10 dicas de como conquistar clientes novos para seu negócio digital

como conquistar clientes novos

Abriu um novo negócio? Então você deve estar se perguntando como conquistar novos clientes e quais são os caminhos mais eficazes para se consolidar junto ao público-alvo e aumentar a visibilidade da marca.

Independentemente de qual seja o ramo da sua empresa, provavelmente você terá que abrir os olhos para as possibilidades existentes no mundo digital. 

Não importa se você presta serviço ou tem uma pequena loja on-line, é fundamental saber utilizar os recursos e canais disponíveis na internet para posicionar a marca de forma estratégica, ser visível pelo seu público e conseguir, enfim, o volume de vendas esperado.

CTA

Nesse contexto, as ações de marketing são variadas, com campanhas em redes sociais, e-mail marketing e nos principais buscadores de pesquisa, como o Google.

Diante disso, vamos mostrar como uma boa estratégia de conteúdo pode fazer a diferença em todos esses canais e também ser a conexão mais eficiente e criativa entre uma marca e seus clientes. 

Ficou curioso? Então confira nossas 10 dicas de como conquistar clientes novos para seu negócio online!

Como conquistar clientes novos?

Afinal, como atrair novos clientes para fechar negócio com sua marca? Um caminho eficiente para conquistar seus objetivos é por meio do marketing de conteúdo combinado a diferentes canais digitais. 

E, para a implementação dessa estratégia voltada para a criação de conteúdo, algumas dicas são fundamentais, como:

  1. Segmente o público da marca
  2. Desenhe a jornada do cliente
  3. Preste um atendimento personalizado
  4. Invista em diversos canais
  5. Monte uma estratégia de SEO
  6. Capriche na criação de conteúdo
  7. Não se esqueça dos anúncios
  8. Tenha um site otimizado
  9. Monitore resultado
  10. Readapte sua estratégia

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

1. Segmente o público da marca

A primeira dica de como atrair clientes pela internet é saber  quem eles são e onde encontrá-los. Para isso, é preciso segmentar o seu público.

Um passo importante nesse processo é a criação de uma persona. Esse recurso consiste em um cliente fictício e com características específicas que servem de referência para o público-alvo.

A persona deve ter  nome, idade, carreira profissional, hobbies, gênero e mais uma série de atributos que a transformam em um consumidor ideal da marca.

Ao ter esse modelo como referência, será possível entender quais os canais mais utilizados, principais horas de navegação e dores do seu público. Assim fica muito mais fácil  tornar a marca visível e de ter uma relação direta com ele, não é verdade?

2. Desenhe a jornada do cliente

Os dados adquiridos com a segmentação do público já permitem o desenho da jornada de compra do cliente. E se você quer saber como conquistar clientes novos, esse recurso é imprescindível. 

Afinal, é esse mapapap que vai orientar as decisões em suas campanhas de marketing, pois as características da interação entre ele e a marca dependem do estágio que ele se encontra nessa jornada.

As etapas são o momento de:

  • conscientização de que ele tem um problema e precisa ser resolvido;
  • interesse em resolver o problema e nas soluções apresentadas pela marca;
  • consideração entre concorrentes e definição dos benefícios da compra;
  • compra e fechamento do negócio;
  • fidelização e relacionamento pós-venda.

3. Preste um atendimento personalizado

Como encantar clientes no primeiro contato? Sabemos da importância da primeira interação que o consumidor  tem com uma marca, não é verdade? Uma experiência ruim pode gerar um rompimento definitivo e fazer com que ele caia no colo do concorrente. 

Portanto, o objetivo não só no primeiro atendimento, mas em todos os pontos de interação, é a personalização e atenção às dores do consumidor. 

Afinal, as pessoas gostam de se sentir especiais  e perceber que a empresa realmente entende suas necessidades e possui a solução certa para suas demandas.

Para concretizar um bom atendimento, portanto, é fundamental contar com o apoio de uma persona rica em detalhes, além de perceber em que estágio da jornada de compra encontra-se o cliente.

Se ele é novo no pedaço e acabou de conhecer a marca, pense em conteúdos e interações menos invasivas. Já se ele é lead e proativamente demonstrou interesse nos seus produtos, envie ofertas e condições especiais via e-mail!

4. Invista em diversos canais

A internet é rica em canais de comunicação e marketing entre o público e as marcas. Por isso, enxergue o potencial de cada um deles e utilize-os de forma estratégica para interagir com o seu consumidor.

Um conteúdo introdutório sobre o universo da marca, no qual a solução da empresa é apresentada de maneira sutil, é uma ótima pedida para o possível cliente que ainda está no topo do funil de vendas.

Por outro lado, ofertas via email ou Whatsapp, por exemplo, são interessantes para aquele lead que já está à beira de fechar negócio.

5. Monte uma estratégia de SEO

E como aparecer em primeiro lugar no Google? O topo dos resultados de pesquisa nos principais buscadores são uma vitrine e tanto para qualquer negócio digital. E esse espaço pode ser alcançado por meio de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

SEO é um conjunto de estratégias e pré-requisitos para que uma página seja bem ranqueada nos principais motores de busca, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. 

Em resumo, a ideia por trás da otimização de sites com SEO é torná-los mais visíveis ao público quando eles pesquisam uma palavra-chave estratégica para a marca. Por exemplo, se você tem uma loja on-line de alimentos veganos congelados, a palavra-chave “alimentos saudáveis” é bem interessante para o seu negócio.

Dessa forma, com uma estratégia SEO bem feita, clientes em potencial vão encontrar conteúdos de sua ao pesquisar pelo termo no Google.

Dentre os principais requisitos de um bom SEO, estão:

  • criar conteúdos de qualidade para sites e blogs;
  • contar com um site responsivo e seguro que se adapte a outros dispositivos, em especial, smartphones;
  • colocar links e menções em outros domínios;
  • conquistar autoridade para falar dos assuntos presentes no conteúdo
  • ter um bom volume de conteúdo, e por aí vai.

Esses parâmetros têm referência no EEAT Google Update (a sigla EEAT é de “Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust”, que traduzido é “Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiança), que é o método de avaliação da Google para definir o nível de utilidade e relevância das páginas e conteúdos. 

Portanto, os criadores de conteúdos precisam seguir essas e outras diretrizes para serem bem ranqueados em uma pesquisa. 

O mais legal é que essa estratégia de SEO associada ao marketing de conteúdo é extremamente eficiente e adquire tráfego orgânico para os sites da sua marca. Isso é, não há a necessidade de investir em promoção de anúncios pagos para ter retorno de acessos e, claro, conquistar novos clientes.

Viu como conquistar clientes novos com eficiência é algo ao alcance de qualquer marca no mundo digital? 

Caso você precise de um empurrãozinho, entre em contato com a Agência Papoca para saber como podemos ajudá-lo a conquistar mais clientes por meio da otimização de seu site e técnicas de SEO.

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados