O que é tráfego orgânico? Aprenda a vender sem investir em anúncios!

o que é tráfego orgânico

Se você ainda não investiu em marketing digital para sua empresa, pois acredita que é caro, é porque ainda não conhece o que é tráfego orgânico e como ele aumenta a visibilidade da marca.

O estudo Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023, realizado em parceria entre Leadster, Rock Content e Hubspot, revelou que o tráfego orgânico é responsável por 35,29% do total de acessos a sites de empresas no país.

Ou seja, os canais orgânicos são as principais fontes de atração e geração de leads. Afinal, basta pesquisar algo no Google e, voilà, os resultados oferecem incontáveis possibilidades de cliques ao usuário.

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A grande virada acontece quando a sua página conquista as primeiras posições do Google, atraindo ainda mais cliques e interesse. Porém, como fazer essa mágica?

Já adiantamos que de mágica não tem nada. É necessário muito trabalho e dedicação para conquistar novos clientes por meio da internet. A boa notícia é que essa estratégia oferece bons resultados, como o aumento das vendas e da autoridade da marca.

Vamos aprender mais sobre ela? Leia até o final e aprenda o que é tráfego orgânico, seus benefícios, principais fontes e dicas valiosas para investir no crescimento da sua empresa!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é toda visita que uma empresa recebe de forma natural e espontânea em seu site, blog, perfil nas redes sociais e em outras plataformas, sem a intermediação de anúncios. Geralmente, ele acontece por meio de pesquisas em mecanismos de buscas, como Google, Bing e Yahoo.

Isto é, o usuário entra no Google, faz sua pesquisa e recebe diversas opções de links para encontrar a resposta que deseja. Quando ele acessa uma dessas páginas, gera um tráfego orgânico a ela.

Nesse contexto, é válido destacar que: quanto mais tráfego orgânico você conquistar, mais tráfego orgânico terá.

Ele funciona como uma bola de neve, sabe? Se determinado conteúdo receber bastante acesso, o Google entende que é relevante, subindo sua posição na página de resultados de pesquisa (SERP). O que, por sua vez, facilita que o usuário encontre seu site, gerando ainda mais visualizações.

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

A maior diferença entre o tráfego pago e tráfego orgânico já se destaca apenas no significado dos termos:

  • tráfego orgânico: visitas recebidas no site de forma espontânea;
  • tráfego pago: acesso conquistados por meio de investimentos em anúncios no Google, nas redes sociais e blogs e sites de parceiros.

Logo, é fácil identificar que o tráfego pago é mais caro do que orgânico, afinal, além do investimento em planejamento e produção dos conteúdos, é necessário desembolsar ainda mais para que obtenham maior alcance.

Não é à toa que o tráfego orgânico é uma das maiores fontes de acessos a sites na internet. Veja abaixo o resultado da pesquisa Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023.

Fonte: Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023

Vantagens do marketing orgânico

Além de ter um melhor custo-benefício por não precisar pagar por anúncios, o marketing orgânico é uma das formas mais sólidas de uma empresa crescer. Em relação ao tráfego pago, ele oferece maior eficácia, engajamento e atração de leads qualificados, ou seja, que possuem o perfil do cliente ideal do seu negócio.

Confira os benefícios de investir em estratégias de marketing orgânico:

  • resultados a curto, médio e longo prazo: os resultados são contínuos e aumentam ao passar do tempo;
  • escalabilidade de conteúdos: um conteúdo postado fica disponível para acessos posteriores. Quanto maior for a qualidade dele, mais visitantes receberá;
  • aumento da autoridade da marca: o tráfego orgânico é a comprovação de que uma empresa se tornou referência em seu ramo de atuação, tornando-se autoridade no assunto. Isso é alcançado, principalmente, nas páginas que ocupam as primeiras posições na SERP;
  • redução de custos: não é preciso pagar anúncios para aumentar o tráfego do site. Ele é gerado de forma natural, reduzindo o custo de aquisição de clientes (CAC) e outros métodos de captação de leads;
  • melhora do relacionamento com o cliente: se sua página está recebendo mais visitantes, quer dizer que há interesse do público em consumir aquele assunto. Logo, o começo de uma relação entre cliente-marca é consentido e facilitado.

Quais são as fontes de tráfego orgânico?

As maiores fontes de tráfego orgânico são:

  • sites de buscas, com destaque para o Google;
  • blogs corporativos; 
  • redes sociais, como Instagram, Linkedin, Pinterest e TikTok;
  • grupos no Facebook;
  • plataformas de vídeos, como o Youtube;
  • e-mail marketing corporativo;
  • mensagens enviadas em aplicativos, como WhatsApp e Telegram.

O Google se consolida como o maior buscador da internet. Isso já sabemos. O que ressaltamos é que os resultados do tráfego natural não acontecem do dia para noite: é preciso tempo para que ranquear o conteúdo nas primeiras posições nesta plataforma.

E isso não quer dizer que é impossível atingir o topo, apenas que é preciso paciência, muito trabalho e monitoramento de dados.

