Saber o que é outbound marketing (também conhecido como marketing de criatividade) e como usar suas estratégias pode fazer a diferença para o crescimento da sua marca.
Foi o que mostrou uma pesquisa do Zipdo. Segundo ela, 68% dos profissionais da área de marketing acreditam que é o outbound marketing quem produz os melhores leads para os times de vendas.
Além disso, o estudo mostrou que as empresas que priorizam o outbound têm 100% mais probabilidade de gerar novos negócios.
Contra fatos (e números) não há argumentos, não é verdade?
Então, agora que você já está ciente sobre o potencial dessa estratégia, continua sua leitura para entender qual o conceito de outbound marketing e qual a sua diferença para o inbound marketing, que também é muito importante para o crescimento de uma empresa.
Vamos lá?
O que é outbound marketing?
Vamos começar este texto respondendo a sua principal dúvida: o que é outbound marketing? Para responder a essa pergunta, vamos utilizar uma situação bem comum de quem utiliza a internet diariamente:
Imagine que você está assistindo televisão, mais precisamente a sua novela favorita. A primeira parte do capítulo acaba e é mostrado um comercial de uma linha de maquiagem: são apresentados diversos produtos e os diferenciais da marca são destacados (tudo com muita música e pessoas felizes).
Esse comercial faz parte da estratégia de outbound marketing da empresa de cosméticos.
No outbound, a empresa busca ter contato com o seu público de maneira ativa, seja entrando em contato por meio de telefonemas e e-mails ou por meio da exibição de comerciais e propagandas em veículos de comunicação tradicionais.
A abordagem direta feita no outbound pode ser vista como intrusiva, mas quando bem feita, traz uma grande visibilidade para a marca em pouco tempo. Essa também é uma ótima forma de “reconquistar” antigos clientes da empresa.
Qual o conceito de outbound marketing?
O outbound marketing é uma estratégia de publicidade tradicional na qual a empresa faz abordagens ativas para a obtenção de clientes por meio de canais como ligações frias, veiculação de anúncios e envio de e-mails. Seu objetivo é conscientizar o futuro cliente sobre o produto oferecido, incentivando a compra.
Um ponto importante para entender o que é outbound marketing é saber que o seu foco é atingir muitas pessoas de maneira ativa. E são muitas pessoas mesmo, já que apenas 2,8% das casas brasileiras NÃO têm uma televisão, segundo a pesquisa da Agência Brasil.
Quais os benefícios do outbound marketing?
A verdade é que essa abordagem pode oferecer diversas vantagens para o seu negócio. Por exemplo: por meio dele, é possível que você alcance seu público-alvo de maneira direta por meio de métodos de comunicação tradicionais, como anúncios na televisão, no rádio, telemarketing, e em outros locais.
Outra vantagem de utilizar técnicas de outbound é que essa é uma tática de ampla cobertura, permitindo o alcance de um grande público em um curto período, sendo eficaz para aumentar a visibilidade da sua marca.
Qual é a diferença entre inbound e outbound?
A principal diferença entre ou inbound e o outbound marketing se dá pela abordagem de ambas: enquanto o inbound busca atrair clientes de forma orgânica, por meio da criação de conteúdo relevante, o outbound foca em uma abordagem mais ativa e persuasiva, obtendo resultados mais imediatos.
No inbound, a ideia é criar conteúdo de qualidade para que os usuários, voluntariamente, encontrem e se interessem por essas publicações e, naturalmente, comecem a acompanhar a marca.
Para uma estratégia de inbound marketing de sucesso, é preciso aplicar técnicas de SEO em seus conteúdos. Em nosso blog, temos um post no qual explicamos melhor sobre o que é essa estratégia e como ela pode ajudar no ganho de visibilidade e autoridade para a sua empresa. Confira!
E como você já viu em nosso tópico sobre o que é outbound marketing, as mensagens de marketing nesse método são enviadas diretamente aos consumidores, além de adotarem uma postura mais persuasiva, falando mais diretamente sobre a marca e seus argumentos de venda.
E qual estratégia é melhor para a minha empresa?
