7 estratégias de marketing digital para aumentar o alcance da sua marca

estratégias de marketing digital

Você sabia que as estratégias de marketing digital podem mudar a situação financeira do seu negócio? Se ainda não acredita, nós podemos provar!

De acordo com a pesquisa Digital AdSpend 2023, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media:

  • 60% concordam que comprar online torna a vida mais fácil;
  • 52% usam com frequência a internet para planejar compras.

Quando falamos sobre investimentos em marketing digital, os números comprovam que ele se consolidou como uma das principais formas de divulgação: em 2022, os investimentos em publicidade digital atingiram R$32,4 bilhões, representando 7% de aumento em relação a 2021.

E isso tem um motivo. Em outra pesquisa feita pela Conversion em parceria com a Leap KPMG, 40% das empresas afirmaram ter um bom resultado com o marketing de conteúdo, por exemplo. Isto é: os investimentos aumentam porque os líderes percebem que o retorno vale a pena.

Quer fazer parte dessa estatística de crescimento? Então, leia este texto até o final e aprenda como criar uma estratégia de marketing digital e quais são as 7 mais usadas no mercado brasileiro. Falaremos sobre:

  1. Marketing de conteúdo;
  2. SEO;
  3. Mídia paga (Ads);
  4. Inbound marketing;
  5. Redes sociais;
  6. E-mail marketing;
  7. Vídeos.

Boa leitura!

Qual a importância das estratégias de marketing digital?

As estratégias de marketing digital atuam como um portal para um universo sem barreiras entre empresas e usuários, que podem se encontrar a qualquer momento, de qualquer lugar.

Como resultado, há vários benefícios de investir em canais online para divulgar sua marca e se aproximar do seu público, como:

  • expandir o alcance da empresa;
  • maior precisão da segmentação do seu público;
  • conhecer profundamente as personas do negócio;
  • mensurar resultados e métricas em tempo real;
  • interagir e estreitar o relacionamento com leads e clientes;
  • acompanhar tendências e oportunidades de mercado;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar a taxa de conversão e de vendas.

Quais os tipos de estratégias de marketing digital?

Uma pesquisa feita pela Conversion com parceria da Leap KPMG mostrou que as  estratégias mais usadas são:

  • marketing de conteúdo (53,4%);
  • SEO (51,9%);
  • mídia paga (49,1%);
  • inbound marketing (43,3%); 
  • mídia social (34,8%);
  • vídeos (33,3%).

Por isso, destacamos essas estratégias que continuam sendo tendência, inclusive o uso do e-mail marketing adaptado aos métodos escolhidos. Veja a seguir como funcionam e dicas de como aplicar cada uma delas!

Marketing de conteúdo

Nessa estratégia, a equipe de marketing elabora diversos formatos de conteúdos relevantes e úteis para o público-alvo.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado de várias maneiras:

  • blogs corporativos, com textos de SEO copywriting;
  • e-books com textos, planilhas, infográficos, pesquisas etc;
  • redes sociais;
  • vídeos, videoaulas ou webinars;
  • áudios em formato podcast;
  • envio de e-mail marketing;
  • e muito mais!

O objetivo é fornecer conteúdo de alta qualidade e utilizar CTAs que estimulem o visitante a executar uma ação, como download de e-books, inscrição na newsletter ou assistir a uma videoaula.

O marketing de conteúdo abrange diversas outras estratégias que falaremos a seguir, como o SEO e inbound marketing, com foco em atrair a audiência e gerar leads qualificados.

Outra possibilidade é publicar links de materiais e conteúdos em blogs e sites parceiros para conquistar mais visitantes, melhorar o ranqueamento da sua página no Google e obter mais cadastros de potenciais clientes.

SEO

A maior parte das estratégias usadas do marketing de conteúdo são otimizadas para se destacarem nos primeiros resultados de pesquisas em mecanismos de buscas, como Google e Bing.

Esse conjunto de técnicas de otimização se chama SEO (Search Engine Optimization), que é usado para gerar reconhecimento e autoridade de marca, elevar o tráfego orgânico e a taxa de conversão do site/blog/landing page.

A pesquisa feita pela Conversion e Leap KPMG mostrou que alguns dos maiores desafios do marketing digital são gerar leads qualificados (60,5%) e tráfego orgânico (46,6%). 

E esse estudo apresentou ainda mais dados que correspondem à importância de aplicar o SEO no conteúdo do seu site: o Google é o canal mais usado como estratégia de marketing digital.

Mídia paga (Ads)

Além de buscar o aumento do tráfego de forma orgânica, um recurso bastante utilizado por empresas é a mídia paga. Você pode fazer anúncios da empresa, de produtos, serviços ou até mesmo de materiais ricos no Google e nas redes sociais (Meta Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads), por exemplo.

A vantagem de utilizar a mídia paga é que ela apresenta resultados mais rápidos do que o tráfego orgânico. Só que, especialmente no Google, é preciso investir valores um pouco mais altos para que realmente tenha um ROI que valha a pena.

Além disso, anunciar pela internet permite segmentar bastante o público e acompanhar o desempenho da mídia em tempo real, fazendo melhorias.

