Como aparecer no Google? Dicas para chegar às primeiras páginas

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Como aparecer no Google é a pergunta de 1 milhão de dólares. Afinal, quem não quer seu espaço no lugar mais concorrido da internet? Apesar de não ser uma tarefa fácil, ela é totalmente possível. 

Você chegou até aqui por ela, não é mesmo? E é  aqui que deve ficar! Neste artigo, mostraremos todas as práticas que aumentam suas possibilidades de não apenas aparecer, mas, sim, de chegar ao primeiro lugar. 

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Na verdade, se chegou neste texto, devemos dizer que já está um passo à frente da concorrência, porque conhecimento é tudo! Porém, a ação é ainda melhor. Vamos lá! 

Como aparecer no Google?

Para aparecer no Google, é fundamental:

  • otimizar o conteúdo para SEO.
  • escolher e fazer bom uso das palavras-chave
  • criar metas títulos e metas descrições atraentes 
  • utilizar links internos e externos 

Confira, em detalhes, abaixo, cada uma dessas estratégias! 

Otimizar os conteúdos para SEO

O primeiro passo para aparecer no Google é aplicar as práticas de SEO (Search Engine Optimization), ou, otimização para mecanismos de busca. Afinal, elas servem para os robôs encontrarem seu site e indexá-lo às primeiras páginas. 

Nesse caso, as principais técnicas envolvem: escrita de conteúdo, utilização de links, escolha e uso de palavras-chave, e até mesmo a otimização de imagens. 

Em relação às imagens, o ideal é seguir as práticas abaixo: 

  • arquivos JPEG, PNG ou GIF;
  • 151 KB de tamanho para imagens de alta resolução e 100 KB para imagens simples;
  • dimensões similares a 16:9 ou 4:3 e largura de 1024 pixels;
  • nomear a imagem, legendar e inserir texto alternativo com uma das palavras-chave do texto.   

Quanto ao SEO do conteúdo escrito, explicaremos melhor a seguir. Confira! 

Escolher e fazer bom uso de palavras-chave

Palavras-chave são os termos que o leitor insere na barra de pesquisa. Portanto, para um artigo ou site aparecer no Google, eles precisam tê-las. Porém, a escolha e o uso dos termos não são aleatórios. 

  • Uma dica quanto à escolha eficiente de palavras-chave é utilizar o Google Keyword Planner. Nessa ferramenta, você encontra as mais utilizadas, além de ficar por dentro de quais são as intenções do público-alvo. 

Descobriu? Use-as entre 8 a 10 vezes em um texto de 1000 palavras. Por tratar-se de uma estratégia, esse uso também não ocorre de forma aleatória. 

Então, leia até o final para saber mais sobre as melhores maneiras de utilizar as keywords. 

Criar meta títulos e meta descrições atraentes

Capriche no meta título e nas meta descrições, pois são os primeiros textos vistos pelos usuários. O leitor não irá abrir um artigo “mixuruca”, certo? Ele precisa ser instigado a lê-lo! 

Por isso, título e descrição devem (além de conter a palavra-chave no início) ser atraentes, chamativos e despertar curiosidade. Seja direto, dê um gostinho do que está por vir e mostre como o conteúdo pode ajudar quem o lê. 

Termos como guia, passo a passo, lista e dicas fazem bem esse papel. Porém, antes de usá-los, entenda se fazem sentido no texto. 

Atente-se também ao tamanho de cada um, para o usuário lê-los na íntegra: 

  • meta título: entre 55 a 60 caracteres;
  • meta descrição: entre 130 a 140 caracteres.

Utilizar links internos e externos

Os links, textos clicáveis que comumente aparecem no texto em azul, também são importantes. Saber como usá-los faz parte das técnicas de como aparecer no Google porque o site entende que aquele texto tem autoridade e é relevante. 

Por isso, insira de 5 a 10 links internos (do seu próprio site) e de 2 a 3 links externos (de sites confiáveis e relevantes). Em ambos os casos, o conteúdo deve levar o leitor a um texto que complemente a leitura.

Como ficar em primeiro lugar na pesquisa do Google? 

Para aumentar suas chances de ficar em primeiro lugar no Google, é indispensável aplicar estratégias de SEO em todo o conteúdo. Criar snippets (principalmente de lista e parágrafos de definição) também é uma boa tática. Além disso, anúncios pagos no Google melhoram  as possibilidades de chegar ao topo.

Quer entender mais sobre tais práticas? Continue lendo!

Snippets

Snippets são as caixas de respostas que aparecem no topo da página do Google e dão uma explicação completa à busca. Também chamadas de “posição zero”, são definições diretas, sucintas e bem definidas. 

Segue exemplo da pesquisa “Onde fica a Austrália”:

O snippet, portanto, é esse primeiro resultado, o qual responde a pergunta logo de cara, indo direto ao ponto. Nesse caso, o leitor não precisa abrir o site para tirar sua dúvida. Ele apenas o fará se estiver buscando algo além da intenção principal da pesquisa. 

Se quer saber como ficar em primeiro lugar no Google, entender sobre a caixa de resposta é indispensável. Afinal, o site prioriza textos que a contenham, pois, para ele, quanto mais rápido o usuário encontrar o que procura, melhor. 

Como fazer um snippet?

