O que é a pesquisa por voz em SEO e como torná-la uma aliada do seu conteúdo?

Pesquisa por voz SEO

Há uma boa chance de você ter chegado até este artigo por meio de uma pesquisa por voz. Afinal, basta pegar um aparelho com acesso à internet e falar: “Ok, Google: O que é pesquisa por voz em SEO?”

Pois é! A praticidade somada à rapidez nos resultados têm feito da pesquisa por voz uma opção cada vez mais popular entre os usuários da tecnologia. Dispositivos de inteligência artificial, como a Alexa, também têm contribuído para o crescimento desse tipo de busca.

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De olho nessa mudança no comportamento do usuário, é preciso considerar diferentes estratégias que otimizem os seus conteúdos para atender a esta nova demanda. É aí que surge a importância da pesquisa por voz no SEO. 

Aqui na Papoca, utilizamos todas as atualizações mais recentes do Google para criar   conteúdos de qualidade. Por isso, queremos compartilhar um pouco deste conhecimento com você. 

Neste artigo, reunimos o que você precisa saber para entender o conceito da pesquisa por voz no SEO. Também te mostraremos como funciona a pesquisa por voz do Google e daremos sugestões eficientes para fazer desta ferramenta uma aliada no melhor ranqueamento do seu negócio.

O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz, também chamada de voice search, é um formato prático de fazer uma busca  em dispositivos conectados à internet por meio de um comando de voz. A pergunta é feita diretamente ao aparelho, como se ele fosse uma pessoa real. 

Por muito tempo, a ideia de uma interação avançada entre o homem e uma máquina estava restrita aos filmes futuristas. Porém,  hoje, a inteligência artificial evoluiu rápido, possibilitando uma comunicação mais eficaz e, consequentemente, uma pesquisa por voz mais assertiva, cada vez mais próxima da interação entre seres humanos. 

Com essa estratégia  é possível, por exemplo, saber sobre o clima do fim de semana, ouvir as principais notícias do dia, obter informações sobre a Papoca ou saber o melhor trajeto até o trabalho. 

Além da praticidade para quem faz diversas tarefas ao mesmo tempo, a pesquisa por voz é uma ferramenta de acessibilidade e aprimorá-la é também uma forma de inclusão digital para pessoas com deficiência e não-alfabetizados. 

Como funciona a pesquisa por voz do Google? 

Agora que você já entendeu o que é pesquisa por voz, vamos falar sobre a pesquisa por voz do Google. Esta ferramenta funciona de duas formas. Você pode usá-la no seu desktop ou mobile clicando no ícone do microfone que fica localizado ao lado direito da barra de pesquisa, ou pode iniciar uma busca ao dizer “Ok, Google”. 

Caso esta funcionalidade não esteja ativa nos seus dispositivos, siga as etapas abaixo:

  • abrir o aplicativo e clicar em configurações;
  • clicar na opção: “Voz”;
  • clicar em “Voice Match”e siga o passo a passo reconhecimento da sua voz;

Agora, basta falar “Ok, Google” diante da tela e dar o comando. 

Para fazer as pesquisas, o Google usa uma tecnologia capaz de reconhecer não apenas a voz, mas o sotaque e também a intenção de busca. Os algoritmos de NLP (natural language processing — processamento de linguagem natural) utilizados pela empresa estão integrados à habilidade de aprender. 

Qual a importância da pesquisa por voz no SEO?

A importância da pesquisa por voz no SEO é melhorar a experiência do usuário. É comum que as interações com os buscadores sejam feitas em forma de perguntas. Sendo assim, é necessário otimizar os conteúdos fazendo com que eles respondam essas dúvidas. 

Com as inteligências artificiais compreendendo o comportamento e a linguagem do usuário em alta velocidade, a tendência é que as pesquisas mecanizadas deem lugar à opção humanizada, que utiliza uma linguagem mais corriqueira. 

Um estudo do site FinancesOnline mostrou que mais de 20% de todas as pesquisas mobile são feitas via voz. Os dados reforçam a pesquisa do State of Search Brasil de 2021, que constatou que 42% dos usuários de dispositivos mobile já mesclam pesquisa por texto e voz, enquanto 5% usam apenas por voz.

A importância da pesquisa por voz no SEO passa pelo entendimento de como as tecnologias estão evoluindo para atender melhor aos consumidores. Abaixo listamos algumas ideias de como usar a pesquisa por voz no SEO para melhorar o posicionamento do seu site.

6 medidas práticas para otimizar o seu site para buscas por voz 

Confira as soluções estratégicas para fazer aplicar a pesquisa por voz SEO no seu conteúdo.

