Você já se questionou sobre o que é Meta Description? Pois é praticamente impossível começar a produzir conteúdos para a internet sem se deparar com esse termo.
Para resumir, sabe aquele textinho que aparece embaixo do título da página quando você pesquisa qualquer dúvida na internet? Pois é, aquilo é a meta descrição.
E como tudo relacionado ao marketing digital, esse elemento exerce uma grande relevância na quantidade de visitantes que um site ou blog recebe. Por isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprende:
- o que é Meta Tag Description;
- qual a importância dessa ferramenta;
- o número de caracteres da Meta Description;
- dicas para escrever uma.
E aí, vai perder tempo? Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre Meta Description e aumente as visitas ao seu site!
O que é Meta Description ou meta descrição?
A Meta Description — ou simplesmente meta descrição em português — é um dos principais elementos do SERP — o Search Engine Results Page. Na prática, trata-se de um pequeno texto que aparece logo abaixo do título de uma página. O seu objetivo é chamar a atenção dos usuários e convencê-los a clicar no link.
Porém, a meta descrição não é utilizada pelo Google para ranquear os sites. Na verdade, ela é mais voltada para os usuários. A aqui intenção é convencer as pessoas a dar uma chance ao seu site.
Ficou claro o que é Meta Tag Description? Então siga com a leitura e entenda quais as diferenças entre ela e o Meta Title!
Qual a diferença de Meta Title e Meta Description?
Sim, Meta Title e Meta Description não são a mesma coisa. Na prática, o Meta Title é o título da página que aparece nas pesquisas no Google, que costuma ser diferente do encontrado no texto.
E ao contrário do que acontece com a meta descrição, o meta título é utilizado pelo Google no ranqueamento do site. Por isso, precisa ser chamativo, conter a palavra-chave e resumir bem o conteúdo.
Qual a importância da meta descrição para o seu site?
A Meta Description é relevante para a experiência do usuário. Isso porque esse texto de apoio ajuda a convencer as pessoas a clicarem em uma página, pois indica o que elas encontram lá. Sendo assim, ela é uma ferramenta extremamente valiosa para o SEO.
Para ficar mais claro qual a importância disso, imagine o seguinte exemplo. Você procura sobre marketing digital no Google, mas a meta descrição do primeiro resultado é genérica e não fala o que tem na página.
Já a segunda é intrigante e chama atenção. É correto dizer que você tem mais chances de clicar na segunda, concorda? Sendo assim, tenha em mente que escrever uma boa Meta Description é crucial para aumentar o número de clicks no seu site.
O que colocar no Meta Description?
A meta descrição deve conter um resumo atraente do conteúdo de um texto. Além disso, você precisa colocar a palavra-chave principal e, se possível, uma das secundárias. Isso é, aqueles termos relacionados ao assunto principal do texto.
Esse cuidado serve para deixá-la mais completa e indicar para os usuários que aquela página trata exatamente do assunto que ele procura.
Como escrever uma boa meta descrição? Dicas para acertar!
Para escrever uma Meta Description matadora, é importante que você:
- fique atento ao número de caracteres;
- seja interessante, mas não enrole;
- utilize CTAs e gatilhos mentais;
- use a palavra-chave principal.
Continue lendo e veja como colocar cada uma dessas dicas em prática no seu site!
1. Fique atento ao número de caracteres
A primeira dica é se atentar ao número de caracteres da Meta Description, que fica entre 140 e 160, contando com os espaços. Caso o texto exceda esse limite, ele é cortado pelo Google, o que prejudica a experiência do usuário. Portanto, evite.
Caso precise de ajuda, utilize a ferramenta To the Web. Basta copiar e colocar sua meta descrição, para descobrir se ela está do tamanho correto para o Google.
2. Seja interessante, mas não enrole
Outra dica é tentar escrever um texto interessante e envolvente, mas objetivo. Lembre-se de que você tem um espaço limitado para encantar os usuários.
Sendo assim, tente ir direto ao ponto e insira apenas o que for mais relevante para o conteúdo.
3. Utilize CTAs e gatilhos mentais
Como falamos, o objetivo da Meta Description é chamar a atenção dos usuários. Por isso, tente utilizar CTAs — call-to-action — e gatilhos mentais. Os CTAs são chamadas para uma ação, isso é, dizem para o usuário para fazer algo, como ler o texto.
Já os gatilhos mentais são expressões que despertam sentimentos, como a sensação de urgência. Entretanto, use essas técnicas com cuidado, pois, em exagero, elas fazem mais mal do que bem.
4. Use a palavra-chave principal
Por último, não se esqueça de utilizar a palavra-chave principal na Meta Description. Sim, o Google não a usa como fator de ranqueamento, mas é importante que os usuários vejam que a página contém exatamente o que eles querem ver.
Além disso, o próprio buscador marca a palavra-chave do texto de negrito quando exibe o link para a página. Assim, essa tática ajuda a chamar mais atenção para o conteúdo.
Agora que você já sabe o que é Meta Description e como escrever uma que chama atenção para o seu site, não se esqueça de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo. E caso precise de ajuda, você sempre pode contar com a Agência Papoca.
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