Como descobrir as palavras-chave dos concorrentes? [GUIA]

como descobrir palavras-chave do concorrente

Conseguir se destacar no mundo on-line não é uma tarefa fácil. Isso porque é preciso competir arduamente com negócios da mesma área de atuação que a sua. Nesse sentido, é bom saber quais termos eles usam para aparecer nas pesquisas, para criar conteúdos que interessem aos visitantes do site. 

Porém, como descobrir as palavras-chave dos concorrentes, afinal? Bem, atualmente existem diversas ferramentas para este fim, algumas delas com funcionalidades gratuitas. 

Quer aprender quais são e como usá-las? Então continue lendo para conferir também dicas de como identificar seus competidores e ainda ferramentas para descobrir as keywords da sua área!

Como descobrir quem são seus concorrentes?

É bem fácil descobrir quem são seus concorrentes. Basta identificar as empresas que oferecem os mesmos produtos/ serviços que você. Não se esqueça de incluir a mesma faixa de preço e canais de venda e marketing na análise. 

Você pode fazer isso procurando por negócios semelhantes on-line ou com análises de mercado. Essa última opção é ótima para entender como os clientes percebem a concorrência, inclusive. 

Nas pesquisas on-line, é interessante focar em sites que produzem o mesmo conteúdo que você e aparecem nos primeiros lugares da SERP — a página de resultados. São com elas que você terá que competir. 

Para compreender melhor, imagine uma loja de roupas. Para descobrir quem são os concorrentes dela, basta procurar pelo tipo de peça que vende — como moda praia — e checar quais aparecem primeiro na SERP. Fácil, não é?

Por que é importante descobrir as palavras-chave dos concorrentes?

Saber quais palavras-chave a concorrência auxilia na criação de conteúdos interessantes para o site. Esse processo ajuda a identificar o que os usuários consomem para criar páginas que chamem sua atenção no meio de centenas de outras e ainda mostra o que pode ser feito de diferente para se destacar. 

Além disso, as keywords são parte fundamental das estratégias de SEO on-page, que são ações feitas no próprio site para otimizar o ranqueamento dele, como uso das palavras-chave certas, meta title, URL e meta description

Ou seja, fazer com que os buscadores identifiquem um link como relevante e o mostrem para os usuários. O SEO off-page, por sua vez, são ações externas que visam aumentar a autoridade, como link building. 

Vale destacar que SEO on-page e off-page são extremamente importantes, pois agem de maneiras diferentes para fazer um site ou blog ser entendido como relevante pelos mecanismos de busca. Portanto, devem ser utilizadas em conjunto. 

E aí, quer saber como fazer a busca por palavras-chave usadas pela concorrência? Então continue lendo e confira quais ferramentas usar!

Como descobrir as palavras-chave dos concorrentes? 

É possível descobrir as palavras-chave do concorrente com estas ferramentas:

  • Ahrefs; 
  • SEMRush; 
  • Google Keyword Planner. 

Confira como cada uma delas funciona a seguir!

1. Ahrefs

A primeira opção de ferramenta para descobrir as palavras-chave da concorrência é a Ahrefs

Ao acessá-la, é preciso apenas informar o endereço do site do concorrente e procurar pelo campo palavras-chave orgânicas — as que são mostradas naturalmente. Nele, você encontra os termos usados pela página recentemente e qual a posição deles na SERP. 

O ponto negativo é que essa ferramenta é paga e os valores são cobrados em dólar. Logo, ela não é uma opção barata, tornando-a pouco acessível para negócios de pequeno e médio porte. 

2. SEMRush 

A segunda opção é o SEMRush, uma das ferramentas de busca de palavras-chave mais populares. O processo aqui é o mesmo da opção anterior, basta copiar o endereço do concorrente e filtrar para mostrar as keywords orgânicas. 

Uma vantagem é que essa ferramenta conta com algumas funcionalidades, como pesquisa de palavras-chave dos concorrentes, na versão gratuita. Porém, ele não entrega uma análise completa, mostrando um número limitado de keywords por vez.

3. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta de palavras-chave do Google. Ao acessá-lo, clique na opção começar por um site e informe o endereço da concorrência. 

Feito isso, você tem acesso a sugestões de keywords usadas por ele, uma média do volume de busca de cada uma e até o nível de concorrência pelos primeiros lugares. 

O ponto positivo é que essa é uma ferramenta gratuita, mas os dados apresentados não são tão precisos quanto as outras opções.

Independentemente de qual você escolher, o próximo passo é procurar as palavras-chave que fazem sentido com o seu negócio e explorá-las para criar conteúdos de qualidade. 

Como descobrir as palavras-chave da minha área? 

É possível descobrir as palavras-chave da sua área usando estas 2 ferramentas gratuitas do Google:

  • Google Trends;
  • navegador do Google. 

Veja como a seguir!

1. Google Trends 

A segunda opção é o Google Trends. Com ela, você pode pesquisar pela sua área e ver o que as pessoas buscam relacionados a ela on-line. 

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e quer produzir conteúdos sazonais, é interessante procurar por roupas de frio e conferir o que os usuários querem saber sobre esse assunto. 

Você ainda pode comparar duas keywords para descobrir qual tem um maior volume de buscas. A ferramenta também dá uma lista de pesquisas relacionadas que podem ser usadas como palavras-chave secundárias ou até mesmo na criação de novos conteúdos. 

2. Navegador do Google 

A página de pesquisa do Google é uma ótima maneira de descobrir as palavras-chave da sua área. Para isso, basta pesquisar por termos relacionados ao que você oferece e conferir o que aparece primeiro. 

Aproveite o campo, as pessoas também perguntam para encontrar palavras-chave relacionadas que também podem ser usadas nos seus conteúdos para atrair visitantes.

Agora que você já sabe como descobrir as palavras-chave do concorrente e a importância de fazer isso, não deixe de usar as ferramentas que indicamos aqui no seu dia a dia. 

Quer otimizar seu site e competir pelas primeiras posições do Google? Então não deixe de utilizar as ferramentas que indicamos neste artigo no seu dia a dia. 

Caso precise de ajuda para montar uma estratégia de SEO matadora, saiba que pode sempre contar com a Agência Papoca para fazer uma análise competitiva completa dos seus concorrentes e criar conteúdos relevantes para o seu site. 

Entre em contato conosco e confira o que podemos fazer pelo seu negócio!

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