Meta title: o que é e como escrever um bom título para seu site?

meta title o que é

Saber o que é meta title é de extrema importância para para quem deseja otimizar uma página para SEO. Isso acontece porque o título SEO, como ele também é chamado, é um dos principais fatores de ranqueamento de sites. 

Em outras palavras, os mecanismos de busca o analisa na hora de procurar as páginas mais relevantes para entregar primeiro aos usuários da internet.

E aí, quer aprender como ele funciona? Então continue lendo, pois, além disso, também trouxemos 4 dicas de ouro para criar títulos incríveis para o seu site. Confira!

O que é meta tag?

As metas tags são basicamente elementos de programação — mais precisamente comandos em HTML — que descrevem o conteúdo de uma página da internet. Esses elementos existem para facilitar o rastreamento dos  mecanismos de busca. Ou seja, indicam se o conteúdo da página em questão está alinhado com a busca do usuário. 

Quais são as meta tags?

As principais meta tags são a  meta title — ou SEO title — e a meta description — ou meta descrição — que é um resumo do conteúdo da página. As duas aparecem na página de pesquisa entregue aos usuários. O terceiro tipo, que não é visível durante uma pesquisa, são as meta tags robots. 

Esses elementos servem para que os robôs programados pelos buscadores entendam se uma página pode ou não ser indexada. Ou seja, mostrada nos resultados de pesquisa. 

Agora que você já sabe o que é meta tag, siga com a leitura para conferir qual a importância disso no marketing de conteúdo

Qual a função das meta tags?

A principal função das meta tags é agir como um tipo de etiqueta, resumindo e sinalizando as informações relevantes sobre as páginas. Sem isso, fica difícil para as ferramentas de busca — como o Google — identificar quais conteúdos respondem corretamente às dúvidas dos usuários. 

Por esse motivo, elas são essenciais para qualquer estratégia de SEO, uma vez que afetam o processo de ranqueamento. 

Em outras palavras, as meta tags ajudam a fazer o site aparecer primeiro ou ser considerado irrelevante e só ser mostrado na décima página, que quase ninguém acessa. 

O que é meta title e meta description?

Meta title e meta description são exemplos de meta tags. Porém, possuem suas diferenças. A meta title é composto apenas por uma linha e precisa ser mais direto. Já a meta description é um resumo um pouco maior, contendo cerca de 140 caracteres, que aparece abaixo do título. 

Vale destacar que a  meta title é o elemento que aparece em maior destaque na página de pesquisas, com letras maiores e é usado como fator de classificação pela SERP. 

Enquanto a meta descrição serve para dar mais contexto para os usuários, melhorando a experiência de pesquisa, mas não afetam o sistema de ranqueamento.

O que é SEO Title?

O SEO Title — título SEO ou meta title, como ele também é conhecido — é um tipo de meta tag. O elemento é uma meta data que fica dentro do código de cada página. Pense nesse título como um resumo, que mostra sobre o que um link trata e é um dos pontos que as ferramentas de busca analisam ao buscar conteúdos para indexar nas páginas de pesquisa.

Na visualização da SERP — a página dos resultados de pesquisa —, o título SEO aparece entre a URL — endereço da página — e a meta description. 

A boa notícia é que muitos dos sistemas de gerenciamento de sites possuem um campo para definir a  meta title automaticamente. Logo, você não precisa se preocupar em aprender sobre programação de páginas da web para editá-lo. 

Vale destacar que esse é um dos tipos de títulos para blog posts. O outro é o chamado título interno, que aparece quando a página é acessada. O ideal é que ambos sejam usados para obter uma estratégia de SEO on page sólida. 

Por que esse elemento é tão importante para o ranqueamento do site?

Já explicamos que a meta title é usada no processo de ranqueamento. Isso se dá por meio de uma análise minuciosa feita pelos algoritmos utilizados pelos mecanismos de busca que verificam diversos aspectos das meta tags para definir quais são as páginas mais relevantes para cada pergunta feita.  

E por que isso é tão importante? Bem, uma pesquisa elaborada pela Chitika mostrou que a primeira posição no Google recebe 34% de todo o tráfego. Esse número corresponde aos acessos das páginas 2 a 5 combinadas. 

Outro dado, dessa vez divulgado pela Backlink, descobriu que menos de 1% dos usuários acessam um link da segunda página. Portanto, é crucial criar bons títulos SEO, para aumentar as chances do seu site aparecer primeiro.

Além disso, a meta title chama a atenção dos usuários. Afinal, quando fazemos uma pergunta ao Google esse é um dos primeiros elementos para o qual olhamos. Logo, escrever um bom título é a melhor forma de conseguir atenção e cliques. 

>>>> Veja mais: como posicionar melhor o site no Google? Aprenda o passo a passo!

Como escrever uma boa meta title? 

Compreendeu o que é meta title e quer escrever um matador para o seu site ou blog? Então confira a seguir as 4 dicas para escrever títulos perfeitos que separamos para você!

1. Fique atento ao número de caracteres 

A primeira dica é ficar atento ao tamanho da meta title. A largura ideal para visualização é de 600 pixels, o que dá entre 55 a 60 caracteres, já contando com os espaços. 

Não ultrapasse esse limite, pois o Google corta o que exceder durante a apresentação do conteúdo na SERP. 

Uma dica para não errar é utilizar o To The Web para conferir se o seu meta title está do tamanho adequado para os mecanismos de busca. Nele também dá para verificar o comprimento da meta descrição, facilitando seu trabalho. 

2. Use a palavra-chave no início

As palavras-chave são um resumo do assunto de uma página. Para os mecanismos de busca, elas mostram que determinada página corresponde à pesquisa dos usuários. 

Por esse motivo, é essencial usá-las no começo da meta title para mostrar para os algoritmos que aquele conteúdo é relevante. 

É como se você colocasse uma etiqueta enorme que falasse: o assunto central aqui é este, me mostre primeiro. Por isso, é indicado que ela vá no começo, sempre que possível, e não se repita. Compreendeu? 

3. Crie títulos atraentes 

A terceira dica é exercitar sua criatividade para criar títulos atraentes para os usuários. Lembre-se, esse elemento não é visível apenas para os buscadores. Coloque o foco nos detalhes importantes do conteúdo, o que você acha que chama mais atenção.

Sendo assim, não adianta apenas colocar a palavra-chave no início e criar um meta title “sem sal”. A página pode até ficar nas primeiras posições, mas os usuários não se sentirão tentados a clicar nela. 

4. Instigue a curiosidade 

Para finalizar, use termos que instiguem a curiosidade dos usuários. Assim, eles terão mais vontade de clicar para ler o conteúdo. Por exemplo, em um artigo de dicas, você pode começar com a palavra “como”. 

Outras opções são “melhor”, caso queira apresentar um produto ou serviço, e ainda “guia” ou “tutorial”. Essas últimas dizem que a página ensina algo para os usuários, se quiser adicione o termo “completo” para trazer mais peso. 

E aí, compreendeu o que é meta title e qual a importância dele? Então arregace suas mangas e coloque as dicas que trouxemos aqui em prática para criar títulos SEO de dar inveja. 

Caso precise de uma ajuda extra, conte com a Agência Papoca. Somos especialistas em marketing digital e contamos com uma equipe capacitada para aplicar as melhores estratégias de SEO para otimizar seu site. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!

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