A melhor estratégia vai depender do tipo de objetivo esperado para cada campanha. Por isso, tenha em mente que você poderá utilizar tanto o inbound quanto o outbound em suas táticas (ou até mesmo as duas ao mesmo tempo!)
Atualmente, o mais comum é vermos empresas utilizando ambas as estratégias, em um modelo híbrido. O importante é conhecer bem o seu público e equilibrar o uso das técnicas, para garantir que a comunicação seja sempre relevante e respeitosa.
Se você quer saber mais sobre as diferenças entre esses dois métodos, recomendamos que você assista ao vídeo abaixo (e não se esqueça de ativar as legendas):
Outbound 2.0: o que mudou?
Além de saber o que é o método outbound, é importante que você se atualize na área, principalmente com relação a sua mais recente atualização, chamada de outbound 2.0, que apresenta novidades em suas estratégias.
A sua principal mudança é que o novo método também incorpora elementos do marketing digital e, principalmente, do inbound. Afinal, vemos cada vez mais a união dos meios de comunicação tradicionais com a internet.
Outra mudança significativa é que agora as mensagens enviadas aos consumidores são personalizadas, sendo segmentadas para públicos específicos, o que aumenta consideravelmente as chances de conversão.
Com todas essas mudanças, a forma como os resultados são analisados também mudou: é possível acompanhar o andamento de uma campanha outbound em tempo real, permitindo a realização de ajustes, caso necessário.
Como usar o outbound marketing na prática?
Para usar o outbound marketing não tem segredo. A base da tática está em conhecer bem o seu público e entender quais são os canais e abordagens que farão mais sentido com o seu grupo consumidor.
Confira quais são as etapas necessárias para uma estratégia de outbound efetiva:
- definição de público-alvo;
- segmentação;
- escolha de métodos;
- personalização de mensagens;
- acompanhamento de técnicas e análise;
- integração com inbound marketing (se necessário);
- teste e otimização;
- automação;
- treinamento de equipe;
- verificação de conformidade legal de privacidade e coleta de dados.
Outbound marketing: exemplos para inspiração
E não dá para entender o que é outbound marketing sem ver alguns exemplos, não é mesmo? O marketing de criatividade realmente oferece muitas oportunidades de implementação, assim empresas de qualquer segmento e porte podem incorporá-lo em suas estratégias de comunicação. Veja a seguir algumas possibilidades:
- E-mail marketing: mensagens informativas ou promocionais podem ser enviadas para usuários que compartilharem seus endereços de e-mail com a empresa. Além disso, as mensagens podem ser personalizadas conforme cada segmento de público.
- Ligações frias (cold calls): representantes da equipe de vendas podem ligar para possíveis clientes para apresentar seus produtos e serviços. Informações coletadas pela equipe de marketing podem ser úteis para entender as principais dores e necessidades desses consumidores.
- Mensagens de texto (SMS): assim como nos e-mails, também é possível enviar mensagens de texto personalizadas para consumidores via sms, sendo um meio de comunicação interessante para enviar avisos e promoções.
O que é outbound marketing: melhores ferramentas
Até aqui, você entendeu o que é outbound marketing e como utilizá-lo em seus métodos de comunicação. Agora, veja algumas opções de ferramentas que podem tornar as suas campanhas mais efetivas:
Plataformas de e-mail marketing
Existem no mercado diversas opções de plataformas de automação de e-mail marketing que auxiliam na segmentação e envio automático de e-mails. É um ótimo investimento para empresas que precisam lidar com diversos endereços.
CRM (Customer Relationship Management)
Os sistemas de CRM ajudam as empresas a gerenciar o seu relacionamento com os leads (clientes em potencial) e atuais consumidores. Essa ferramenta também serve para gerenciar contatos e automatizar ações em vendas e marketing.
Automação de Marketing
Também existem diversas ferramentas de automação de marketing que, automaticamente, podem enviar mensagens para seus futuros ou atuais clientes a depender da etapa da jornada de compra que estiverem.
E então? Conseguiu entender o que é outbound marketing, qual a sua diferença para o inbound e como utilizar essa estratégia em sua empresa por meio de outbound marketing exemplos? Temos certeza de que, em pouco tempo, você verá os seus números de alcance subirem!
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