Planejamento de conteúdo: como criar um  e turbinar seus resultados?

planejamento de conteúdo

Conquistar bons resultados em sua estratégia está diretamente ligado à qualidade do planejamento de conteúdo que você adota para os materiais que oferece ao seu público. 

Isto envolve a criação de um cronograma, o planejamento de postagens e a construção de um storytelling que ajude seu cliente na tomada de decisões. 

Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar a criar o seu primeiro planejamento de conteúdo e conquistar ótimos retornos. 

Boa leitura!

O que é planejamento de conteúdo? 

De forma geral, o planejamento estratégico de conteúdo é o processo de preparação e estruturação de conteúdos para educar ou conduzir os clientes a tomarem determinada decisão. Embora existam muitas maneiras de criá-lo, esse processo costuma começar com uma boa pesquisa para definição da ideia inicial.

Para um planejamento completo, você deve colocar os resultados obtidos em suas pesquisas, as principais ideias e conceitos que serão utilizados nas suas imagens, vídeos e textos, insights sobre os números obtidos por meio do seu material e, posteriormente, novas formas de abordagem e distribuição para o público-alvo. 

Planejamento de conteúdo: primeiro passo para criar o seu! 

Quando falamos em planejar um conteúdo, é preciso levar em consideração aquilo que você quer apresentar e, mais do que isso, o que o seu público quer consumir. Ou seja: você, como planejador de conteúdo, precisa criar uma persona que represente seu cliente ideal, analisar a concorrência, definir de eventuais verbas para investimento em tráfego pago, definir os formatos trabalhados, sua distribuição e, por fim, mensurar os resultados. .

É importante que o planejamento seja construído sobre informações concretas, obtidas por meio de pesquisas com o seu público-alvo. Para ser funcional, seu conteúdo deve entregar informações relevantes sobre sua marca, que agreguem conhecimento e sanem as dores ou necessidades de quem o consome.

Desta forma, podemos dizer, então, que o primeiro passo para começar um bom planejamento de conteúdo para redes sociais ou blog, é conhecer profundamente o seu público. Afinal, planejar suas postagens e construir sua presença on-line num ambiente onde seus leitores não estão, ou utilizando uma linguagem que eles não entendem não te ajudará em nada, não é?! 

Qual a importância do planejamento estratégico de conteúdo?

Em linhas gerais, o planejamento de conteúdo facilita a conversão de meros leitores em leads (pessoas com potencial para contratar a sua empresa) e estes, posteriormente, em clientes fiéis.

Sem o planejamento para te guiar, pode ficar muito difícil ter uma visão mais ampla da sua estratégia, o que, a longo prazo, pode prejudicar seus resultados.  

Um bom planejamento deve incluir toda a jornada pela qual o seu cliente passa até ser conquistado pela sua marca. Para isso, é importante construí-lo levando em consideração os seus objetivos e as metas que você busca, em curto e longo prazo. 

Aliás, na hora de planejar, você pode, inclusive, criar eventuais soluções para problemas que você ou a sua equipe identifiquem ao longo do processo, tornando a resolução mais prática e fácil – e menos desagradável ou até imperceptível para seu público.

Um bom planejamento estratégico de conteúdo pode ser o que falta para fazer seu negócio decolar e conquistar cada vez mais clientes. Vamos aprender a criá-lo? 

Como fazer um planejamento de conteúdo?

De forma simplificada, podemos definir 6 passos indispensáveis para a criação de um planejamento estratégico de conteúdo:

  • Idealização; 
  • Elaboração da persona; 
  • Definição do conteúdo e seus formatos; 
  • Criação; 
  • Distribuição do conteúdo; 
  • Mensuração dos resultados. 

A seguir, falaremos um pouco sobre cada um deles. 

Idealização  

Nesta primeira etapa, é necessário reunir ideias, definir expectativas realistas, elaborar um cronograma de conteúdos e definir os limites daquilo que você deseja fazer. 

Aqui, é essencial realizar pesquisas profundas para evitar achismos para  começar a adotar o marketing de conteúdo como seu melhor amigo.

Elaboração da persona

Para que os seus conteúdos sejam consumidos pelas pessoas certas, é preciso que você conheça profundamente o público ao qual deseja informar. 

Por isso, é essencial a criação de uma persona, ou seja, uma pessoa fictícia que reúna as principais características do seu público-alvo: idade, classe social, onde vive, do que gosta, onde trabalha, quais suas dores e expectativas e como ela costuma consumir conteúdos;

Definição de conteúdo e seus formatos

Uma vez que você saiba mais sobre o seu público, é hora de definir os formatos dos seus conteúdos.

