Provavelmente você já leu sobre a importância do conteúdo de qualidade em algum artigo sobre marketing, não é mesmo? Porém, conforme pesquisa sobre as práticas em alta de SEO do Search Engine Journal, esse não é (nem de longe) o único tópico com o qual os donos de sites devem se preocupar.
Otimização de imagens, backlinks, CTA, title tags e meta descrição são apenas algumas das práticas tão importantes quanto o conteúdo em si.
Na verdade, não há prática mais ou menos relevante. Todas são fundamentais tratando-se de planejamento estratégico. E, em conjunto, têm força o suficiente para fazer um texto ranquear bem.
Neste artigo, por exemplo, falaremos sobre uma dessas estratégias: a URL amigável. O que é, qual a sua importância e como criar um endereço que te ajudará a melhorar suas técnicas de SEO.
Com todas as dicas — especialmente a última —, a primeira página do Google poderá deixar de ser apenas um sonho.
O que significa URL?
A sigla URL significa Uniform Resource Locator, em português, localizador uniforme de recursos.
Na prática, é o endereço do site ou página on-line, ou, o “nome” dado a ambos e que os diferencia de todos os outros. Sabe a barra na qual você digita os endereços?
Então, a URL fica exatamente ali.
URL amigável: O que é?
Quanto ao termo “amigável”, trata-se de mudar o nome da página gerado automaticamente e torná-lo mais compreensível aos leitores e aos mecanismos de busca.
Exemplo:
✅ Amigável: agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo
❌ Não amigável: agenciapapoca.com.br/index.php?page-115
Os robôs dos buscadores, como o Google, analisam todos os aspectos textuais dos endereços. Para indexá-los, eles escolhem os que mais se parecem
com a pesquisa realizada pelo usuário.
Nesse caso, a pessoa não busca por “index php page 115”, certo? E, sim, por “melhores técnicas SEO”. Então, URLs semelhantes são as que aparecem nas primeiras páginas.
Por que é importante aplicar essa técnica?
Pelo simples fato de aumentar as chances de ranqueamento do site. Quando entendemos como funciona o Google, sabemos que as técnicas de SEO são fundamentais. Entre elas, está o bom uso de palavras-chave.
Quanto mais os desenvolvedores do site sabem como aplicá-las, maiores são as chances de ele aparecer nas primeiras páginas dos buscadores.
Em relação à URL amigável, por ter a palavra-chave do texto, ela se torna mais relevante. Sendo assim, os robôs entendem que aquele conteúdo é otimizado. Portanto, dão preferência pela sua indexação.
Resumindo:
Gere uma URL otimizada ➡ a faça ser notada pelo Google ➡ ela aparece na primeira página ➡ em consequência, o site ganha visibilidade e leitores.
Como deve ser uma URL?
Descritiva, curta e relacionada ao conteúdo da página. Esses são os três princípios de uma boa URL.
Descritiva
Observe o seguinte endereço: “agenciapapoca.com.br/aplique-agora-mesmo”
Aplicar o quê? Onde? Para quê? Definitivamente, ele não é amigo do usuário. Afinal, apenas a partir dessa informação, tanto os mecanismos de pesquisa quanto a pessoa que busca, não sabem do que o conteúdo se trata.
Logo, a descrição é o primeiro preceito de uma URL amigável.
Observe que, agora, em “agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo” ela descreve, direciona ao assunto do conteúdo.
Curta
Ser descritiva não significa que precisa se parecer com o título, ok? Se atenha principalmente à palavra-chave do texto e ao principal objetivo dele.
Ainda usando “melhores técnicas SEO” como exemplo, confira:
✅melhores-tecnicas-seo
❌melhores-tecnicas-para-aumentar-suas-chances-de-aparecer-na-primeira-pagina-com-seo
A primeira opção é muito mais agradável — amigável — e direta. Contudo, ainda assim você sabe exatamente qual é o assunto do texto.
Relacionada ao conteúdo
Pode parecer óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito. Isso porque o SEO da URL amigável não brinca em serviço. Não adianta seguir as duas orientações acima e não se ater ao conteúdo principal.
Portanto, não coloque a temática secundária ou o nicho do assunto na URL. O tema principal precisa ser a estrela. Certo? Veja mais alguns exemplos:
✅/melhores-tecnicas-seo
❌/melhores-tecnicas-marketing-digital
O assunto tem relação com o Marketing Digital? Sim! Porém, traz todas as técnicas desse nicho? Não! Apenas as de SEO. Portanto, a segunda URL foge da proposta do texto e não é uma boa opção.
Como gerar URL amigável?
Após saber o que é URL amigável e como ela deve ser, ficou mais claro saber como gerá-la. No entanto, pontuamos mais algumas questões importantes. Veja:
Utilize palavras-chave
Assim como já mencionamos, as palavras-chave têm um papel fundamental no ranqueamento da página e no SEO da URL amigável. Então, elas são indispensáveis.
Nesse caso, o uso ideal é: palavra-chave + direcionamento do conteúdo (ou vice-versa).
Exemplificando, em “agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo” temos:
➡ melhores = direcionamento
➡ técnicas SEO = palavra-chave.
Use hífen
O hífen separa as palavras e faz com que não haja confusão na leitura e interpretação da URL.
No endereço “/lojaalinemattosolinda”, por exemplo, o hífen não te deixa confundir Loja Aline Mattos Olinda com Loja Aline Mattoso Linda.
Há outras formas de separação, como o underline “_”, mas esse não é o método mais adequado do ponto de vista do SEO.
Dispense símbolos, letras maiúsculas e acentos
Para uma URL limpa e amigável, não utilize símbolos (@, #, $, %, &, *, etc.). Além disso, letras maiúsculas e acentos são igualmente desnecessários e prejudiciais ao ranqueamento da página.
Crie domínios amigáveis
Boas práticas de domínio, subdomínio, HTTPS também são parte das estratégias de criação de endereços. Porém, trata-se de aplicações e conhecimentos muito mais técnicos.
Nesse caso, implemente práticas de geração de URLs amigáveis e aplique as técnicas de SEO para melhorar o desempenho de seu site nos mecanismos de busca, sim!
No entanto, para a otimização completa, o mais indicado é optar pela auditoria técnica SEO. Com ela, você terá:
- análise dos principais gargalos de SEO;
- amostra de todos os pontos de melhoria para ter uma maior probabilidade de posicionar qualquer conteúdo ou página nas primeiras posições do Google.
A Agência Papoca é uma especialista nesse assunto. Conte conosco para não correr a maratona do topo do Google com sapatos de chumbo!