O que é EAT: autoridade, expertise e confiabilidade para SEO

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Uma dúvida que costuma rondar a cabeça de quem trabalha — ou quer trabalhar — com criação de conteúdo on-line é: afinal, o que é E-A-T do Google? 

Até porque, no meio de tantos termos e siglas, esse termo pode ficar meio esquecido, mas é extremamente importante para o ranqueamento dos sites. 

Para resumir, o EAT em SEO se trata de um dos principais fatores que o Google analisa para dizer se uma página é ou não relevante para os usuários. Por isso, é crucial mantê-lo forte, em uma estratégia que nunca acaba e que está sempre se atualizando. 

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E aí, ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então continue lendo, pois neste artigo você aprende o que é EAT, como ele funciona e ainda vê dicas de como fortalecer o seu site para ele ranquear primeiro.

O que é E-A-T Google?

E-A-T é uma sigla para expertise, authoritativeness e trustworthiness — expertise, autoridade e confiabilidade em português. A sigla é utilizada para descrever os três principais fatores que o Google analisa para definir a qualidade de um conteúdo. Portanto, é essencial para o ranqueamento dos sites. 

O Google E-A-T foi citado pela primeira vez em um documento divulgado em 2017 e começou a ganhar relevância no ano seguinte. Desde então, esse algoritmo vem sendo utilizado para aumentar as visitas às páginas da web de todo o mundo. 

Para compreender melhor o que o EAT SEO — como também é conhecido — analisa, separamos abaixo o que o buscador monitora em cada letra do acrônimo. Confira!

1. Expertise 

Aqui, é avaliado o nível de especialização do site. Em outras palavras, o grau de conhecimento do autor sobre o assunto tratado na página. Assim, quanto mais profundo for o texto, melhor ele é visto pelo Google. 

Aliás, esse fator é crucial para o ranqueamento de sites especializados, como em áreas de saúde e finanças. Isso porque a confiabilidade é vital nesse tipo de conteúdo, uma vez que tratam de informações sensíveis. 

Para ficar mais claro, imagine dois textos. Um foi escrito e assinado por um especialista em saúde bucal e o outro por um autor anônimo. Para o Google, o primeiro possui mais peso e, como consequência, mais chances de ser mostrado primeiro nas buscas. 

2. Authoritativeness

Nessa etapa os algoritmos do buscador analisam a autoridade do site. Isso é, a relevância da página. Nesse ponto, é estudado desde o tempo que os usuários permanecem na página até o número de acessos. 

O Google também procura o número de links direcionados a ela — quanto mais, melhor. Isso mostra que o conteúdo é relevante, já que muitos outros portais o citam como referência.

3. Trustworthiness 

Por último, temos o fator de confiança. Para serem aprovados nesse estágio, os sites precisam conter links relevantes e funcionando corretamente, a página deve carregar e o texto não pode conter erros. 

Caso contrário, a plataforma entende que aquele conteúdo não é bem escrito e, portanto, não pode ser entregue aos usuários. 

Mais recentemente, a sigla E-E-A-T começou a ser usada. O contexto é o mesmo, cada letra se refere aos fatores de avaliação do Google. Já o “E” adicional significa experience — experiência em português. 

Na prática, isso significa que o mecanismo de busca dá preferência para textos escritos por pessoas com experiência no assunto. Por exemplo, que testou um produto antes de falar sobre ele. Ficou claro?

Como o E-A-T Google funciona na prática? 

Não dá para dizer, exatamente, como o Google mede o EAT. Porém, é sabido que a plataforma analisa alguns pontos para medir o desempenho de uma página, como a presença de links externos e menções ao autor do texto em outros sites. 

Além disso, ela verifica se há evidências científicas no conteúdo ou se o autor é autor de algum artigo sobre o tema. Por exemplo, se foi um advogado que assinou um texto sobre dicas jurídicas. 

Por último, o Google E-A-T também mede a reputação da marca. Isso pode ser feito pelas avaliações da própria plataforma ou sites externos, como o Reclame Aqui. Entretanto, não há como saber o peso exato dessas informações na construção de autoridade.  

O que é EAT em SEO?

O significado de EAT em SEO é o mesmo para o Google. Ou seja, uma descrição dos elementos que devem ser priorizados na construção de um conteúdo com grande potencial de ranqueamento, que são: expertise, autoridade e confiabilidade da página a ser indexada. No SEO, a sigla pode ser entendida como um manual de instrução. 

Em outras palavras, uma espécie de passo a passo que ajuda na criação de conteúdos interessantes e com mais chances de aparecerem nas primeiras posições dos buscadores. 

>>>> Veja mais: entenda por que o SEO é fundamental para o marketing digital!

Para que serve a EAT?

O Google E-A-T serve para a plataforma avaliar a autoridade do site e determine a qualidade de uma página. Em outros termos, ela usa esse algoritmo para tentar descobrir se aquilo é bom e, portanto, pode ser mostrado para os usuários. 

Como falamos, esse fator é ainda mais relevante quando tratamos de assuntos que exigem conhecimento especializado. Afinal, você acha mais confiável ler um texto escrito por um médico ou por um anônimo?

É óbvio que o primeiro tem mais peso e passa mais confiança, concorda? Pois bem, o EAT serve para identificar e entregar esse tipo de conteúdo para que você não receba textos com informações falsas. 

>>>> Leia também: como posicionar melhor o site no Google? Aprenda o passo a passo!

Como construir um EAT forte? Dicas para melhorar seu site

Compreendeu o que é EAT e quer construir um forte para o seu site? Pois pode ficar tranquilo, porque separamos 3 dicas de ouro para você colocar em prática a partir de hoje. Siga com a leitura e confira!

1. Escreva conteúdos de qualidade 

A primeira dica é até meio óbvia, que é escrever conteúdos de qualidade. Lembre-se que o Google avalia se um texto possui erros de português ou apresenta informações falsas, ou pouco aprofundadas. 

Se possível, cite suas fontes, principalmente se escrever sobre temas jurídicos ou médicos. No mais, não se esqueça de sempre revisar seus textos e garantir que nada é plagiado. 

E caso precise de ajuda, saiba que existem diversas empresas, como a Agência Papoca, que trabalham criando conteúdos de qualidade. 

2. Aumente a autoridade do site 

Esse é um processo um pouco mais demorado, mas que vale muito a pena. Aqui, o ideal é garantir menções em páginas maiores por meio de guest posts — quando o conteúdo de um site é postado em outro — e avaliações positivas. 

Outra dica para construir a autoridade é sempre usar dados atuais e de fontes confiáveis. Assim, você mostra que entende do assunto e pode falar sobre ele com propriedade. 

3. Estabeleça a reputação do autor 

Assim como a autoridade do site, a reputação do autor faz com que as pessoas tenham confiança no que ele fala. Isso ocorre quando ele é muito citado e tem relevância on-line. Também é crucial assinar os textos, para o buscador identificar quem o escreveu. 

Em conjunto, essas técnicas auxiliam o Google a identificar que o seu site é realmente relevante e traz benefícios para os usuários. Com isso, ele merece ser mostrado primeiro. Por esse motivo, não esqueça de aplicar essas práticas no seu dia a dia. 

Caso sinta que precisa de ajuda, que tal conhecer a Agência Papoca? Somos uma empresa especialista em estratégias de SEO e contamos com um time de peso para criar conteúdos relevantes e de qualidade. 

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a melhorar a autoridade do seu site e impulsionar o desempenho dele nas pesquisas do Google!

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