Prefira um tom de voz de conversa

Se nas pesquisas por texto os usuários costumam usar palavras-chave, na pesquisa por voz há um tom de conversa, com frases mais longas, e esta é a sua principal característica. Por isso, deixe a linguagem robótica de lado e estabeleça uma conexão com seu público-alvo. 

Usar uma linguagem mais próxima nos seus conteúdos irá melhorar a experiência de leitura, deixará o texto mais atrativo e aumentará as chances de aparecer nos resultados de pesquisa. 

Contudo , é importante ter cuidado. Isso não significa que o seu conteúdo deva ficar raso ou cheio de gírias. Os posts devem ser completos e bem detalhados, mas escritos como se fossem uma mensagem a um amigo.  Nesses casos, a simplicidade da escrita é sempre a melhor opção para ajudar na pesquisa por voz SEO.

Estruture o conteúdo para perguntas e dê as respostas

Já reparou que muitas das interações com dispositivos de voz são perguntas? “Alexa, vai chover amanhã?”. “Ok, Google, quanto tempo levarei para chegar até o centro?” Isso é uma tendência quando o assunto é pesquisa por voz. 

Desta forma, pense nos questionamentos mais comuns que os usuários do seu segmento fariam. E, então, procure otimizar os seus conteúdos pensando em responder às questões que começam com: “O que?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quantos?” 

Utilize palavras-chave de cauda longa

Conforme falamos acima, as pesquisas por voz são mais longas que aquelas feitas por texto. Por isso, considere incluir palavras-chave de cauda longa, também chamadas de long tails, no seu conteúdo. 

À primeira vista, usar esse recurso pode parecer uma aposta arriscada, uma vez que as palavras-chave de cauda longa não utilizam termos genéricos e, por isso, representam um volume menor de busca.  Mas, por outro lado, com essa estratégia é possível atingir um consumidor mais preparado para a compra. 

Ou seja, ao usar as palavras-chave de cauda longa você engloba aqueles que fizeram a pesquisa por voz e também encontra um cliente mais disposto a consumir o seu conteúdo. 

Quer saber mais sobre palavras-chave de cauda longa? Assista a esse vídeo

Não se esqueça dos snippets em destaque (Featured Snippet) 

Você já deve ter reparado naquele box com respostas rápidas fornecidas pelo Google. Eles aparecem no topo da página de pesquisa, acima dos resultados orgânicos. Essa facilidade é chamada de Featured Snippet e o interessante é que muitos assistentes virtuais costumam extrair as respostas desta ferramenta. 

Agora você deve estar pensando: como consigo colocar o meu conteúdo ali? A busca por voz prioriza respostas curtas e objetivas. Por isso, é importante incluir perguntas no seu título e iniciar o parágrafo respondendo diretamente à questão. 

Lembre-se, preze por um conteúdo envolvente e garanta que a sua página esteja otimizada. Uma pesquisa da Ahrefs mostrou que 99,58% das respostas usadas nos features snippets vêm de sites que estão entre os primeiros 10 resultados no Google.

Infelizmente, não há qualquer garantia de que seu texto irá aparecer neste espaço, mas colocar essas dicas em prática contribui para o processo.

Apareça no Google Meu Negócio

Você já cadastrou a sua empresa no Google Meu Negócio? Essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais a sua visibilidade. E o melhor: é totalmente gratuito. 😉

A pesquisa por voz não é utilizada apenas nos buscadores tradicionais, ela também pode ser feita por GPS, como um recurso para encontrar a loja mais próxima, por exemplo. Além disso, o Google valoriza negócios cadastrados em sua plataforma. Por isso, se você tem um endereço físico, não deixe de se cadastrar na plataforma.

Melhore a experiência mobile

Não esqueça de otimizar o seu site para dispositivos móveis. É por meio deles que vêm o maior fluxo das pesquisas por voz. 

Crie um conteúdo responsivo, melhore a velocidade de carregamento da página. Desta forma, o buscador prioriza o seu site nas exibições móveis também. 

No artigo Otimização de sites: como fazer + ferramentas úteis você vai descobrir ótimas estratégias para deixar o seu negócio ainda mais atrativo. 

Agora que você sabe a importância da pesquisa por voz em SEO, já parou para pensar em atingir as primeiras posições do Google? Considere ter ao seu lado uma agência especializada em SEO, isso vai fazer toda a diferença.

Aqui na Papoca focamos em 3 pilares principais para potencializar o crescimento do seu negócio. Além do SEO, apostamos no Inbound Marketing e Growth Hacking. Converse agora mesmo com a nossa equipe, estamos te esperando!

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