Decifrando as Landing Pages: seu guia definitivo para conversão e SEO

o que é landing page

Se quer transformar visitantes em oportunidades de negócio, você precisa saber o que é landing page! Aliás, não só isso. É fundamental também que você entenda a relação dessa página com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Isso porque a LGPD trouxe novos desafios para as empresas que utilizam informações pessoais. Por conta disso, hoje é essencial entender como aproveitar as landing pages sem deixar de atender a essas regulamentações.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar de forma simples o que são landing pages e por que elas são vitais  para criar as melhores estratégias de conversão para a sua empresa

Este artigo vai te ajudar a desvendar o que é uma landing page de sucesso e a entender como elas podem ser uma parte fundamental de sua estratégia de marketing digital. 

Vamos te mostrar as táticas, melhores práticas e ferramentas necessárias para transformar suas landing pages em máquinas de conversão, mantendo a integridade e privacidade dos dados de seus visitantes.

Boa leitura!

O que é landing page e para que serve?

A landing page nada mais é que uma página web que tem como foco principal a conversão. 

Isso significa que ela é construída com o foco em levar o usuário a tomar uma ação, que pode ser desde preencher um formulário, baixar um material rico, inscrever-se em uma newsletter, pedir um orçamento, até comprar um produto ou serviço.

Na maioria dos casos, ela é utilizada para oferecer algo de valor ao usuário em troca dos dele. Dessa forma, as empresas conseguem criar uma base de contatos qualificada, que pode ser nutrida com conteúdo relevante até se tornar uma oportunidade real de venda.

De acordo com um estudo da Omniture, os anúncios que levam os usuários a uma landing page costumam ter um aumento de 25% na taxa de conversão.

Ou seja, é inegável a importância da landing page, pois elas são ótimas para aumentar as chances de conversão, pois são construídas para não provocar distrações e focam na proposta de valor da sua empresa. 

Qual a diferença entre um site comum e uma landing page?

É bem comum ficar em dúvida sobre o que é landing page e o que é um site comum.

Um site comum é uma página na internet com informações sobre um assunto, produto ou serviço. Já a landing page é uma página que tem como foco converter os visitantes em leads ou clientes. 

A diferença mais importante entre um site e uma landing page está na estratégia. 

Enquanto um site pode ter várias seções, menus, links e conteúdos que distraem o visitante do objetivo principal, uma landing page é mais simples, direta e persuasiva, pois visa levar o usuário a tomar uma decisão de forma rápida. 

Por isso, uma landing page tem poucos elementos visuais, mais chamadas para ação, formulários de contato, depoimentos, ofertas e benefícios claros. 

Daí a importância de saber o que é landing page. Afinal, essa é uma ferramenta bem poderosa para aumentar as conversões e gerar mais resultados para o seu negócio.

TOP 9 principais elementos de uma landing page?

Uma landing focada em conversão precisa ter os seguintes elementos:

  • título atrativo e claro, que resuma o principal benefício da sua oferta e chame a atenção do visitante;
  • subtítulo complementar e persuasivo, para despertar o interesse do visitante;
  • imagens ou vídeos ilustrativos e relevantes, que mostrem visualmente a sua oferta e transmitam credibilidade ao visitante;
  • textos simples e claro, que destaque os principais pontos da sua oferta e responda às possíveis objeções do seu visitante;
  • uma lista de benefícios ou características da sua oferta, que demonstre o que o usuário vai ter acesso ao realizar a conversão.
  • um formulário bem objetivo, que recolha apenas as informações essenciais para a conversão e que esteja de acordo com a LGPD;
  • depoimentos ou provas sociais, que mostrem ao visitante a opinião ou o resultado de pessoas que já usaram o seu produto ou serviço e que gerem confiança e autoridade para o seu negócio.
  • um selo ou garantia, que mostre ao visitante que a sua oferta é segura, confiável e de qualidade e que reduza o risco ou o medo dele;
  • chamada para ação (CTA) destacada e convincente, que indique o que o usuário deve fazer. O CTA deve ter verbos no imperativo, como baixe, inscreva-se, compre etc.

Ou seja, é bem importante compreender o que é landing page para saber como aplicar os elementos dela para conquistar a atenção dos visitantes e, dessa forma, converter leads e impulsionar a sua estratégia de marketing digital.

Como a LGPD afeta a criação e gestão das landing pages?

A Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, ou LGPD, começou a valer em 2020. Essa lei trouxe novas regras para a forma como as empresas utilizam informações pessoais na web. 

Ela tem como objetivo principal trazer mais transparência, segurança e privacidade para as pessoas na internet. Dessa forma, os usuários conseguem ter mais controle sobre as próprias informações.

O fato é que a LGPD afeta diretamente as landing pages. Afinal, elas são uma das principais formas de coletar informações pessoais dos visitantes na internet. 

