Como funciona o Google Ads? Aprenda a fazer um bom anúncio!

Google ads como funciona

No marketing digital, o Google Ads se destaca como a ferramenta perfeita para melhorar a visibilidade da sua marca.

Em 2023, o Google dominou 95% do market share total de mecanismos de busca no Brasil, segundo o StatCounter. Ou seja, não dá pra ficar de fora da maior plataforma de mídia paga do mundo!

Porém, antes de qualquer coisa, é importante entender como funciona o Google Ads.

O que é Google Ads?

Google Ads é uma plataforma de publicidade on-line que permite criar e exibir anúncios direcionados a usuários que estão procurando por produtos ou serviços específicos. Em forma de links patrocinados, os anúncios aparecem no topo dos resultados do Google e em sites parceiros, dando mais visibilidade para a marca.

Antes chamado de Google Adwords, a ferramenta permanece sendo a forma mais relevante de mídia paga na internet, com uma receita que só aumenta desde sua criação. Segundo o Statista, foram mais de 224 bilhões de dólares apenas em 2022.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é pago, operando em um modelo pay-per-click (PPC), onde sua empresa é cobrada toda vez que um usuário clica no anúncio. Para controlar os gastos, você decide o valor máximo que deseja pagar por cada clique durante o período de um mês.

Com o objetivo e orçamento definidos, você tem a opção de personalizar a segmentação do público. São aspectos bem detalhados, como idade, gênero, localização geográfica, interesses e comportamentos.

Além disso, é possível selecionar opções de remarketing para alcançar usuários que já interagiram com seu site anteriormente, mostrar o anúncio apenas determinados dispositivos, utilizar listas de e-mails de clientes, e muito mais.

Por fim, é importante selecionar palavras-chave relevantes que caracterizam sua marca, produto ou serviço, para que as pessoas possam encontrar seu anúncio quando estiverem pesquisando termos relacionados a ele.

Google ads como funciona

Com a campanha formada, acontece uma espécie de leilão entre anunciantes que fazem propaganda de um mesmo tipo de serviço ou produto. 

Assim, a posição do seu anúncio na página de busca é influenciada pela classificação da campanha, que depende do valor máximo que você está disposto a pagar por clique e pelo índice de qualidade, uma avaliação determinada pelo Google.

O anunciante que tiver a melhor classificação fica nas primeiras posições para aquela palavra-chave no Google.

É uma ótima solução de tráfego pago para aumentar o fluxo de visitantes no site da sua empresa, concorda?

Então continue lendo para aprender como anunciar no Google Ads!

Como anunciar no Google Ads?

  • Crie sua conta no Google Ads.
  • Defina o objetivo da campanha.
  • Selecione um canal (pesquisa, shopping ou Youtube, por exemplo).
  • Determine a segmentação e as palavras-chave.
  • Desenvolva um anúncio impactante.
  • Configure o orçamento e o valor PPC.
  • Publique.
  • Monitore a campanha usando relatórios do Google Ads e ajuste conforme necessário.

4 dicas de como fazer um bom anúncio no Google Ads

Não basta entender como funciona o Google Ads. Também é importante saber como aparecer no Google com um anúncio que desperte o interesse do público-alvo, incentivando-os a clicar no link.

Uma campanha relevante só aparece para quem tem o maior potencial em clicá-los, economizando o investimento em PPC e proporcionando resultados rápidos.

Para garantir que sua empresa seja bem-sucedida no Google Ads, considere as estratégias abaixo!

  1.  Use palavras-chave relevantes

Um estudo da Semrush mostrou que 25% das buscas no Google acabam sem um clique, ou seja, selecionar cuidadosamente as palavras-chave é crucial. Além de definirem seu produto, serviço ou marca, também devem destacar o anúncio em meio a tantos outros conteúdos.

Certifique-se de optar por termos relevantes para o seu nicho, levando em consideração o público que você quer atrair. Isso aumentará a visibilidade da sua publicidade para aqueles genuinamente interessados no que sua marca oferece.

Por exemplo, se você estiver promovendo um blog de tecnologia, usar palavras-chave como “inovações tecnológicas” ou “análises de smartphones” pode ser uma boa ideia para atrair consumidores em potencial.

  1. Chamadas de ação persuasivas

Chamadas de ação (CTAs) são expressões persuasivas como o clássico “inscreva-se no nosso canal” visto em vídeos ou “clique aqui para ler mais sobre as tendências de tecnologia” nos portais.

Servindo como convites, CTAs conduzem leads a se envolverem com o conteúdo da marca, incentivando-os a realizar leituras adicionais ou outras ações valiosas.

  1. Monitore os resultados

Com o Google Ads, é possível acompanhar os resultados do seu anúncio para identificar quais estratégias deram certo e fazer ajustes em tempo real com base nos dados que a ferramenta fornece. Assim, é possível melhorar o desempenho do anúncio ao longo do tempo.

Como um bônus, dá pra usar as métricas para ter insights sobre o comportamento do público-alvo, aprimorando ainda mais as campanhas seguintes além da atual.

  1. Faça anúncios com conteúdo atraente

Anúncios atraentes oferecem algo valioso desde o primeiro clique. Pode ser um eBook gratuito, workshops online, webinars ou blogs. O conteúdo precisa sempre despertar curiosidade.

Blogs são especialmente um ambiente mais informal, que pode ter caráter informativo e publicitário ao mesmo tempo em que cativa o público de forma sutil.

Alternativa: tráfego orgânico para blogs

Apesar do Google Ads ser uma ótima plataforma de mídia paga para dar mais visibilidade a sua marca, o tráfego orgânico é uma alternativa mais econômica e duradoura, ideal para blogs.

A principal diferença entre tráfego pago e orgânico é que o segundo traz mais credibilidade e confiança. Uma pesquisa da Botify mostrou que 51% confia mais em uma marca com posição alta em resultados naturais ou orgânicos, do que naquelas que aparecem como anúncio pago.

Além disso, o tráfego orgânico não exige investimentos contínuos em campanhas. Obtido por técnicas de SEO (Search Engine Optimization), essa estratégia continua gerando visitas ao longo do tempo sem custos adicionais.

Veja também: Marketing local: o que é? Use o SEO local para faturar mais!

Assim, os conteúdos otimizados do blog aparecem para leads de forma natural e autêntica, garantindo que seja encontrado por quem procura informações relacionadas ao seu nicho.

Como funciona o Google Ads? Dica extra

Agora que você já sabe como funciona o Google Ads, que tal  dominar essas e outras estratégias para impulsionar seu site?

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