Como fazer marketing digital para gerar mais oportunidades?

como fazer marketing digital

Era uma vez um empreendedor chamado João, que estava em busca de como fazer marketing digital para alavancar os lucros de seu negócio. 

Redes sociais, blogs, anúncios pagos, parceria com influenciadores… João ficou perdido diante de tantas ferramentas!

Identificou-se com João? Pois é, em meio a um universo de possibilidades sobre esse assunto, é mais do que natural ficar confuso! 

Por isso, para te ajudar, elaboramos o manual completo de como fazer marketing digital do zero e obter os resultados esperados para sua empresa.

Afinal, o assunto não é mais uma tendência. Só para você ter uma ideia, hoje, o estudo da Kantar indica que só em 2022 foram investidos mais de R$ 32 bilhões em ações de campanhas digitais.  

Ficou curioso? Então, continue lendo e confira dicas imperdíveis das melhores estratégias.

Boa leitura! 

Como começar a fazer marketing digital?

A nossa primeira dica é: dê um passo de cada vez! 

Estude, planeje e teste várias ferramentas. Assim, suas abordagens trarão muito mais resultados positivos. 😉

“A estratégia é uma economia de forças.”

Karl von Clausewitz

O segredo do marketing digital é usar boas estratégias para poupar tempo – e dinheiro. 

Veja a seguir como fazer marketing digital em 4 passos de maneira segura e eficaz.

Pegue seu bloco de anotações e venha com a gente!

1.Defina seus objetivos 

Para saber o ponto de partida, você precisa definir aonde quer chegar, certo?

Por isso, comece listando exatamente quais são suas metas:

  • Obter mais leads qualificados?
  • Melhorar a taxa de conversão?
  • Aumentar o faturamento do mês?
  • Aumentar o alcance nas redes sociais?
  • Fortalecer o posicionamento da marca?

Esses são apenas alguns exemplos de objetivos para você considerar. Avalie com calma a situação da sua empresa e estabeleça sua meta para o marketing digital.

2.Conheça seu público-alvo

O próximo passo é entender quais são as melhores formas de atingir o público-alvo da sua campanha. 

Para isso, estude bem os hábitos digitais dos seus clientes, como redes sociais usadas, assuntos de blogs preferidos, horários de uso da internet e outras características relevantes. 

Por exemplo, estudos divulgados pelo Google informam que os anúncios direcionados à Geração Z devem ser feitos com linguagem mais dinâmica, com memes e com distribuição em camadas.

Dica: criar uma persona irá auxiliar você a adequar melhor as campanhas de marketing. A persona nada mais é do que um exemplo semi-fictício criado a partir do público-alvo. 

Se o seu público-alvo for “mulheres com mais de 30 anos, residentes no sudeste do país”, a sua persona poderia ser “Ana, 32 anos, jornalista que mora em São Paulo”. 

3.Escolha a estratégia de marketing digital

Agora que você já mapeou o território, é hora de pensar na melhor forma para chegar ao objetivo final. 

O marketing digital apresenta inúmeras abordagens, que estão em constante atualização com os lançamentos tecnológicos. 

Uma delas é a de Inbound Marketing, que envolve atrair e manter os clientes de maneira natural e não intrusiva.

Separamos, a seguir, as melhores estratégias de Inbound Marketing mais utilizadas. Confira!

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo envolve a construção da autoridade da marca por meio da produção de blogposts, e-books ou mesmo posts em redes sociais. 

O objetivo é divulgar informações que tirem todas as dúvidas dos leitores – até mesmo aquelas que eles não sabiam que tinham.

E o melhor: é possível criar textos associados a diferentes etapas do funil de vendas, para melhor alcançar seus objetivos de conversão.

SEO

A Searching Engine Optimization (SEO) é uma abordagem que foca em otimizar o conteúdo para que ele alcance uma boa colocação no ranking de buscas no Google. 

E vamos ser sinceros: dificilmente nos preocupamos em clicar em abrir conteúdos que estão na segunda, terceira ou quarta página do Google. 

Para deixar o texto bem posicionado nos mecanismos de busca, o SEO envolve desde o uso equilibrado de palavras-chave até a formatação do texto para garantir uma leitura mais agradável.