A mídia paga pode ser usada ainda para focar em ações de remarketing. Esses anúncios aparecem para usuários que não finalizaram a compra, navegaram no seu site etc. Essa técnica foca em impactar as pessoas que interagiram com a marca, mas não converteram.

Inbound marketing

O marketing de atração, ou inbound marketing, é uma estratégia do marketing de conteúdo que tem o objetivo de atrair novos clientes.

Ao baixar e-books e outros materiais ricos, o lead deixa seus dados em um formulário. Essas informações são usadas para iniciar um relacionamento por meio de diversos canais de comunicação, como o e-mail marketing.

Redes sociais

As redes sociais são a melhor forma de criar e desenvolver um relacionamento mais próximo com seus leads e clientes. Porém, é preciso entender profundamente seu público-alvo e definir quais delas fazem mais sentido para seu negócio.

Se você trabalha com vendas B2B, por exemplo, o Linkedin é uma ótima opção. Se o seu público for mais jovem e B2C, pense no Instagram, Twitter e/ou TikTok. 

Esse canal permite também a aplicação de marketing de influência, em que um influenciador digital é pago para divulgar uma marca, um produto ou um serviço, alcançando muito mais pessoas, além de atrair seguidores para o perfil ou site corporativo.

E-mail marketing

Como já dissemos, o e-mail marketing é um dos tipos de estratégia de marketing digital mais usado porque permite a execução de ações variadas. Ele pode ser utilizado para enviar promoções, vídeos, e-books, posts do blog, notícias do setor, entre outros assuntos.

O importante é segmentar sua base de clientes, entendendo seu momento na jornada de compra, para, então, enviar conteúdos que são relevantes para esse grupo.

Vídeos e áudios

O Youtube está em segundo lugar, atrás apenas do Google, quando o assunto são os canais mais usados no planejamento estratégico de marketing digital.

Nele, é possível realizar lives, gravar conteúdos educativos e explicativos, promover webinars e mostrar o funcionamento de um produto.

Além dos vídeos, há a possibilidade de gravar podcasts em plataformas diversas, caso seu público goste desse formato de conteúdo. Eles ainda estão longe de receber os maiores investimentos de marketing, mas apontam uma tendência que pode render bons resultados no futuro.

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Para planejar e executar campanhas coerentes com seu negócio, separamos dicas práticas de como criar uma estratégia de marketing digital. Confira a seguir!

  1. Determine os objetivos da empresa;
  2. Estude profundamente suas personas;
  3. Defina quais serão os canais de comunicação online utilizados;
  4. Monte um planejamento estratégico de marketing digital com metas, ações, prazos e responsáveis;
  5. Escolha os KPIs relevantes para acompanhar os resultados;
  6. Realize ajustes e entenda o que deu certo para utilizar nas próximas campanhas;
  7. Segmente a base de leads para personalizar ainda mais a comunicação;
  8. Nutra os contatos com conteúdos ricos e úteis, guiando-os pela jornada de compra até chegar à conversão;
  9. Use plataformas de automação para aumentar a produtividade da equipe, coletar resultados precisos e orientar as novas estratégias pelos dados obtidos.

Dicas de estratégias de marketing digital para e-commerce

O e-commerce é um dos setores que mais investem em estratégias de marketing digital. Além de todas as que já citamos neste texto, há algumas que são essenciais para elevar seu tráfego no site e suas vendas, como o uso do remarketing e retargeting, que enviam anúncios e/ou e-mails para usuários que interagiram no seu site.

E citamos ainda outras estratégias ideais para e-commerce:

  • uso de vários tipos de rich snippets;
  • investir nas redes sociais;
  • publicar conteúdos relevantes no blog que envolvam os produtos ou serviços oferecidos. Por exemplo, se você vende móveis, crie textos com dicas de decoração e dê exemplos utilizando o mobiliário do seu e-commerce;
  • marketing de afiliados: ter afiliados que vendem seus produtos ou serviços em troca de uma comissão.

Exemplo de estratégia de marketing digital

Entre tantos exemplos de estratégia de marketing digital de grandes empresas, separamos uma da Dove. Ela montou uma campanha Retratos da Real Beleza que envolveu diversos canais de comunicação, inclusive a televisão.

A ideia foi debater a representatividade da mulher nas campanhas publicitárias, pois, em uma pesquisa, a empresa apontou que 70% delas e dos indivíduos não-binários não se sentiam representados na mídia.

Para iniciar um movimento de mudança, a marca desenvolveu um banco de imagens público (projeto #NosMostre ou #ShowUs), em parceria com mulheres de mais de 30 países, para que as fotos de campanhas fujam de padrões e estereótipos e mostre todos os tipos de beleza.

Outro exemplo que podemos citar é o da Agência Papoca, que, com muito trabalho de marketing de conteúdo e SEO, aumentou o tráfego orgânico da Pluga em mais de 1.000% e o da Siteware em mais de 500%, com crescimento da taxa de conversão.

Se você também deseja ter ao seu lado uma equipe qualificada e comprometida em aumentar a autoridade da sua marca na internet, conheça a Agência Papoca e veja como ela ajuda empresas de diversos setores a aumentar o tráfego, a captação de leads e, claro, as vendas!

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