Para isso, você pode contar com ferramentas como o SemRush, por exemplo, que apresentar um estudo completo sobre a aplicação de SEO no seu blog, como as principais palavras-chave utilizadas no seu nicho, categorizadas por faixa etária, localidade, interesse de busca e outros dados que podem te guiar. 

Desta forma, você consegue identificar os principais termos buscados pela sua audiência para oferecer exatamente o que seu público busca, gerando proximidade e fidelidade para a sua marca. 

Uma vez decididos os rumos do seu conteúdo, chegou a hora de utilizá-los de forma lúdica e funcional para seus clientes: aposte em textos atrativos, checklists rápidas e esclarecedoras, vídeos informativos… O importante é estar onde seu público estiver, oferecendo o que ele gosta de consumir!

Criação

Neste momento, é hora de dar vazão à criatividade e tirar do papel todo o planejamento estratégico de conteúdo para seu blog. 

Crie imagens atrativas, vídeos que apresentem sua marca, copies funcionais e textos que esclareçam as dúvidas dos seus clientes e convença-os de que você tem a solução para seus problemas.

Distribuição dos conteúdos

Uma vez que seus materiais estejam prontos e você saiba onde publicá-los, é hora de colocar o seu planejamento de conteúdo digital em prática. 

Utilize o cronograma criado nas primeiras etapas do planejamento e explore as funcionalidades da rede social que escolheu como veículo para o que você quer informar. Porém, cuidado com os exageros, ok?!

Mensuração dos resultados

Após o término do período definido para o seu planejamento de conteúdo digital, chegou a hora de mensurar os seus resultados. 

Para isso, explore as principais métricas definidas durante o seu estudo e tenha insights significativos sobre o que mudar e como abordar os assuntos mais relevantes para seu público de uma forma que faça sentido para ele.

Neste aspecto, pode ser interessante analisar métricas de SEO que façam sentido para as suas expectativas. Abaixo, você pode conferir algumas que podem ser úteis para o seu blog: 

  • ROI: retorno sobre investimento;
  • CTR: porcentagem de pessoas que acessam a sua página após uma pesquisa; 
  • Posicionamento de palavras-chave: quanto melhor e mais estratégico o uso de palavras relacionadas ao seu nicho, melhores serão os seus resultados; 
  • Taxa de rejeição: saber do que as pessoas não gostam no seu conteúdo também é um conhecimento importante para refinar os seus materiais;
  • Velocidade da página: levar em consideração o tempo de carregamento (e, consequentemente, de espera do seu cliente) dos conteúdos da sua página pode trazer resultados positivos: quanto mais rápido, melhor; 
  • Backlinks: um dos principais fatores de ranqueamento do Google, responsável por avaliar a qualidade dos links de parceiros que você utiliza nos seus textos.

Seu planejamento de conteúdo digital está pronto, e agora? 

Agora que você já sabe a importância do planejamento de conteúdo, com informações sobre como construí-lo, chegou a hora de colocá-lo em prática e colher os frutos do seu trabalho. 

Após o tempo definido no seu cronograma, você obterá dados concretos sobre os seus sucessos e os pontos em que ainda pode melhorar na sua atuação on-line. 

Porém, tenha em mente: o sucesso de um planejamento de conteúdo digital ou de uma estratégia de SEO precisa de tempo para apresentar os resultados que você espera. Isto porque, como em qualquer pesquisa, o estudo das métricas dependerá de uma coleta significativa de valores. 

Segundo o próprio Google Search Control, os períodos podem variar de 4 meses a até um ano, a depender da qualidade do estudo de palavras-chave e métricas definidas, como você pode ver neste vídeo, no canal oficial da empresa. 

E, é a partir destes dados e das perspectivas de mudanças que eles te darão que a importância do planejamento de conteúdo digital será percebida. 

A aplicação correta das técnicas de SEO, desde o planejamento até a etapa de mensuração dos resultados, é essencial para que você conquiste o sucesso que sempre quis. E, calma: é normal ter dúvidas no começo. 

Quer saber mais sobre SEO e como ele faz a diferença no blog do seu negócio? A Agência Papoca pode te ajudar com essas e muitas outras questões! Nosso time de especialistas terá prazer em te instruir no melhor caminho para o seu sucesso. Fale com um dos nossos profissionais. 

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados