Como fazer SEO para imagens? Passo a passo completo!

como fazer seo para imagens

Carol está treinando para participar de uma prova de corrida de rua e precisa comprar um tênis, pois o seu está gasto, e ela não quer se lesionar. Antes de comprar, decidiu pesquisar algumas marcas no Google, pois sabe que existem vários modelos e preços.

Pesquisar por imagens de tênis e conhecer suas características vai ajudá-la a escolher o modelo ideal. Por isso, as marcas que aparecerem no topo do Google terão mais visibilidade, podendo influenciar a corredora na decisão de compra. E para ranquear nessa posição, é preciso saber como fazer SEO para imagens.

Portanto, as empresas que souberem utilizar as técnicas de SEO, de forma certa, e otimizar as imagens nos sites conseguirão performar melhor para os mecanismos de busca do Google Imagens. Com isso, poderão receber mais tráfego orgânico e gerar mais vendas. 

Quem tem um site e quer posicioná-lo melhor no Google para atrair potenciais clientes como a Carol, deve ajustar suas imagens com as melhores práticas de otimização.

Neste artigo, preparamos um guia prático para donos de sites e profissionais de marketing digital aprenderem como fazer SEO para imagens e usar estratégias adequadas para ranquear no Google. Se ficou interessado, continue com a gente. Boa leitura!

O que é SEO para imagens? 

Antes de aprender como fazer SEO para imagens é essencial entender o conceito de otimização dessa mídia, que ajuda a contextualizar os conteúdos dos sites para os usuários terem uma melhor experiência nas pesquisas.

O SEO para imagens é uma estratégia usada para melhorar o desempenho e o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca do Google. Com uma melhor visibilidade do site, o tráfego orgânico cresce, atraindo potenciais clientes.

Além da otimização de imagens ajudar os robôs do Google a rastrearem as imagens e exibirem aos usuários o que elas mostram, essa técnica contribui para melhorar a velocidade de carregamento do site. Com isso, a pontuação de PageSpeed Insights aumenta, o que é bom, pois é um ponto relevante para SEO.

Para os rastreadores identificarem as imagens dos sites, é crucial aplicar técnicas de SEO específicas: nomear arquivos de forma correta, reduzir as figuras para o tamanho certo, adicionar e otimizar o alt text, entre outras ações. Tudo isso mostraremos a seguir.

Como ranquear imagens no Google? Técnicas 

Para seu site ter mais visibilidade nos mecanismos de busca, é preciso usar as técnicas de otimização de SEO a seguir. Elas mostrarão como ranquear imagens no Google.

Então, prepare-se para aprender como fazer SEO para imagens! Aproveite para anotar e colocar em prática!

1- Imagem adequada

Na hora de definir as imagens do seu site, é importante escolher as melhores fotos para contextualizar o conteúdo. Afinal, elas serão o chamariz para o público clicar no seu canal. 

Por isso, se puder, tire suas próprias fotos e aproveite para dar um ar de exclusividade.

No entanto, se preferir, use bancos de imagens gratuitos, como Unsplash e Pixabay. Essas plataformas possuem variedades de fotos, de diferentes segmentos, que vão ajudá-lo na sua escolha. 

Seja com imagens exclusivas ou de bancos, use sempre fotos de qualidade que sejam diferentes das utilizadas pelos concorrentes.

2- Nome de arquivo

Nomear uma imagem com SEO é um processo de otimização simples, porém requer atenção para fazer da forma certa. 

Na hora de colocar o nome, é melhor escolher um que seja significativo e permita que os mecanismos de busca do Google identifiquem o que quer dizer. 

Lembre-se: os rastreadores do buscador são excelentes para entender os textos, mas ainda estão aprendendo a ler imagens. Assim, quanto mais objetivo e descritivo o seu arquivo for, melhor será o entendimento da sua imagem.

Além disso, o nome do arquivo é um fator de ranqueamento relevante para os Googlebots. Desse modo, seguir essa orientação é importante para quem tem site e deseja se posicionar melhor nos resultados de pesquisa.

