O que é palavra-chave? Entenda o significado e importância para o SEO

o que é palavra-chave

Ao pesquisar por marketing digital, é quase certo que você vai se deparar com o termo keyword. Isso costuma trazer a terrível dúvida: afinal, o que é palavra-chave? Esse é o seu caso?

Para resumir, esse termo se refere a um instrumento de busca. Isso significa que ele é usado pelos buscadores da internet para identificar conteúdos que respondam às dúvidas dos usuários. 

Por esse motivo, é crucial utilizar as palavras-chave corretas ao criar um conteúdo para web, uma vez que a estratégia mostra que seu texto trata de determinado assunto e, portanto, deve ser exibido. 

Ficou curioso para aprender mais? Então continue lendo e descubra:

  • o que é keyword; 
  • qual a importância disso para as estratégias de SEO; 
  • como escolher as palavras-chave; 
  • ferramentas gratuitas para pesquisa

Confira!

O que são palavras-chave + exemplos

As palavras-chave — do inglês, keyword — são termos formados por uma ou mais palavras e são um tipo de instrumento de pesquisa. Na prática, elas servem para indicar para o buscador — como o Google — o que o usuário deseja saber. Por isso, são comumente escritas da forma que as pessoas fazem uma pergunta na internet. 

Quando falamos em marketing digital, elas servem de orientação na hora de criar conteúdos relevantes para os visitantes de um site. E o Google as usa para saber se determinado texto responde às dúvidas dos usuários. 

Para ficar mais claro, as frases “o que é SEO” e “melhor agência de marketing digital” são exemplos de palavras-chave, compreendeu? 

Pois bem, basicamente existem dois tipos de keywords. As de cauda longa — conhecidas como long tail — que são compostas por mais de duas palavras. 

O outro tipo são as palavras-chave de cauda curta — ou head tail. Como o nome já indica, elas são menores, formadas por, no máximo, duas palavras. 

E agora que você aprendeu o que é keyword, continue lendo para entender a importância delas para o SEO do seu site. 

Qual a importância da palavra-chave para o SEO?

Usar as palavras-chave corretas permite que os buscadores on-line encontrem, no meio de milhares de conteúdos, quais são os mais interessantes para entregar aos usuários. Para o seu site, isso significa aumentar as chances de ranqueamento, possibilitando que ele apareça nas primeiras posições e, consequentemente, ter mais acessos. 

Fora isso, saber como escolher as palavras-chave no SEO o direciona para a  criação de novos conteúdos. Isso porque, por meio  delas, você consegue ter ideias do que escrever, considerando o que os visitantes mais pesquisam. 

Como escolher palavras-chave para pesquisa? 

Para escolher as palavras-chave para SEO, é preciso que você: 

  • defina sua persona; 
  • estabeleça objetivos claros; 
  • analise a estratégia da concorrência; 
  • pesquise quais termos possuem maiores chances de ranquear; 
  • utilize ferramentas para pesquisa de palavras-chave. 

Essas dicas permitem identificar quais são as melhores keywords para sua estratégia de conteúdo, aumentando as chances de criar páginas relevantes para o Google. 

Dicas de ferramentas de palavras-chave do Google 

Existem diversas maneiras de pesquisar as keywords, para descobrir o volume de buscas delas. Inclusive, há opções de ferramentas de palavras-chave do Google, que são gratuitas e oferecem insights poderosos para a criação de conteúdos relevantes. 

Confira as 3 melhores opções a seguir e comece a usá-las hoje mesmo!

1. Google Keyword Planner

Uma das ferramentas de palavras-chave é o Google Keyword Planner. Esse recurso permite que você veja qual é o volume de busca de cada termo no buscador e até mesmo, qual o nível de concorrência. Isso é, quais palavras são mais concorridas, mais difíceis de ranquear. 

Fora isso, a ferramenta, que é gratuita, dá sugestões de keywords secundárias — aquelas relacionadas à principal. A desvantagem é que ele não fornece números exatos de pesquisa e não permite analisar os concorrentes. 

Entretanto, ela ainda é válida e fornece insights poderosos para orientar sua estratégia de marketing.

2. Google Trends 

O Google Trends é outra opção gratuita e de fácil uso. Com ela, é possível conferir o nível de popularidade de cada termo. Melhor dizendo, o quanto ele é pesquisado em determinado período. 

Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela filtra as análises por região e ainda compara a popularidade de dois termos, facilitando a escolha. 

Outro ponto positivo para o Google Trends é que ele mostra tendências, termos que tiveram um aumento pontual na frequência de pesquisa. Porém, ela não dá números exatos e nem mostra os resultados da concorrência. 

3. Navegador do Google 

Sim, o próprio navegador do Google pode ser usado para pesquisa de palavras-chave. Assim como acontece nas duas opções anteriores, ele não faz análise de concorrência ou entrega números exatos de busca. 

Contudo, é possível usá-lo para descobrir palavras-chave secundárias. Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e, entre os resultados apresentados, aparece uma caixa com a frase: as pessoas também perguntam? Essas são keywords secundárias. 

Uma dica é usar o navegador juntamente com as outras ferramentas que citamos neste artigo. Assim, você obtém diferentes dados e consegue criar uma estratégia de SEO mais sólida e alcançar melhores resultados. 

Após aprender o que é palavra-chave e como pesquisar esse termo, chegou o momento de “arregaçar as mangas” e colocar tudo o que você aprendeu neste artigo em prática para melhorar o posicionamento do seu site. 

Também destacamos que a Agência Papoca conta com um time de especialistas em SEO e tem anos de experiência na área. Logo, podemos ajudar você a criar conteúdos relevantes e que utilizam as palavras-chave corretas para alavancar seus acessos. 

Entre em contato conosco e entenda tudo o que podemos fazer pelo seu site!

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