Como aumentar o tráfego orgânico e superar a concorrência?

como aumentar o tráfego orgânico

Saber como aumentar o tráfego orgânico de um negócio é um dos maiores desafios de quem atua no mundo digital. 

Foi o que mostrou um levantamento feito pelo  Leap KMPG em parceria com a Conversion.  Segundo ele,  60,5% dos profissionais de marketing consideram a geração de leads qualificados o maior desafio do dia a dia. Logo em seguida, com 46,6%, está a busca pela divulgação orgânica.

De fato, esta é uma tarefa que requer dedicação e paciência, já que, do outro lado, está o tráfego pago, disponível para cortar alguns caminhos e chegar na meta esperada. 

Porém, dentro do marketing digital há diferentes estratégias que podem ser aplicadas sem depender de um grande investimento financeiro. A principal delas está relacionada ao SEO.

Hoje, o Google é a principal ferramenta de pesquisa. Por isso, dedicar-se ao SEO significa ter um conteúdo otimizado para que a sua página tenha mais visibilidade na plataforma, o que gera mais chances de aumentar o volume de visitas. Contudo,  este não é o único caminho. 

E quais seriam essas outras alternativas?

Confira a resposta neste  guia completo, que vai te mostrar também  as tendências de mercado e terá dicas atualizadas de como aumentar o tráfego orgânico do seu site. 

Tráfego pago x tráfego orgânico

Ambos se referem aos visitantes que chegam ao seu site, porém, no tráfego pago, como o próprio nome sugere, é preciso um investimento para atrair os usuários. Links patrocinados, anúncios em redes sociais e Google Ads são as opções mais utilizadas e que garantem bons resultados imediatos.

Quando o assunto é tráfego orgânico no Marketing Digital, nos referimos àqueles que chegaram ao seu site ao clicarem em resultados não-pagos na busca. Ou seja, encontraram o seu conteúdo de forma espontânea. 

Divulgação orgânica significa pensar em longo prazo. Enquanto na opção paga você cria um ciclo no qual a verba precisa ser constante para manter os resultados altos, no orgânico você consegue fidelizar o seu consumidor porque estará trabalhando o seu conteúdo como um todo. E, o melhor de tudo: sem ficar refém de orçamento ou taxa por clique. 

Como aumentar o tráfego orgânico?

A melhor forma de aumentar o tráfego orgânico é investir na otimização do seu site. Para isso, é preciso estabelecer uma boa estratégia de SEO. Com essa prática é possível oferecer uma melhor experiência do usuário e conquistar melhores posições nos resultados de pesquisa do Google.

Por que investir em tráfego orgânico no marketing digital?

O principal motivo para investir em tráfego orgânico no marketing digital é conseguir atrair visitantes e construir uma boa relação com eles sem depender de verba. 

Entenda, não há problema em investir em tráfego pago, porém essa estratégia precisa ser feita com planejamento, apenas como um potencializador de resultados, não como o principal recurso de ranqueamento. 

Comprar uma palavra-chave no Google pode custar caro, dependendo do termo é capaz de chegar a algumas centenas de dólares. Vale a pena gastar esse dinheiro quando há uma opção bem mais econômica? Aposto que a sua resposta foi não!

Sem dúvidas, é um trabalho que exige paciência e contratação de uma equipe especializada. Mas com constância, é possível chegar nos resultados. 

Aqui estão algumas das vantagens do tráfego orgânico:

  • Maior autoridade: criar bons conteúdos, seguindo as práticas de SEO, faz com que você ganhe autoridade no nicho que ocupa. 
  • Mais oportunidades de negócio: é possível estimular uma boa relação com o consumidor e conquistar mais conversões. 
  • Consistência no tráfego: a divulgação orgânica se mantém por mais tempo e você não tem altos e baixos nas visitações. Posts orgânicos ficam no ranking dos buscadores por tempo indeterminado. 

Como aumentar o tráfego orgânico no Google?

Para aumentar o tráfego orgânico no Google, o primeiro passo é criar  conteúdos atrativos que respondam às dúvidas dos leitores. Potencializar o SEO do seu site também é importante. Além disso, vale caprichar nas suas estratégias de e-mail marketing, de inbound-marketing, UX e de guest posts.

Qual a melhor fonte de tráfego orgânico?

As 7 melhores fontes de tráfego orgânico para melhorar o posicionamento do seu site são:

  • SEO
  • E-mail marketing
  • Inbound Marketing
  • Conteúdo relevante
  • Redes Sociais
  • UX
  • Guest Posts

Abaixo falamos sobre cada uma delas

SEO (Search Engine Optimization)

Esta é uma das estratégias mais importantes para você que quer aumentar o tráfego orgânico do seu site. O SEO representa  o processo de otimização para que as pessoas encontrem com mais facilidade suas páginas nos buscadores.

Ele engloba um conjunto de boas práticas, como a otimização de palavras-chave, além de um acompanhamento constante das atualizações dos algoritmos do Google, etapas indispensáveis para quem quer ter crescimento orgânico. 

E-mail Marketing

Como você utiliza a sua base de contatos? Se você ainda não possui uma base de contatos, saiba que isso é fundamental para o rastreamento de quem tem interesse na sua marca. 

Não é necessário muito detalhe, as informações básicas de uma primeira conversão, por exemplo, já são o suficiente para que você consiga levar adiante a jornada do comprador.

Com esses dados em mãos, o próximo passo é manter um bom relacionamento com seus consumidores. Uma forma de fazer isso é por meio do disparo de newsletters com as principais novidades. Escolha com cuidado o que quer abordar para não cair em conteúdos desnecessários. Capriche no título, use imagens de apoio e estabeleça uma frequência.

Segundo uma pesquisa da Digital Commerce 360, em parceria com a Bizrate Insights, o e-mail marketing é a tática que mais influencia os usuários a realizarem compras. Entre os entrevistados, 43% afirmaram abrir e-mails de lojas pelo menos uma vez ao dia. Desses,  60% realizam compras motivadas pelas mensagens recebidas.

É por isso que você deve considerar esta ferramenta na sua estratégia de marketing orgânico.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a união de diversas estratégias para fortalecer a presença online da marca. Você deve estar se perguntando, mas qual é a diferença dele para o marketing tradicional?

É simples: no Inbound Marketing, conteúdo, SEO e redes sociais são fundamentais para atrair clientes com a ajuda dos canais online. 

Por isso, utilizá-lo é uma maneira interessante de investir na experiência de compra e também na percepção do seu negócio. Sendo assim, é possível melhorar resultados, aumentando tráfego orgânico e conversões de leads.

Conteúdo relevante

Para melhorar a sua divulgação orgânica você precisa conhecer a sua persona, afinal, de que outra forma é possível resolver as dores, responder as dúvidas e entender as necessidades de quem visita o seu site? 

Mergulhar no perfil de quem te visita vai te ajudar a ser mais assertivo no seu conteúdo, o que também impulsiona os resultados de SEO.  Isso porque o Google quer entregar as melhores respostas em suas buscas. Se o seu conteúdo não for completo e esclarecedor, sua página não aparecerá nos resultados.

Mas se você tiver um conteúdo relevante, que informe e agregue valor ao usuário, isso trará autoridade ao seu site e ele será melhor ranqueado. Essa é uma dica valiosa para aumentar o tráfego orgânico.

Para saber mais sobre como melhorar a qualidade do que você publica, que tal assistir a esse vídeo sobre storytelling? 

Redes sociais

Uma dica valiosa: use as redes sociais a seu favor! Elas são um espaço de interação e divulgação que precisa ser explorado com conteúdos ricos e de interesse da sua persona. Compartilhar sobre o que for produzido no seu site é uma forma eficaz de trazer mais tráfego orgânico. 

As opções são muitas: Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest, Tiktok… avalie quais delas conversam melhor com o seu público. Faça posts regularmente, isso aumenta o interesse na sua empresa. E lembre-se de inserir o link de redirecionamento para o seu site. 

UX 

User Experience, ou simplesmente UX, é a forma de atrair e manter os usuários engajados com o seu negócio. Por isso, é preciso considerar como é possível melhorar a experiência do usuário enquanto ele está navegando pelo seu conteúdo

Carregamento lento, imagens que não abrem, redirecionamento errado, são alguns exemplos que comprometem a visita e podem fazer com que aquele possível comprador não retorne ao seu site. 

A dica é: se você quer investir em marketing orgânico, monitore a usabilidade e a velocidade das suas páginas, além disso, avalie a responsividade

Guest posts

Um guest post é a troca de conteúdos entre dois sites parceiros. Você também deve conhecê-los por artigos de convidados.  Essa prática é pensada para trazer mais autoridade à página e é geralmente feita por especialistas no assunto a ser abordado. 

A estratégia é interessante para trazer um público engajado e qualificado para a conversão. Ter o seu site citado num site parceiro faz com que o Google entenda que  você gera um conteúdo de valor.

Mas é preciso considerar quais parcerias valem a pena serem feitas e quais estão alinhadas com o seu negócio. 

Como aumentar o tráfego orgânico no Instagram?

Para aumentar o tráfego orgânico no Instagram é preciso diversificar o conteúdo, ter um feed coeso, interagir com o público e ter frequência de postagem. Esta é uma rede com muito engajamento, por isso, considere também colocar hashtags, incentivar a interação por meio de call to action e ter uma biografia atrativa. 

Agora que você já aprendeu a aumentar o tráfego orgânico do seu site usando o marketing digital, coloque as nossas dicas em prática e atraia mais visitantes sem depender do tráfego pago. 

Você sabia que a Papoca possui uma consultoria de marketing digital que faz um diagnóstico completo da sua empresa e, a partir disso, investe em caminhos certeiros para chegar ao seu objetivo? Para alcançar resultados ainda melhores, considere ter uma empresa especializada como a nossa ao seu lado. 

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