Content pruning: como melhorar seu SEO removendo conteúdos?

content pruning

São muitas as estratégias que podem ajudar a aprimorar o desempenho de uma página web nos motores de busca, principalmente no Google. Uma das principais técnicas para beneficiar a estratégia SEO é o content pruning, que basicamente foca na otimização e melhoria da qualidade de conteúdos já existentes.

Neste artigo, vamos explicar o que é essa técnica, seus benefícios e como fazer as alterações para impulsionar sua estratégia SEO.

O que é content pruning e como usar para ter sucesso

Content pruning significa literalmente poda de conteúdo. Este é um processo estratégico que consiste na revisão, remoção e atualização de conteúdo tóxico ou obsoleto, duplicado ou de baixa qualidade que não agrega valor significativo em uma página.

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Vale reforçar que esse processo não é uma simples adição de um novo conteúdo, e sim a manutenção da qualidade e relevância do conteúdo já publicado.

Para que esta técnica de SEO aconteça de forma efetiva, uma análise detalhada do conteúdo da página web é realizada, sendo que as informações antigas são removidas, atualizadas ou reorganizadas.

O principal objetivo desta otimização é melhorar a relevância e a qualidade geral de um site, o que pode resultar em melhores classificações nos motores de busca.

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A importância do content pruning para SEO

Já entendemos que os motores de busca priorizam sites com conteúdo de qualidade, relevantes e atualizados, certo?

Exatamente por isso  fazer o contente pruning no SEO é tão importante. Isso porque ao podar o conteúdo você está ajudando os mecanismos de busca a entenderem que sua informação é qualidade, garantindo melhores qualificações nos resultados de pesquisa. Confira outros pontos importantes para o content pruning no SEO:

  • Eliminando a redundância, é possível evitar problemas de conteúdo duplicado, que prejudicam a classificação nas ferramentas de buscas.
  • Ao otimizar um conteúdo, é possível focar nas palavras chave, que realmente importam para o seu público-alvo, e que geram maior tráfego qualificado.
  • É possível manter a taxa de permanência no seu site, já que o conteúdo está mais relevante e atualizado.
  • Ser reconhecido pelos mecanismos de busca como uma fonte confiável de informações.

Limpeza de backlinks tóxicos como estratégia de content pruning

Um backlink é um link estrategicamente colocado no texto para guiar o leitor a uma página ou conteúdo relevante. Seu objetivo é aumentar a visibilidade e gerar tráfego de qualidade de uma página.

E já que no content pruning estamos falando de limpeza de conteúdo, não podemos nos esquecer de fazer a limpeza dos backlinks tóxicos. Remover links de sites não confiáveis ou de má reputação que apontem para o seu site é essencial para que a estratégia funcione.

Esses backlinks tóxicos podem ser os culpados por um mau posicionamento no tráfego orgânico. Eles prejudicam a credibilidade do seu site e afetam negativamente os rankings nos motores de busca.

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Quais os benefícios do content pruning?

  • Melhora a experiência do usuário: remover ou aprimorar conteúdos irrelevantes ou de baixa qualidade tornará seu site mais limpo, organizado e relevante, proporcionando uma experiência positiva ao usuário. Isso também resultará em maior tempo de permanência e engajamento.
  • Aumenta a visibilidade nos motores de busca: ao otimizar a qualidade do conteúdo, a página passa a enviar “sinais positivos” aos motores de busca, automaticamente aumentando a visibilidade e a classificação do site e melhorando seu desempenho geral.
  • Relevância constante: quando falamos de um ambiente digital, a relevância pode ser a chave para o sucesso. A poda de conteúdo garante que o site permaneça atualizado, alinhado com os objetivos da empresa e relevante para seu público-alvo e motores de busca.

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Por que fazer o content pruning com periodicidade?

Levando em consideração que a internet está em constante evolução, nem precisamos falar que os algoritmos de busca e as tendências de mercado e do usuário também acompanham essa tendência, não é mesmo?

É a periodicidade na poda de conteúdo que vai garantir que o site esteja alinhado com essas constantes mudanças e evoluções, de forma a se manter relevante e competitivo. Tenha em mente que a frequência da poda é tão importante quanto a própria prática.

Como fazer o content pruning?

  • Faça uma auditoria de conteúdo: o primeiro passo para realizar essa estratégia de forma efetiva é realizar uma auditoria de todo o conteúdo da sua página web. A partir daí, identifique os conteúdos obsoletos que não geram mais tráfego, têm uma alta taxa de rejeição ou que já não são mais relevantes para sua audiência, ou não estão mais alinhados com os seus objetivos.
  • Analise o desempenho da página: utilize ferramentas de análise para obter informações detalhadas sobre o desempenho do site. Leve em consideração métricas como o tempo na página, número de visitas e conversões.
  • Elimine ou otimize o conteúdo: após identificar o conteúdo obsoleto ou de baixa qualidade, você tem duas opções: remover completamente o conteúdo que não acrescenta mais valor ou otimizá-lo para satisfazer as necessidades e expectativas atuais dos usuários.
  • Monitoramento Contínuo: como já mencionado anteriormente, a poda de conteúdo deve ser uma prática contínua, ajustando-se conforme as mudanças do ambiente digital.
  • Desautorização de Backlinks tóxicos: para a limpeza destes conteúdos de baixa qualidade, utilize ferramentas especializadas como Ahrefs, Semrush ou mesmo o próprio Search Console do Google.

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O content pruning é uma prática essencial para manter a qualidade e a eficácia de uma página web. Como vimos, é essencial dedicar tempo para revisar, atualizar e remover conteúdo com periodicidade e garantir que essa estratégia de SEO esteja sempre alinhada com as melhores práticas e demandas do mercado.  

Você já tinha escutado sobre essa estratégia de seo? Acha que seu site poderia melhorar seu posicionamento desta forma? Quer saber como fazer isso de maneira correta e eficiente?

Nós, da Papoca, podemos analisar seu caso e ajudar a melhorar a visibilidade da sua página de maneira estratégica e personalizada. Aqui, você encontra profissionais especializados em SEO para te auxiliar a sair na frente da concorrência.

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