3- Tamanho da imagem

Para otimizar suas imagens para o Google, é preciso atentar para o tamanho dos arquivos. Quanto mais pesados forem, mais lenta será a velocidade para carregar as páginas.

Lembre-se: sites lentos tornam a experiência do usuário negativa, além de aumentar as chances de obter uma classificação ruim nos resultados de busca do Google.

Então, para evitar que isso aconteça, procure manter suas imagens abaixo de 100kb e com qualidade. E se precisar, use o Photopea para ajustar o tamanho delas.

4- Dimensão da imagem

A dimensão da imagem ajuda a oferecer uma boa experiência ao usuário e permite que o Google faça uma boa leitura da sua página. 

Por isso, escolha imagens com dimensões 16:9 ou 4:3. Essas são as proporções encontradas em boa parte das fotos do Google Imagens, pois são as que ranqueiam melhor.

E quanto à largura da imagem, mantenha 1024 pixels, ela ajuda a preservar um padrão da organização.

5- Textos na imagem

Evite colocar um volume grande de texto nas imagens, pois os rastreadores do Google não conseguem ler este conteúdo.

Outra indicação do buscador é que os textos relevantes estejam em HTML e que tragam contexto para as imagens. Assim, os robôs conseguem identificá-las e, claro, posicioná-las melhor nos resultados de pesquisa.  

E se usar infográficos no seu texto, é fundamental que estejam acompanhados de informações úteis, que expliquem o conteúdo e ofereçam o contexto que o buscador exige.

6- Contexto da imagem

Posicionar a imagem em um local adequado e relevante no conteúdo auxilia os algoritmos do Google a entenderem o contexto dela e a ranquear melhor as fotos nos resultados de pesquisa.

Lembra que a Carol, a nossa corredora, está pesquisando os melhores tênis, preços e características para definir qual modelo vai comprar para a corrida que vai participar? 

Então, se você possui um site esportivo, com um conteúdo que fala sobre tênis, lembre-se desta dica de contexto de imagem na hora de inserir suas fotos.

Nesta hora, a descrição alternativa, que citamos no tópico anterior, vai ajudar o Google a analisar se o parágrafo escolhido para inserir a imagem de tênis tem informações relacionadas à foto. 

7- Legenda da imagem

As legendas são um bom recurso para usar nas imagens, pois são muito lidas pelo público. Além disso, ajudam os robôs do Google a coletarem informações e interpretarem as fotos dos conteúdos.

Usar legendas curtas abaixo das imagens auxilia o leitor a entendê-las melhor e a ter uma boa experiência no site. 

Então, se quiser que uma imagem ranqueie no Google, use a palavra-chave na legenda e informações que complementem o conteúdo.

8- Engajamento com a imagem

Imagens originais, exclusivas e impactantes despertam a atenção do público para clicar nelas, informam sua relevância aos robôs do Google e aumentam as chances de levar usuários para seu site.

Então, na hora de escolher as imagens para ilustrar seu conteúdo, considere essas dicas. E não deixe de otimizar suas figuras com as técnicas de SEO que aprendeu aqui.

Lembre-se: pessoas como a Carol estão apenas esperando encontrar boas imagens de tênis ou outros produtos nas pesquisas para decidir o que comprar. 

9- URL da imagem

Os donos de site e especialistas de SEO precisam organizar a URL dos arquivos de mídia, de forma lógica, objetiva e otimizada, para o Google Imagens entender os detalhes das fotos. 

Quanto mais ágil este processo ocorrer, melhor será para o buscador compreender a relevância das imagens e posicioná-las nos primeiros resultados de pesquisa para os usuários terem acesso.

10 – Sitemap da imagem

De nada adianta aplicar as estratégias de otimização de imagem acima, se o seu site não estiver organizado para as fotos serem identificadas pelo Google.

Criar o sitemap da imagem ou mapa do site com todas as URLs das fotos do seu site vai ajudar o Google a encontrá-las e melhorar o desempenho nos mecanismos de pesquisa.

Este recurso é vital para o SEO das suas páginas, pois  fornece informações importantes aos rastreadores, a ordenação dentro do seu site e como os robôs devem ler os conteúdos.

Como nomear uma imagem com SEO?

