É impossível falar de marketing digital sem falar de automatização. Isso porque as etapas do marketing: extrair informações de potenciais clientes, qualificá-los, ser assertivo na escolha de palavras-chave, fazer análise de concorrência… fazem parte de um processo complexo que, muitas vezes, só é viável diante da automatização.
Com o avanço da tecnologia e a atualização frequente dos algoritmos de pesquisa, é esperado que a IA exerça um impacto no SEO para melhorar ainda mais os resultados. O fato é: utilizar ferramentas automatizadas economizam tempo e te ajudam nas suas estratégias de SEO. Quer ver?
Imagine que você precise melhorar a escolha de palavras-chave do seu site. A automatização de palavras-chave para SEO é uma alternativa que te auxilia a conhecer o histórico de pesquisa do usuário e, além disso, permite mensurar a intenção de busca de quem acessa o seu conteúdo.
Tudo isso sem contar com a facilidade de encontrar opções de palavras-chave mais específicas e certeiras.
A automatização do marketing também é uma forma de monitorar as ações que estão sendo feitas, já que esses dispositivos produzem relatórios bem detalhados para a análise de resultados.
Quer conhecer melhor sobre o SEO e a automatização? Neste artigo mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde a automatização de palavras-chave no SEO até a presença de IA, passando pelos Workflows de SEO e a análise de concorrência.
SEO e a automatização
Se você quer o seu site bem ranqueado no Google, é preciso investir em estratégias para otimizar o SEO. São elas que irão aumentar o volume de acessos à sua página e, consequentemente, o conhecimento da sua marca. Contudo, a forte concorrência no mundo digital exige atenção para acompanhar cada uma das constantes mudanças no SEO e nos algoritmos.
Ter um site bem ranqueado pode parecer um grande desafio, porém, a tecnologia se tornou uma aliada e fez desse processo algo simples e eficiente. E a automatização está cada vez mais presente nos processos
É o que comprova uma pesquisa da Zendesk,: 50% dos líderes de empresas disseram que a adoção de tecnologias digitais foi acelerada em 1 a 3 anos, por conta da pandemia.
Se você ainda não trouxe a tecnologia para o seu negócio, leve em consideração que uma das vantagens em automatizar o SEO é a possibilidade de monitoramento do comportamento dos visitantes. Desta forma, é possível identificar qual tipo de conteúdo está fazendo sucesso entre os consumidores.
Outro benefício do SEO e da automatização é a qualificação dos leads. O que significa poder identificar aqueles que possuem mais possibilidade de conversão entre as pessoas que visitam o seu site. Quando você consegue fazer isso, você cria as melhores oportunidades de negócio, além de otimizar o tempo.
A tecnologia também ajudou na automatização de palavras-chave no SEO. É sobre isso que falaremos abaixo.
Automatização de palavras-chave com IA
A escolha de palavras-chave é uma etapa importante em qualquer estratégia de SEO. É por meio dela que é possível entender as intenções de busca do usuário e, com isso, aumentar as suas chances de conversão. Por isso, apostar na automatização de palavras-chave para SEO pode ser uma forma de economizar tempo e sair na frente da concorrência.
Sim, é possível ter o auxílio da IA em palavras-chave SEO. A Niara é um exemplo de inteligência artificial com foco em automatizar SEO. Entre as suas funcionalidades estão:
- gerar palavras-chave para um público específico;
- agrupar palavras-chave de acordo com a intenção de busca dos usuários;
- clustear, ou seja, organizar conteúdos relacionados às palavras-chave;
A Niara permite não só identificar uma palavra-chave isolada, mas também entender em qual sentido ela está sendo aplicada, facilitando o direcionamento do conteúdo a ser produzido.
Análise de concorrência
Dentro de qualquer estratégia de marketing é indispensável conhecer – e monitorar – os seus concorrentes. E muitos aspectos devem ser considerados nesta análise: o preço, a experiência do cliente, o atendimento, a qualidade do serviço.
Quando você alinha a análise de concorrência com a automatização e o SEO, você potencializa os seus resultados.
Já foi o tempo em que era necessário um alto conhecimento técnico para fazer esse tipo de trabalho. Hoje, uma série de ferramentas automatizadas podem te ajudar a rastrear até mesmo os resultados orgânicos e pagos dos seus concorrentes. Aqui estão algumas opções:
- Reclame Aqui: uma ferramenta que permite entender quais são os pontos fortes e fracos da concorrência. Ao mesmo tempo, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a imagem da empresa.
- Google Alerts: com ele você consegue monitorar o que está sendo falado sobre determinado assunto. É possível colocar o nome de uma concorrente, por exemplo, e programar para que você receba alertas sempre que houver uma nova menção.
- SEMRush: a plataforma oferece um panorama completo sobre os concorrentes. Entre as suas facilidades estão: mostrar as palavras-chaves usadas, links mais acessados e quantidade de tráfego no site.
Essas ferramentas são muito úteis para a análise de concorrência. Ter esses dados em mãos facilita na hora de identificar oportunidades e evitar possíveis riscos ao seu negócio.
Workflows de SEO
Você já ouviu falar sobre workflow? Eles também são conhecidos como, simplesmente, fluxos de trabalho.
Ou seja, é aquela série de etapas que precisam ser construídas sequencialmente para finalizar um serviço. Sendo assim, quando falamos de Workflows de SEO, estamos nos referindo à sequência de processos que engloba todos os pilares do SEO, que são:
- pesquisa de palavra-chave;
- otimização on page;
- otimização off page;
- criação de conteúdo;
- monitoramento e análise.
Com tantos passos para serem concluídos, a automatização é uma forma de agilizar e aprimorar a estratégia sem interferência nos resultados.
E uma maneira de automatizar o workflow de SEO é com o uso de Inteligências Artificiais como o ChatGPT. Ele pode ser um grande aliado na sugestão de palavras-chave ou no processo de identificação de sites com potencial de referência à determinada marca.
Nesse vídeo você descobre como usar o ChatGPT na automatização de palavras-chave para SEO.
Últimas considerações sobre automação em SEO
Utilizar ferramentas de IA no SEO é sinônimo de melhor ranqueamento e visibilidade do seu negócio. Agora que você já aprendeu sobre como automatizar o SEO, explore todo o potencial desta prática e garanta uma boa experiência ao usuário.
Outra sugestão é considerar uma boa consultoria de Marketing Digital ao seu lado. A Papoca possui uma equipe altamente treinada para alcançar os resultados que você deseja.