Tudo sobre automatização de palavras-chave para SEO

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É impossível falar de marketing digital sem falar de automatização. Isso  porque as etapas do marketing: extrair informações de potenciais clientes, qualificá-los, ser assertivo na escolha de palavras-chave, fazer análise de concorrência… fazem parte de um processo complexo que, muitas vezes, só é viável diante da automatização.

Com o avanço da tecnologia e a atualização frequente dos algoritmos de pesquisa,  é esperado que a IA exerça um impacto no SEO para melhorar ainda mais os resultados. O fato é: utilizar  ferramentas automatizadas economizam tempo e te ajudam nas suas estratégias de SEO. Quer ver? 

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Imagine que você precise melhorar a escolha de palavras-chave do seu site. A automatização de palavras-chave para SEO é uma alternativa que te auxilia a conhecer o histórico de pesquisa do usuário e, além disso, permite mensurar a intenção de busca de quem acessa o seu conteúdo. 

Tudo isso sem contar com a facilidade de encontrar opções de palavras-chave mais específicas e certeiras.

A automatização do marketing também é uma forma de monitorar as ações que estão sendo feitas, já que esses dispositivos produzem relatórios bem detalhados para a análise de resultados.

Quer conhecer melhor sobre o SEO e a automatização? Neste artigo mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde a automatização de palavras-chave no SEO até a presença de IA, passando pelos Workflows de SEO e a análise de concorrência. 

SEO e a automatização 

Se você quer o seu site bem ranqueado no Google, é preciso investir em estratégias para otimizar o SEO. São elas que irão aumentar o volume de acessos à sua página e, consequentemente, o conhecimento da sua marca. Contudo, a forte concorrência no mundo digital exige atenção para acompanhar cada uma das constantes mudanças no SEO e nos algoritmos. 

Ter um site bem ranqueado pode parecer um grande desafio, porém, a tecnologia se tornou uma aliada e fez desse processo algo simples e eficiente. E a automatização está cada vez mais presente nos processos 

É o que comprova uma pesquisa da Zendesk,: 50% dos líderes de empresas disseram que a adoção de tecnologias digitais foi acelerada em 1 a 3 anos, por conta da pandemia.

Se você ainda não trouxe a tecnologia para o seu negócio, leve em consideração que uma das vantagens em automatizar o SEO é a possibilidade de monitoramento do comportamento dos visitantes. Desta forma, é possível identificar qual tipo de conteúdo está fazendo sucesso entre os consumidores.

Outro benefício do SEO e da automatização é a qualificação dos leads. O que significa poder identificar aqueles que possuem mais  possibilidade de conversão entre as pessoas que visitam o seu site. Quando você consegue fazer isso, você cria as melhores oportunidades de negócio, além de otimizar o tempo.

A tecnologia também ajudou na automatização de palavras-chave no SEO. É sobre isso que falaremos abaixo. 

Automatização de palavras-chave com IA

A escolha de palavras-chave é uma etapa importante em qualquer estratégia de SEO. É por meio dela que é possível entender as intenções de busca do usuário e, com isso, aumentar as suas chances de conversão. Por isso, apostar na automatização de palavras-chave para SEO pode ser uma forma de economizar tempo e sair na frente da concorrência. 

Sim, é possível ter o auxílio da IA em palavras-chave SEO. A Niara é um exemplo de inteligência artificial com foco em automatizar SEO. Entre as suas funcionalidades estão:

  • gerar palavras-chave para um público específico;
  • agrupar palavras-chave de acordo com a intenção de busca dos usuários;
  • clustear, ou seja, organizar conteúdos relacionados às palavras-chave;

A Niara permite não só identificar uma palavra-chave isolada, mas também entender em qual sentido ela está sendo aplicada, facilitando o direcionamento do conteúdo a ser produzido. 

Análise de concorrência

Dentro de qualquer estratégia de marketing é indispensável conhecer – e monitorar – os seus concorrentes. E muitos aspectos devem ser considerados nesta análise: o preço, a experiência do cliente, o atendimento, a qualidade do serviço. 

Quando você alinha a análise de concorrência com a automatização e o SEO, você potencializa os seus resultados

Já foi o tempo em que era necessário um alto conhecimento técnico para fazer esse tipo de trabalho. Hoje, uma série de ferramentas automatizadas podem te ajudar a rastrear até mesmo os resultados orgânicos e pagos dos seus concorrentes. Aqui estão algumas opções:

  • Reclame Aqui: uma ferramenta que permite entender quais são os pontos fortes e fracos da concorrência. Ao mesmo tempo, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a imagem da empresa.
  • Google Alerts: com ele você consegue monitorar o que está sendo falado sobre determinado assunto. É possível colocar o nome de uma concorrente, por exemplo, e programar para que você receba alertas sempre que houver uma nova menção. 
  • SEMRush: a plataforma oferece um panorama completo sobre os concorrentes. Entre as suas facilidades estão: mostrar as palavras-chaves usadas, links mais acessados e quantidade de tráfego no site. 

Essas ferramentas são muito úteis para a análise de concorrência. Ter esses dados em mãos facilita na hora de identificar oportunidades e evitar possíveis riscos ao seu negócio.

Workflows de SEO

Você já ouviu falar sobre workflow? Eles também são conhecidos como, simplesmente, fluxos de trabalho. 

Ou seja, é aquela série de etapas que precisam ser construídas sequencialmente para finalizar um serviço. Sendo assim, quando falamos de Workflows de SEO, estamos nos referindo à sequência de processos que engloba todos os pilares do SEO, que são:

  • pesquisa de palavra-chave;
  • otimização on page;
  • otimização off page;
  • criação de conteúdo;
  • monitoramento e análise.

Com tantos passos para serem concluídos, a automatização é uma forma de agilizar e aprimorar a estratégia sem interferência nos resultados. 

E uma maneira de automatizar o workflow de SEO é com o uso de Inteligências Artificiais como o ChatGPT. Ele pode ser um grande aliado na sugestão de palavras-chave ou no processo de identificação de sites com potencial de referência à determinada marca. 

Nesse vídeo você descobre como usar o ChatGPT na automatização de palavras-chave para SEO.

Últimas considerações sobre automação em SEO

Utilizar ferramentas de IA no SEO é sinônimo de melhor ranqueamento e visibilidade do seu negócio. Agora que você já aprendeu sobre como automatizar o SEO, explore todo o potencial desta prática e garanta uma boa experiência ao usuário. 

Outra sugestão é considerar uma boa consultoria de Marketing Digital ao seu lado. A Papoca possui uma equipe altamente treinada para alcançar os resultados que você deseja.

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