Saiba o que são  breadcrumbs e como aplicar

o que é breadcrumbs

Se você viu Alice no País das Maravilhas, talvez lembre da frase: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Na vida real, ela se encaixa perfeitamente em diversas situações. 

Por outro lado, no ambiente on-line, a prioridade é a experiência do cliente, já que ele quer saber em que lugar está e para onde vai! É por isso que, se a intenção é melhorar essa experiência, você precisa saber o que são breadcrumbs! 

Quando falamos em navegação otimizada, os breadcrumbs são peças-chave na hora de facilitar a vida dos usuários que chegam às páginas do seu site. Pois, ao mesmo tempo que guiam os visitantes, eles tornam o seu conteúdo mais atraente, o que é fundamental para ranquear no Google

CTA

Então, para que você  colha bons frutos desta estratégia, fique por aqui. Vamos te explicar o que são  breadcrumbs, para que serve, como fazer e, ainda, as melhores táticas para aplicá-los no seu site. 

Pegue uma xícara de café e boa leitura! 

O que são breadcrumbs? 

A tradução literal de “breadcrumbs” é “migalhas de pão”, uma alusão à história de João e Maria, onde as crianças deixam um rastro de pão para traçar o caminho de volta para casa. 

No marketing digital, trata-se do sistema de navegação por categorias presentes em um site. Da mesma forma que a história, a navegação estrutural é usada para indicar a jornada do usuário em conjunto com a sua localização atual. Ou seja, ela existe para que ninguém se perca! 

Na maioria das vezes, esse menu ou trilha de navegação aparece em uma linha horizontal no topo da página que o usuário se encontra, como neste exemplo: 

  • Veja como, de fato, é um guia! Para outros produtos, utiliza-se a mesma lógica, por exemplo: Início / Vestuário masculino / Roupas masculinas / Calças jeans. Poderíamos até mesmo escolher o tamanho da peça, ou então a cor, que a trilha ia crescer ainda mais. 

Agora que você já sabe o que são breadcrumbs, vamos explorar para que serve e, em seguida, como fazer um breadcrumb! Confira abaixo! 

Para que servem os breadcrumbs? 

Breadcrumb, ou trilha de navegação, é uma funcionalidade que aprimora a experiência do usuário em sites. Ela mostra a localização da página atual dentro da estrutura do site, permitindo que os visitantes naveguem de forma intuitiva, compreendam a hierarquia do conteúdo e acessem páginas anteriores com facilidade.

Então, para explorarmos ainda mais para que serve breadcrumb, listamos os diferentes tipos para você conhecer:

Breadcrumbs baseados em hierarquia 

Os breadcrumbs baseados em hierarquia são um recurso de navegação valioso, pois exibem uma trilha visual que indica a localização atual do usuário em relação à estrutura do site. 

Por exemplo, se alguém está explorando um e-commerce e navega pelas categorias de produtos, os breadcrumbs mostrarão o caminho percorrido, desde a página inicial até a página atual. 

Essa hierarquia é representada por links clicáveis, que permitem que os usuários voltem rapidamente às categorias ou páginas anteriores, simplificando a navegação. 

Breadcrumbs baseados em atributos 

Já os breadcrumbs baseados em atributos são uma forma avançada de navegação em sites, que se concentram em categorizar produtos ou informações de acordo com características específicas. 

Portanto, em vez de seguir uma hierarquia de páginas, eles categorizam os itens por atributos, como cor, tamanho, marca ou outros detalhes relevantes. 

Em um e-commerce, a navegação estrutural cai como uma luva para os usuários que desejam explorar produtos que compartilham características comuns.

  • Nesta trilha, a pesquisa registrada ficou: Batom / Marca / Acabamento / Cor / Propriedade. Ou seja, bem específico! 

Breadcrumbs baseados em histórico

Por fim, os breadcrumbs baseados em histórico, que oferecem uma forma eficaz de navegação em sites ao fornecer aos usuários uma trilha visual das páginas que já visitaram.

De modo geral, eles têm a mesma função do botão “voltar” do seu navegador, nada mais que isso. Por este motivo, não é muito utilizado. Às vezes, nem o “voltar” aparece, somente a home clicável. 

Como fazer um breadcrumb? 

O primeiro passo é implementar a marcação de esquema. Nesse processo, é essencial incluir um código independente no seu site, com o propósito de disponibilizar informações estruturadas aos mecanismos de busca. Para isso, é fundamental planejar! Não apenas para aprimorar a experiência do usuário, mas também para gerar resultados significativos.

Em seguida, você terá que: 

  • escolher a localização onde o breadcrumb será exibido no seu site;
  • desenvolver a estrutura de navegação, que geralmente é uma lista de links que representam a hierarquia das páginas;
  • implementar o código HTML e CSS necessários para criar e estilizar o breadcrumb. Isso pode ser feito manualmente ou usando um plugin, dependendo da plataforma do seu site;
  • adicionar os links às páginas relevantes, garantindo que cada página esteja conectada à sua posição na hierarquia;
  • por fim, teste! Verifique se o breadcrumb funciona corretamente, direcionando os usuários para as páginas corretas e exibindo a estrutura de maneira adequada.

Na central do Google você encontra o passo a passo de como fazer um breadcrumb da maneira correta e com exemplos! 

Quais são as melhores práticas em breadcrumbs? 

E, se está decidido que vai mesmo implementar este recurso no seu site, não deixe de levar em consideração as melhores práticas em breadcrumbs:

  • Certifique-se de usá-los somente se eles forem relevantes para o seu site;
  • Considere a utilização para aprimorar a navegação principal;
  • Inclua divisões claras entre os níveis individuais dos breadcrumbs;
  • Evite incluir links para a página atual nas trilhas de navegação;
  • Mantenha o design o mais simples e limpo possível.

Essas dicas são valiosíssimas, portanto, não deixe de analisá-las, ok? 

E qual a relação do SEO com breadcrumbs? 

Até aqui você já viu o que são  breadcrumbs, os diferentes tipos que existem, como usar e as melhores práticas em breadcrumbs. Agora, vamos a um dos pontos mais importantes: qual a relação do SEO com breadcrumbs? 

Bom, quando você aplica uma estratégia inteligente de navegação, eles auxiliam os visitantes a compreender a estrutura do site e a localizar informações relevantes com facilidade. 

Além disso, essa implementação beneficia também a indexação e, com isso, ajuda a posicionar melhor o seu site no Google! Os rich snippets (resultados avançados de pesquisa aprimorada) apresentam informações suplementares por meio de links clicáveis, sendo assim, enriquecem os resultados de pesquisa, aumentando a taxa de cliques! 

Quando aplicamos o SEO junto aos breadcrumbs, conseguimos: 

  • aprimorar a usabilidade; 
  • aumentar da profundidade da página; 
  • reduzir a taxa de rejeição;
  • melhorar a experiência móvel;
  • construir a autoridade do site!

Ou seja, esses recursos trabalham juntos para criar uma experiência relevante para o usuário, além de fazer com que seu site se destaque dos demais, fundamental para o sucesso on-line.

Por isso, fica o convite: se quer entender como nós, da Agência Papoca, utilizamos as técnicas de SEO para melhorar a performance dos breadcrumbs, fale conosco

Nossa equipe de especialistas está pronta para responder a todas as suas perguntas e criar um plano estratégico personalizado, alinhado às suas necessidades! 

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados