Se você ainda não sabe o que é marketing de conteúdo, é hora de correr atrás para alcançar a concorrência. E não somos nós que estamos falando isso, é o Google!
Em seu último relatório, que mede o nível de maturidade digital de grandes negócios no Brasil, a Maturity constatou que é a primeira vez que a quantidade de empresas com maior grau de maturidade digital ultrapassa o de companhias com menor grau.
Os objetivos das empresas classificadas como mais digitais do país foram três: vendas online, aplicativo e geração de leads.
Se você também tem algum desses propósitos para sua marca, continue a leitura para aprender o que é marketing de conteúdo, suas vantagens, principais estratégias e como criar um conteúdo digital!
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo com o objetivo de gerar valor, atrair leads e fidelizar clientes. A ideia é criar materiais de diversos formatos, como textos, e-books, vídeos, posts, e-mails e áudios, sem precisar promover a empresa de forma explícita.
O marketing de conteúdo é 100% focado no cliente. Os profissionais envolvidos nessa jornada estudam o público, pesquisam palavras-chaves e temas, criam materiais ricos e úteis e compartilham os conteúdos nos canais da empresa de forma estratégica.
E quando dizemos estratégica, é estratégica mesmo! Não é apenas enviar um monte de e-mail para todos os contatos da base. É segmentar o público e entender em qual etapa do funil de venda cada lead está.
Dessa forma, é possível selecionar materiais que condizem com seu momento, guiando-o pela jornada de compra até a conversão.
Vantagens do marketing de conteúdo
Os principais benefícios do marketing de conteúdo são:
- aumento do tráfego e do alcance do site;
- melhora do relacionamento com o cliente;
- maior geração de leads e fidelização do público;
- redução do CAC (Custo de Aquisição do Cliente);
- mais engajamento dos clientes;
- maior visibilidade e autoridade da marca no mercado;
- monitoramento de resultados mais preciso e em tempo real;
- aumento das vendas e do faturamento.
Para entender melhor as vantagens do marketing de conteúdo, veja as três empresas que alcançaram o maior grau de maturidade digital de acordo com o relatório do Google:
- Anhanguera Educacional: nos últimos dois anos, reduziu em mais de 50% o custo de aquisição por aluno matriculado. Os fatores que contribuíram para essa conquistas foram estratégia sólida de mensuração de resultados e melhoria dos criativos da campanha;
- Magalu: teve nota máxima em dois objetivos, vendas online e aplicativo. Uma das estratégias de crescimento foi a melhoria dos criativos de campanhas;
- Localiza: aumentou em 10% o aluguel de veículos nos canais digitais. Esse resultado foi impulsionado pela implementação de um cronograma para evoluir sua maturidade digital corporativa.
Qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?
De modo geral, a maior diferença é que o marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing. E, por sua vez, o inbound é uma estratégia de marketing digital.
- Inbound Marketing: usa diversas ferramentas e estratégias para atrair leads qualificados, convertê-los e fidelizá-los.
- Marketing de conteúdo: criação e distribuição de conteúdos atrativos e úteis para o público com foco em educar o lead, informá-lo e convencer a comprar com sua marca.
Ou seja: o cliente baixa um e-book produzido com as técnicas de marketing de conteúdo, que é uma estratégia de inbound marketing focada em educar o mercado e atrair cadastro de leads.
Estratégias de marketing de conteúdo
As principais estratégias de marketing de conteúdo passam por canais considerados essenciais, como blog, redes sociais, e-mail marketing, vídeos, site e páginas de FAQ e produtos/serviços. Entenda em detalhes como funcionam cada uma delas.
- Blog corporativo
Podemos dizer que o blog é o principal canal de marketing de conteúdo e o que apresenta excelentes resultados de audiência e conversão a médio e longo prazo.
Com conteúdos ricos e interessantes para seu público, aplique as técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento do blog na página do Google, gerando tráfego orgânico de alta qualidade.
Foque nas dores e nas necessidades das suas personas, forneça dicas, tire dúvidas e desperte interesse do potencial cliente, criando um relacionamento de confiança.
- Redes sociais
As redes sociais são ótimas para divulgar conteúdos, produtos/serviços e criar um relacionamento mais próximo com os clientes, estimulando seu engajamento com a marca.
Apesar do ditado “quem não é visto, não é lembrado”, ressaltamos que é fundamental entender onde seu público está e, a partir disso, criar perfis nessas redes sociais. Não adianta gerenciar dezenas de perfis se seus clientes não estão lá.
Uma outra possibilidade é investir no marketing de influência, com contratação de influenciadores digitais para divulgar seus produtos e serviços. Lembre-se de pesquisar e escolher a dedo quem representará sua marca.
- Páginas de produtos/serviços
O marketing de conteúdo tem a proposta de gerar valor ao cliente. E isso deve ser feito também nas páginas que oferecem produtos e/ou serviços do seu negócio.
- Garanta uma boa experiência de compra.
- Forneça dados e informações relevantes sobre os produtos/serviços (lembre que o cliente está distante e precisa entender ao máximo o que deseja comprar).