E o caminho para conquistar a tão sonhada posição zero do Google deve ser omnichannel, ou seja, combinar a divulgação de conteúdos nas diversas fontes de tráfego que a empresa possui.

Por exemplo: sua empresa sobe um vídeo no Youtube explicando como utilizar determinado produto. Esse material pode ser incluído no site, em textos no blog, nos perfis das redes sociais, no e-mail marketing ou em conversas pelo WhatsApp. Isso eleva a quantidade de acessos, aumentando a relevância da página nos buscadores. 

Como fazer tráfego orgânico?

Para conquistar tráfego orgânico de qualidade, atraindo as pessoas certas para seu site, é necessário investir em algumas estratégias de marketing digital, como:

  1. Marketing de conteúdo
  2. SEO
  3. Conteúdos multimídia
  4. Pesquisa e análise de palavras-chaves
  5. Storytelling

Entenda, em detalhes, como fazer tráfego orgânico a partir dessas estratégias.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o pilar principal, que sustenta o tráfego orgânico, transformando-o na principal fonte de acesso a sites.

Seu objetivo é criar e distribuir conteúdos interessantes para o público a fim de atrair novos clientes.

Os canais de marketing de conteúdo mais utilizados são:

  • blogs corporativos;
  • vídeos;
  • e-mail marketing;
  • posts em redes sociais;
  • mensagens no WhatsApp ou Telegram.

Lembre de sempre criar uma estratégia para cada canal, entendendo como abordar as dores e as necessidades do público de forma atrativa e informativa. Deixe que seu cliente tenha sua empresa como fonte de referência!

  1. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas que facilita o ranqueamento de páginas em mecanismos de busca. Isso quer dizer que é preciso usar técnicas que atendam às exigências dos algoritmos desses sites, especialmente do Google.

Quanto mais no topo da primeira página sua empresa estiver, maiores são as chances de receber visitantes. Porém, para que isso aconteça, é preciso seguir os requisitos determinados e acompanhar as atualizações, que costumam ser constantes.

As técnicas de SEO incluem, por exemplo:

  • boa escaneabilidade do texto;
  • uso correto de backlinks;
  • repetição ideal de palavras-chaves;
  • conteúdos de alta qualidade;
  • páginas responsivas, com carregamento rápido e boa usabilidade;
  • URLs amigáveis;
  • link building.
  1. Conteúdos multimídia

Invista em diversos formatos de conteúdos ricos e relevantes para suas personas. Essa estratégia de growth hacking contribui – e muito! – para aumentar seu tráfego orgânico.

Combine canais de divulgação e formatos de conteúdo para elevar o alcance da página. Veja alguns exemplos:

  • um podcast pode ser inserido no texto do blog;
  • um vídeo do Youtube pode ser destacado no seu site;
  • um e-book pode ter seu link para download nas redes sociais;
  • um infográfico pode ser esmiuçado em apresentação de slides.

O importante é ter em mente que só tem como vender com tráfego orgânico se houver um planejamento estratégico bem-alinhado, explorando todos os canais corporativos para distribuir os materiais.

  1. Pesquisa e análise de palavras-chave

O usuário encontra seu conteúdo por meio da pesquisa de palavras-chaves nos buscadores, certo? Logo, suas páginas devem ser otimizadas para serem encontradas.

Entenda quais são as palavras-chaves estratégicas para seu negócio, confira opções semelhantes e crie conteúdos de alta qualidade, incluindo esses termos de forma natural ao longo do texto.

Para entrar nesse vasto universo de palavras-chaves, use ferramentas como o SEMrush e Google Adwords.

  1. Storytelling

Storytelling é a prática de contar histórias e organizar conteúdos para prender a atenção do público. Ela promove uma maior identificação dos clientes com a marca, estreitando o relacionamento. E, como consequência, o lead se cadastra no site e acompanha as novidades até estar pronto para decidir e comprar.

O que emociona mais você: um vídeo sobre a história de desenvolvimento de um produto ou apenas a apresentação dele? Pense em como despertar o interesse dos leads por meio de boas histórias!

Dicas de tráfego orgânico

  • Foque 100% nas personas do seu negócio e produza conteúdos que falem sobre suas dores, necessidades e expectativas.
  • Defina uma estratégia para o uso de palavras-chaves.
  • Invista em um meta title e meta description objetivos e atrativos.
  • Publique o mesmo conteúdo em diversos formatos.
  • Faça uma excelente divulgação dos seus materiais.
  • Siga as regras exigidas pelos buscadores, especialmente o Google.

Saber o que é tráfego orgânico não fará seu site ter mais cliques, portanto, pense em como agir para atingir seu objetivo.

O ideal é contar com uma empresa de SEO e marketing de conteúdo, como a Agência Papoca, para pesquisar, planejar, produzir e monitorar os resultados dos acessos às suas páginas. O trabalho é longo, mas a recompensa vale a pena: sua marca na primeira página do Google!

Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto: leia nosso post Como atrair clientes novos com a ajuda do SEO e aprenda a usar a internet a seu favor. Boas vendas!

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