O que é CTA? Aprenda como criar e aumente suas conversões!

o que é cta

“Já não basta elaborar uma estratégia de comunicação, produzir conteúdo de qualidade e entregar o ouro para os meus clientes, ainda tenho que aprender o que é CTA?”. 

Pois bem, essa é uma dúvida recorrente entre os profissionais de marketing, criadores de conteúdo digital e proprietários de empresas. No entanto, mesmo sabendo que sim, é importante compreender o que é o CTA e quão poderoso ele é, muitos o negligenciam

Acredite… No mundo do marketing digital, o que parece óbvio, não é. Seu cliente precisa de um “estímulo” para tomar uma ação e, com isso, realizar o que você espera que ele faça! 

Então, se quiser aumentar suas conversões, não deixe de ler até o fim deste artigo. Vamos explicar o que é CTA, como criar e onde posicioná-lo para extrair o máximo deste recurso!  

O que é CTA? 

CTA é a sigla de “Call to Action”, em português, “Chamada para Ação”, um elemento de marketing digital, geralmente um botão, texto ou link, que convida os usuários a realizarem uma ação específica, como comprar um produto, se inscrever em uma newsletter ou fazer um download de material rico.

Os CTAs estão presentes em anúncios, landing pages, e-mails e em posts de redes sociais, sendo uma ferramenta crucial para promover suas ofertas e gerar leads qualificados. 

Imagina só: você envia um e-mail marketing para um contato específico apresentando seu produto e/ou serviço, com fotos impactantes, elementos gráficos e uma diagramação de dar orgulho. Mas, ao fim do e-mail, a sua mensagem apenas “acaba”, assim, do nada

Muito provavelmente, a pessoa do outro lado da tela vai olhar aquilo e pensar ‘bacana, produto legal’, e ponto. Apenas isso! Ela não vai tomar uma ação, até porque você não deixou claro qual é o próximo passo

Ah, e não é só no ambiente on-line que eles nos cercam! Nós também nos deparamos com diferentes CTAs no “offline”, sabia? Quando passamos em frente a um outdoor com os dizeres “visite nossa loja“, ou quando entramos no elevador e lemos “aperte o andar desejado”. 

Bom, agora que você já sabe o que é CTA, vamos conferir os principais tipos e, em seguida, como utilizá-los, na prática! 

Quais os tipos de CTA? 

Há uma gama de formatos e versões de um CTA, mas todos têm um objetivo comum: incentivar o usuário a realizar uma ação específica. Eles vão desde o “Entre em contato” ao fim de uma página de vendas até um simples “Compartilhe este conteúdo com seus amigos” nas redes sociais. 

Para ilustrar, separamos quais os tipos de CTA mais comuns e como eles aparecem nas estratégias de marketing digital: 

CTA em botões

É o tipo mais comum e também o mais utilizado em páginas iniciais de sites, formulários, campanhas de e-mail marketing, entre outros. Olha só o exemplo do site da Papoca

CTA em banners

O CTA em banner é utilizado em blogs, anúncios em redes de display e mídias sociais. Ele é elaborado em formato de imagem que, por si só, já diz tudo, diferentemente de um botão, que depende de um contexto na página. 

CTA em Hiperlinks

O call to action também pode ser aplicado em formato de link nos textos! Aqui na Papoca utilizamos em nossos blogs, para que o usuário entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite um orçamento.

Conversão por meio de materiais ricos

Esse formato funciona muito bem quando a intenção é construir uma base sólida de e-mails de usuários que se interessam pelo seu conteúdo. 

Com isso, é possível “nutrir” o lead de acordo com seus interesses e, em seguida, oferecer produtos e serviços específicos. Neste exemplo, basta o usuário inserir o seu e-mail e fazer o download grátis do material rico que, no caso, é um ebook: 

CTAs em redes sociais

Parece simples, mas muitos não sabem como usar CTAs em redes sociais e acabam perdendo a oportunidade de converter!

Uma dica é não bombardear o usuário com muitas informações sobre o que ele deve fazer. Apenas uma simples ação já é o suficiente, já que nosso cérebro processa uma coisa de cada vez. Olha este exemplo de CTA de um post no Instagram:

Como usar o CTA? 

Para usar o CTA de maneira eficaz, você precisa inseri-lo estrategicamente em seu conteúdo ou design, de preferência com um destaque visual de apoio! Seja claro e direto sobre a ação desejada e mantenha o texto conciso e relevante para o usuário. 

  • Defina seu objetivo, pois é fundamental você saber exatamente o que deseja alcançar com aquele conteúdo. Alcance? Engajamento? Curtida? Cliques?;
  • Ao conhecer profundamente o seu público-alvo, você saberá direcioná-lo da melhor forma. Então, foque na experiência do usuário;
  • Seja criativo ao elaborar sua mensagem. Coloque uma pitada de persuasão ao longo do texto e escreva como se tivesse conversando com um amigo;
  • Saiba onde posicionar um CTA! Para aumentar a taxa de conversão, o ideal é realizar testes A/B para medir o desempenho de diferentes versões. De nada adianta incluir um CTA no começo, sendo que o usuário não está preparado para realizar uma ação, concorda? Por outro lado, se o contexto já foi dado no início do conteúdo, por exemplo, nada te impede de incluir no meio do texto! 

Mas, se mesmo assim você não souber como usar o CTA, não se preocupe. No tópico abaixo separamos algumas dicas de como fazer CTAs que convertem!

Como fazer CTAs que convertem? Dicas 

Em primeiro lugar, tenha em mente que tudo é prática! Afinal, o que dá certo para um não trará necessariamente resultados para outros…

Por isso, para te ajudar a compreender como fazer CTAs que convertem, aqui vão algumas dicas valiosas que o nosso time preparou para te inspirar! 

  • Use frases curtas e que não tenham duplo sentido. Isso evita que o usuário fique perdido;
  • Não dê comandos de imposição como “compre isso, clique nisso, veja agora”. Ninguém gosta de “receber ordens”. Então, lembre-se: é muito melhor trocar o “faça isso” pelo “se gostou, que tal acompanhar mais sobre o assunto?”;
  • Prometeu? Cumpra. Se a ideia é fazer com que o usuário se inscreva num evento gratuito, por exemplo, elenque os tópicos da programação;
  • Entregue benefícios para sua persona. Como já mencionamos, o foco é sempre na satisfação do cliente! Então, nada mais justo que colocá-lo em destaque antes de “rodar” o CTA nos seus materiais; 
  • Utilize os gatilhos mentais com parcimônia. Atualmente, chamar e prender a atenção das pessoas é a moeda mais valiosa do marketing. No entanto, apelação não combina com conversão, ok? Portanto, seja racional e não abuse;
  • Inclua elementos gráficos, assim seu CTA se diferencia dos demais. São tantas técnicas para criar um CTA, que você não precisa ficar somente no feijão com arroz. Teste estratégias diferentes, que vão além do mesmo!

Preparado para colocar a mão na massa? 

A partir do momento que entendemos o que é CTA e o quanto ele agrega em um planejamento de comunicação, temos que dar o próximo passo. E, este próximo passo, é colocar a mão na massa e praticar

No entanto, devemos destacar que ele é apenas um dentre tantos outros recursos para aumentar as taxas de conversão do seu negócio, viu? Quando alinhado a estratégias de SEO e demais otimizações, sua marca cresce exponencialmente. 

Quer saber como alcançar mais leads por meio de soluções criativas que dão resultados reais? Fale com nosso time de especialistas! 

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