Mas calma que é perfeitamente possível se adequar à LGPD. Para isso, é importante seguir algumas recomendações, como:

  • peça apenas as informações de que realmente precisa;
  • deixe claro para os visitantes quais informações estão sendo coletadas na sua landing page e como esses dados vão ser guardados, usados e, se necessário, compartilhados com outras pessoas ou empresas.
  • peça a permissão dos visitantes de forma bem clara. Isso pode ser feito por meio de uma caixinha ou por um botão que mostre de maneira bem óbvia que eles estão concordando com a sua política de privacidade e cookies;
  • informe aos usuários quais são os direitos deles em relação aos próprios dados, como o direito de acessar, corrigir, deletar, transferir e retirar o consentimento, se quiserem;
  • mantenha a sua política de privacidade e cookies sempre atualizada na landing page e informe os visitantes sobre qualquer mudança ou novidade relacionada ao tratamento dos dados.

Seguindo essas recomendações, você evita as penalidades previstas pela LGPD, que podem chegar a 2% do faturamento da empresa ou a R$ 50 milhões por infração. 

Além disso, dessa forma você conquista a confiança dos seus visitantes, que vão se sentir mais seguros e respeitados ao interagir com a sua landing page.

Como otimizar uma landing page para os motores de busca (SEO)?

As técnicas de SEO, ou otimização para mecanismos de busca, são um conjunto de estratégias para fazer sua página aparecer melhor nos resultados naturais do Google e de outros buscadores. 

Essa estratégia é superimportante porque ajuda sua página a aparecer nas primeiras opções desses mecanismos, o que te leva a atrair mais visitantes e, consequentemente, ganhar mais credibilidade.

Para melhorar a posição de uma landing page nos motores de busca, você deve seguir os seguintes passos.

  • Escolher uma palavra-chave principal que faça sentido para sua oferta e seu público. Use essa palavra-chave no título, subtítulo, texto, URL e descrição da landing page.
  • Usar outras palavras relacionadas ou sinônimas da palavra-chave principal para enriquecer o conteúdo, evitando repetições.
  • Organizar o conteúdo da landing page com tags HTML adequadas, como H1 para o título, H2 para subtítulos e P para parágrafos. Essas tags ajudam os mecanismos de busca a entender a estrutura do conteúdo.
  • Adicionar links relacionados ao tema. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender e indexar melhor as páginas, além de aumentar a credibilidade dela.
  • Incluir imagens e vídeos atraentes e informativos na landing page, com tamanhos e formatos adequados e descrições claras. Esses elementos tornam a página mais interessante para os visitantes.

Para acompanhar o resultado da sua landing page, você pode usar ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console. 

Com elas você consegue acompanhar o desempenho da landing page em termos de número de visitantes, conversões, origens de tráfego e palavras-chave usadas. 

Essas ferramentas ajudam a identificar os pontos fortes e fracos da sua landing page, para realizar melhorias contínuas.

Para saber mais como se posicionar nas primeiras posições do Google, leia o nosso artigo: Como ranquear no Google? Guia prático de otimização SEO

Como criar URLs amigáveis que impulsionam o SEO?

A URL é simplesmente o endereço de uma página na internet. Ela é composta por vários elementos, como o protocolo, o domínio, o subdomínio, o caminho, os parâmetros etc. 

Ficou confuso? Calma que vou te mostrar um exemplo:

  • https://www.papoca.com.br/blog/o-que-e-landing-page

Como você pode notar, uma URL amigável é fácil de ler, de entender e de ficar na memória das pessoas. 

Por isso, criar URLs amigáveis é tão importante para melhorar o SEO da sua landing page, pois ela ajuda a transmitir o conteúdo e o propósito da sua página, além de facilitar o rastreamento e a indexação dos motores de busca.

Para criar URLs amigáveis que impulsionam o SEO, siga algumas dicas, como:

  • coloque a palavra-chave principal da sua landing page na URL;
  • use hífens (-) para separar as palavras na URL, evitando usar espaços, sublinhados (_) ou outros caracteres especiais;
  • use apenas letras minúsculas na URL. Isso ajuda a evitar confusões ou erros na hora de digitar;
  • evite usar números. Isso ajuda a manter a URL mais simples e mais informativa;
  • crie URLs curtas e simples. Isso ajuda a melhorar a experiência do usuário e a aumentar as chances de compartilhamento da sua página nas redes sociais.

Seguindo essas dicas, você vai criar URLs amigáveis que vão impulsionar o SEO da sua landing page, contribuindo para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Aproveite as landing pages para fazer o seu negócio crescer

Como você viu até aqui, é bem importante saber o que é landing page, pois elas são páginas essenciais para qualquer negócio que queira crescer na internet. Afinal, elas te permitem captar e converter leads qualificados e aumentar as vendas. 

Mas para que elas funcionem bem, é preciso criar e otimizá-las seguindo as melhores práticas de design, conteúdo, SEO e adequação à LGPD.

Se você quer criar landing pages incríveis para o seu negócio, conte com a Papoca, uma agência focada em 3 pilares principais para potencializar o crescimento do seu negócio: SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking.

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