E-mail marketing

O e-mail marketing nada mais é do que as mensagens enviadas para a base de contatos da sua empresa. 

O objetivo é nutrir esses contatos com informações úteis, intercalando com divulgações de lançamentos ou promoções de produtos. 

Engana-se quem pensa que o e-mail morreu! 😎

Marketing de Rede Social

Não tem jeito, atuar nas redes sociais é quase uma regra obrigatória para os empreendimentos. 

No entanto, é preciso planejamento e organização para que as redes de fato gerem resultados.

Marketing de Influência

Fazer parcerias com influenciadores digitais também é uma ferramenta útil de marketing digital. 

A colaboração envolve a produção de conteúdo que possa engajar os seguidores do influenciador e aumentar o número de clientes da marca.

Essa é uma boa técnica de como vender no marketing digital de maneira natural e não invasiva.

Mídia paga

Esta não é exatamente uma ferramenta de Inbound Marketing, mas pode ser muito bem aproveitada em conjunto com as demais estratégias. 

As mídias pagas são os anúncios pagos, os posts patrocinados e todas as formas de divulgação que envolvem o impulsionamento monetizado. 

Para ficar por dentro de algumas dicas de mídia paga, assista ao vídeo: 

4. Analise os resultados

Ufa! São muitas as formas de usar o marketing digital, não é?

E para cada uma das estratégias escolhidas, é preciso avaliar os resultados. Assim, você terá uma melhor noção sobre a eficácia dos métodos.

Com a análise dos dados, você terá base para aumentar ou redirecionar os investimentos, garantindo a melhoria contínua das divulgações. 

Alguns exemplos de métricas a serem monitoradas:

  • Taxa de conversão, que leva em conta a proporção de ações desejadas em relação ao número total de audiência
  • Custo de aquisição por cliente (CAC), que relaciona os investimentos em campanhas de marketing e o número de novos clientes
  • Taxa de rejeição, que informa o percentual de visitantes do site que simplesmente saíram da página sem nenhuma ação

Como fazer marketing digital no Instagram?

Para fazer marketing digital no Instagram, você deve: 

  • Criar um feed harmônico, com padrões de cores, fontes e estilo de fotos
  • Caprichar na descrição do perfil, incluindo um link da bio bem organizado
  • Produzir posts com conteúdos ricos e relevantes para construir a autoridade da sua marca
  • Interagir muito com seus seguidores, principalmente nos comentários e stories
  • Fazer lives de eventos para divulgar novas coleções ou descontos especiais
  • Explorar os inúmeros recursos, como Reels e IGTV
  • Priorizar sempre uma boa gestão de relacionamento com os clientes, mantendo a comunicação empática e aberta

E por último: preste atenção às tendências do momento, para poder fazer conteúdos atualizados.

Viu como fazer marketing digital no Instagram não precisa ser uma dor de cabeça? Confira agora outras dicas imperdíveis.

Dicas de como fazer um bom marketing digital 

O bom marketing digital é aquele que alcança o objetivo definido no começo, certo?

Veja algumas sugestões para obter bons resultados:

  • Faça testes usando várias abordagens e observe quais são os mais úteis
  • Como o mercado digital está constantemente se renovando, mantenha-se sempre atualizado das novas ferramentas tecnológicas
  • Nunca pare de estudar, assim você conseguirá tomar decisões cada vez mais objetivas e eficazes
  • Seja muito criativo e busque sempre sair do óbvio

Bônus: saiba como fazer campanhas de marketing digital!

Veja a seguir o passo a passo resumido de como montar uma campanha de marketing digital:

  1. Defina o objetivo
  2. Defina o orçamento disponível
  3. Escolha o período de duração da campanha
  4. Escolha a estratégia de marketing digital mais adequada, como, por exemplo, anúncios pagos
  5. Analise os resultados

Como mencionamos, são necessários vários testes com diversas estratégias de Inbound Marketing, principalmente as abordagens envolvendo SEO.

E se você sentir que precisa de ajuda para definir como fazer marketing digital, não se preocupe: existem agências especializadas que vão facilitar sua vida.

A Agência Papoca é sua melhor amiga na hora de elaborar campanhas de qualidade que tragam os resultados que sua empresa precisa.

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