É simples! Após subtítulos com alguma das palavras-chave (de preferência uma pergunta), responda de forma direta, completa, e com um parágrafo contendo entre 45 a 50 palavras

Nada de enrolação, mistério, encheção de linguiça e de deixar pontas soltas. Foco na definição completinha, mas breve, ok? 

Palavras-chaves 

Sim, mais uma vez, as estrelas do conteúdo SEO: as palavras-chave! E não é sobre repetir sempre a mesma dica não, tá? 

É sobre usá-las e escolhê-las corretamente para os robôs do Google fixarem o seu texto na primeira página ao invés das outras milhares de centenas de artigos com o mesmo assunto. 

Nós falamos sobre elas no início do texto, mas, para fazer seu site ser encontrado no Google, principalmente em primeiro lugar, use-as em pontos estratégicos: 

  • no início do título e do meta-título;
  • no início da meta-descrição;
  • na introdução, de preferência no primeiro parágrafo;
  • em pelo menos um subtítulo;
  • na conclusão/CTA

Conteúdo informativo 

Agora, seremos mais sinceros do que nunca. Não adianta te darmos todas as respostas para “como fazer meu site aparecer no Google?”, você consegue colocá-lo lá, e, quando o usuário finalmente entra… Cri-cri-cri. Ele sai com mais dúvidas do que quando entrou. 

Saiba que o Google é muito esperto. Ele preza por conteúdos completos, informativos, dinâmicos, os quais supram todas as necessidades do leitor. 

Uma dica prática: 

Ao escrever um texto, faça a seguinte dinâmica: faça de conta que os usuários só têm direito a entrar em uma página por pesquisa. Por isso, seu conteúdo deve ter todas as informações relevantes àquele assunto. 

Além de torná-lo mais rico e ganhar a confiança de quem lê, o site de busca entende 2 pontos: 

  1. Os leitores gostam do que encontram. Por isso, permanecem um bom tempo na página, significando que o conteúdo é relevante. 
  2.  Sendo assim, além de não saírem rapidamente, também não abrem outros sites, significando que o conteúdo é completo. 

Caso se pergunte o que isso tem a ver com como ficar em primeiro lugar na pesquisa do Google, nós explicamos: Um dos fatores para conseguir esse lugar é a relevância e credibilidade do site. Os dois pontos acima darão isso a ele! 

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são, de fato, uma maneira fácil e rápida de fazer o artigo ou a empresa aparecer no Google. O site prioriza quem paga a ele. Simples assim! 

Porém, é fundamental arrumar a casa antes de receber a visita. A propósito, não há problema nenhum em investir em anúncios. Por outro lado, não há vantagens em aplicar esforços (e dinheiro) em um site desinteressante e que não converte. 

A seguir, explicaremos melhor como você pode usar essa estratégia a seu favor. 

Como anunciar no Google e ficar no topo?

Para anunciar no Google, crie uma conta no Google Ads e monte uma campanha de anúncios de acordo com os seus objetivos, público-alvo e possibilidades financeiras. Porém, antes de seguir esses passos, organize seus produtos, descrições, imagens e conteúdo escrito. Assim, as chances de conversão no anúncio aumentam significativamente. 

Com tudo o que leu até aqui, já sabe como funciona o mecanismo de busca do Google, não é mesmo? Elas também são importantes no momento de criar um bom anúncio. Afinal, ao criar uma conta no Google Ads, precisará usar muito bem as palavras-chaves, por exemplo. 

Além disso, você deve: 

  • criar um título chamativo, direto, e que desperte curiosidade. Uma forma de provocar o leitor é citar promessas que toquem em suas dores;
  • faça uma descrição completa e direta sobre o seu conteúdo, produto ou serviço;
  • pensar muito bem no público-alvo;
  • analisar o anúncio dos concorrentes. Faça sempre melhor e mais rico!;
  • investir em uma campanha completa, com informações úteis; 
  • utilizar frases curtas, simples e diretas. Nada de firulas.

Essas são as orientações gerais de como fazer sua empresa aparecer no Google por meio  de anúncios. Contudo, há empresas de SEO especializadas com as quais você pode contar. 

A criação de uma campanha, de início, parece um bicho de sete cabeças. São vários detalhes técnicos, informações, práticas estratégicas, etc. E, como se trata de investir dinheiro, vale considerar o auxílio de especialistas. 

Como melhorar a visualização no Google?

Para melhorar a visualização no Google, conheça o algoritmo do buscador e siga as práticas sugeridas por ele em relação ao SEO. Além de criar um conteúdo relevante, faça bom uso de palavras-chave e o otimize como um todo: imagens, meta título, meta descrição, e uso de links internos e externos. 

Percebeu como tudo o que citamos acima, foi apresentado neste artigo de como aparecer no Google? Isso porque criamos conteúdos baseado em todas essas premissas. Nesse caso, se aparecemos para você, é sinal de que elas dão certo!

Não é à toa que a Agência Papoca é expert em todos esses assuntos. Assim como não é à toa que você leu este artigo até aqui. Isso significa que precisa de auxílio! 

Então, se quer ter mais leads e vendas, além de mais visualizações, precisa de uma consultoria em SEO. Esperamos que tenhamos te ajudado hoje, é claro, mas saiba que podemos fazer muito mais.  

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