando as estruturas de linkagem ;
  • quantidade adequada de palavras-chave;
  • velocidade de carregamento;
  • responsividade da página;
  • otimização de metadados.

Confira o vídeo a seguir para saber mais sobre as etapas de indexação!

Como funciona no SEO + como melhorar a indexação com 5 dicas

A maioria das técnicas de Searching Engine Optimization (SEO) impacta diretamente os mecanismos de indexação. 

Confira agora 5 formas de usar o SEO para que seu conteúdo seja melhor rastreado, indexado e ranqueado!

1. Use corretamente as palavras-chave

Em diversos casos, um bom trabalho de palavras-chave já resolve os problemas com os motores de busca. 

Use sempre uma palavras-chave que esteja de acordo com as intenções do seu público-alvo. Para isso, use ferramentas como Google Keyword Planner e SEMrush

Distribua as palavras-chave pelo texto de maneira orgânica e natural, com uma frequência adequada. Geralmente, usa-se de 8 vezes a palavra-chave primária para cada 1000 palavras escritas. 

2. Crie textos de qualidade

Acredite se quiser: os motores de busca possuem ferramentas que sabem quando um texto não tem pé nem cabeça. Por meio de análises semânticas, as plataformas identificam falta de coesão das ideias. 

Essas análises combatem os conteúdos “blackhats”, que nada mais são do que páginas enganosas cujo conteúdo não tem nada a ver com o proposto.

Portanto, capriche na qualidade do texto, usando conectores para dar mais coerência e coesão, combinado? 

3. Nunca faça conteúdo duplicado

Postar conteúdo duplicado é um dos erros mais graves para a indexação. Isso porque os motores de busca entendem que você está “copiando” o texto de algum lugar e, portanto, merece ser punido com um ranqueamento péssimo. 

E isso vale para seus próprios conteúdos, ok? Evite repostar seus conteúdos, preferindo otimizações.

Além disso, evite copiar textos dos chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT. As chances de você realizar plágio de outro site são grandes, já que as respostas dos chats muitas vezes transcrevem literalmente trechos de conteúdos que já existem.

4. Otimize as meta tags

Sabe o título da página e a pequena descrição que aparecem em cada resultado do Google? Esses componentes são conhecidos como meta título e meta descrição, respectivamente. 

Quando otimizamos essas tags bem otimizadas, garantimos várias vantagens:

  • melhor indexação
  • despertam mais curiosidade 
  • captam a atenção do público certo 

Para isso, sempre otimize as tags com as palavras-chave e o número correto de caracteres

5. Configure o Robts.txt e o Google API

Essa dica é de ouro: os motores de busca permitem que você os “avise” quando um novo conteúdo for postado, acelerando o procedimento de rastreamento e indexação. 

Existem algumas ferramentas específicas para isso:

  • configurar arquivos robot.tx que irão informar aos crawlers que seu conteúdo é novo, sendo que você pode até mesmo pedir para ocultar algumas partes do conteúdo nos mecanismos e busca
  • configurar o Google API, que permite que o Google seja diretamente avisado em quais “grupos” você prefere que seu conteúdo seja indexado

Algumas dessas estratégias podem envolver conhecimentos específicos das ferramentas e de estratégias de programação. 

Agora que você já sabe o que é indexação, mas ainda sente alguma dificuldade em colocar em prática as técnicas de SEO, saiba que existem agências especializadas que podem deixar sua vida muito mais tranquila. 

Por exemplo, a Agência Papoca é sua grande aliada para traçar e implementar estratégias de SEO e você obtém os resultados que sua empresa precisa! 

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