- Invista em sites responsivos para facilitar o acesso mobile.
- Se fizer sentido, adicione vídeos explicativos e imagens de alta qualidade.
- Use bem as palavras-chaves relacionadas a cada produto/serviço para aumentar o tráfego orgânico das páginas.
- Vídeos e áudios
O formato de vídeo está em alta e continua como tendência para os próximos anos. Por isso, dedique ações de marketing de conteúdo com tutoriais e dicas de uso de produtos, como os serviços são realizados, antes e depois de clientes, vídeos informativos e educativos etc.
O mais legal é que os vídeos podem ser usados dentro do site, do blog, das páginas de produtos/serviços, no canal do Youtube, enviados por e-mail e postados nas redes sociais.
Se desejar ir além, implemente um podcast e amplie sua audiência!
- Página de FAQ
Sim, a página de FAQ também é uma estratégia de marketing de conteúdo! Por isso, crie uma bem completa, respondendo às perguntas mais frequentes de leads e clientes.
Para facilitar, reúna quais as dúvidas mais comuns nos canais de atendimento (telefone, chat, redes sociais, e-mail e WhatsApp) e produza um FAQ rico e útil para o usuário. Essa seção do site pode incluir, por exemplo:
- formas e condições de pagamento;
- dúvidas sobre o frete;
- políticas de trocas e devoluções;
- como comprar.
- Materiais ricos
Os materiais ricos são muito usados nas estratégias de inbound marketing. Eles são e-books, videoaulas, webinars, apostila, pesquisas, infográficos, templates prontos etc. Ou seja: todo tipo de conteúdo de valor para o público.
A ideia é oferecer a possibilidade de download gratuito em troca do cadastro do lead no site, que deve responder a perguntas simples, objetivas e rápidas, como nome, e-mail, faixa etária, telefone, cargo/empresa e cidade/estado.
- E-mail marketing
Você sabia que o e-mail marketing oferece um retorno 40 vezes maior do que as redes sociais? De acordo com os dados revelados pela Campaign Monitor, uma campanha bem-feita aumenta em 138% as vendas.
Portanto, essa estratégia precisa fazer parte da rotina da sua equipe de marketing. Ela ajuda a manter o relacionamento com o cliente, educar o lead, oferecer descontos, divulgar lançamentos e compartilhar conteúdos ricos do blog e vídeos.
Como fazer marketing de conteúdo?
Para fazer marketing de conteúdo é preciso seguir, de modo geral, quatro etapas: orçamento, estratégia, execução e resultados.
Orçamento
O orçamento é o primeiro passo para entender o que pode ser feito nas campanhas de marketing digital. Logo, ao descobrir o valor destinado para o setor, avalie quais recursos são indispensáveis para fazer um bom trabalho:
- profissionais qualificados;
- equipamentos;
- ferramentas de automação;
- sistemas de gestão.
Estratégia
Agora é hora de montar a estratégia que será usada em determinado período. Para isso:
- determine objetivos;
- defina seu público-alvo e suas personas;
- escolha qual será o tom de voz da marca;
- pesquisa palavras-chaves primárias e secundárias;
- produza conteúdos ricos com técnicas de SEO;
- divulgue o material;
- monitore os resultados e faça melhorias.
Execução
Você pode montar um time interno ou então contar com agências de marketing de conteúdo. Isso, porque, é preciso todo um processo para criar os materiais, como:
- pesquisa e escolha das palavras-chaves;
- criação de briefing;
- produção e revisão do conteúdo;
- análise de resultados.
Resultados
A vantagem do marketing digital é que ele proporciona a análise de resultados em tempo real. Logo, é possível fazer mudanças durante a campanha ou entender o que deu certo e errado para otimizar as próximas ações.
Para isso, pode fazer testes A/B, por exemplo, avaliando quais imagens, CTAs, cores e títulos apresentam melhor performance.
Os resultados podem ser monitorados em ferramentas de automação de e-mail marketing, sistema de gestão de clientes, dashboard de redes sociais e pelo Google Analytics.
Saiba que não existe uma receita de bolo de como fazer marketing de conteúdo, por isso, mensurar resultados é essencial para conhecer seu público e como ele se relaciona com sua marca.
Como criar um conteúdo digital?
Para criar um conteúdo digital é preciso bastante pesquisa, análise da concorrência, acompanhamento de tendências e atualizações dos mecanismos de buscas, produção de conteúdo e mensuração de resultados.
O importante é contar com profissionais especializados e altamente qualificados, que realmente saibam como planejar o marketing de conteúdo e colocar em ação as estratégias definidas.
Se você acha muito trabalhoso montar uma equipe interna, contrate uma agência de marketing de conteúdo experiente, como a Agência Papoca.
Ao contar com uma empresa especializada, seu negócio se beneficia com:
- aumento do tráfego no site e blog;
- atração de leads qualificados;
- menor custo de aquisição de cliente;
- mais oportunidades de vendas;
- elevação da autoridade digital da marca e sua visibilidade.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, o que acha de atrair mais clientes e aumentar suas vendas? Então mande uma mensagem para a Papoca e dê o primeiro passo!