Para nomear uma imagem com SEO, é preciso salvar os arquivos das fotos com nomes descritivos, objetivos e que ajudem a contextualizar o que devem mostrar para os rastreadores do Google. Este processo de otimização já começa durante a seleção das imagens a serem utilizadas no texto.

Então, na hora de nomear suas imagens, siga as orientações abaixo:

  • use a palavra-chave conforme a imagem. Ela irá facilitar a leitura e otimização, além de aumentar a relevância do seu site para os robôs do Google;
  • crie um nome descritivo para seu arquivo de imagem, que ajude a contextualizar o que a foto representa;
  • escreva os nomes dos arquivos com letras minúsculas. É uma forma de evitar erros de digitação;
  • separe cada palavra por hífen (-). Essa estratégia contribuirá para que os rastreadores interpretem melhor sua imagem.

O que são alt tags e alt text?

Entender o que são alt tags e alt text (texto alt) vai auxiliá-lo a otimizar de forma adequada as imagens do seu site e ranquear melhor nos resultados de pesquisa do Google. 

Alt tags, alt text (texto alt) e atributos alt de imagem são maneiras diferentes que os especialistas de SEO nomeiam a descrição alternativa para uma imagem. Contudo, as três opções têm a mesma finalidade: detalhar o conteúdo de cada figura do seu site para ser encontrado pelo buscador. 

O alt text é parte do código HTML de uma tag de imagem, sendo considerado pelo Google como o critério mais relevante para fazer SEO para essa mídia.

Ele auxilia usuários com deficiência visual, que utilizam leitores de tela, a entender os conteúdos dos sites. Além disso, esses textos descritivos aparecem quando o navegador não consegue baixar o arquivo da imagem por alguma razão.

Apesar do alt text não ser algo complexo de fazer, é importante dar uma atenção especial quando for escrevê-lo, pois ele ajudará a classificar sua imagem na pesquisa do Google Imagens.

Por isso, procure descrever suas imagens de forma objetiva, detalhada, breve, específica e usando as palavras-chave adequadas, conforme o tema da página.

Para saber como fazer uma boa descrição de alt text para suas imagens, assista ao vídeo:

Como encontrar imagens com problemas no seu site? 

Com as estratégias de otimização de imagens acima, daqui para frente será mais fácil mostrar ao Google a importância do seu site para posicioná-lo melhor nos resultados de busca.

Entretanto, mesmo com as ações que aprendeu para otimizar o SEO das suas imagens, ainda assim é possível encontrar fotos com problemas que prejudicam o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa. Se isso ocorrer, como identificar e corrigir essas falhas?

Existem ferramentas, como o SEO Spider, da Screaming Frog, que simulam o trabalho de rastreamento dos Googlebots e fazem vistorias completas de SEO técnico. Isto é, o recurso identifica e analisa vários problemas no site, inclusive nas imagens, para definir ações de otimização, consertar o que está errado e incrementar melhorias.

Com a versão gratuita, é possível rastrear 500 URLs do seu site. Já a paga, não tem limite de análise. Para usufruir do software, é preciso baixar o programa no seu computador.

Afinal, como fazer SEO para imagens?

Aprender estratégias de SEO para otimizar as imagens do seu site, de forma adequada, vai ajudar os robôs do Google a rastreá-las e fazer seu canal alcançar um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Ter mais visibilidade nas buscas dos usuários irá contribuir para o aumentar o tráfego do seu site e gerar boas oportunidades de negócio.

Para isso, donos de sites e profissionais de marketing digital precisam saber aplicar as estratégias de SEO para otimizar suas imagens.

Este guia completo mostrou que não existe fórmula mágica para fazer SEO para imagens e ranquear no topo do Google. Porém, com dedicação, conhecimento técnico e vontade de aplicar as estratégias certas, é possível obter melhores resultados nos mecanismos de pesquisa do Google.

Nossos especialistas em SEO têm todos esses atributos e podem ajudá-lo a otimizar as imagens do seu site no buscador utilizado pelos usuários. Que tal conhecer melhor a Agência Papoca? Nós podemos ajudar a aumentar a visibilidade do seu site e potencializar suas vendas!

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