Você já deve ter ouvido falar da importância de contar com perfis fortes em redes sociais e de criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo voltada para SEO. Porém, além da relevância digital de ambas, existe alguma relação entre essas abordagens de marketing? As redes sociais contribuem para o SEO de alguma forma?
Primeiramente, vamos fazer uma breve introdução ao assunto para entender melhor o impacto simultâneo entre essas duas estratégias.
Afinal, qual a importância das redes sociais no marketing? São vários os fatores que tornam esses espaços relevantes, como alcance em virtude da ampla base de usuários das redes mais populares, a capacidade de acompanhamento de métricas e o poder de viralização com os compartilhamentos.
O poder das redes sociais já não é novidade para ninguém, mas vamos colocá-lo em números atualizados: 41% dos millennials e da geração Z realizam pelo menos uma compra impulsiva nas mídias sociais em um intervalo de 2 a 3 semanas, segundo o Sprout Social.
Já quanto aos números do SEO e a influência dessa estratégia no tráfego orgânico, os números também impressionam: 68% das experiências online começam com uma pesquisa em um motor de busca, como o Google, segundo relatório da Bright Edge.
E mais: 92,6% de todo o tráfego global surge a partir de uma pesquisa no Google, de acordo com o Spark Toro.
Como podemos ver, não é por acaso que redes sociais e SEO estão sempre na boca do povo quando o assunto é estratégia digital, não é mesmo?
Nesse conteúdo, vamos falar um pouco de como as redes sociais contribuem para o SEO de uma página na internet e como essas duas abordagens podem caminhar juntas. Vem com a gente!
Como as redes sociais contribuem para o SEO?
Se formos analisar de forma superficial, as redes sociais e o SEO não possuem ligação direta, uma vez que esse último lida principalmente com o ranqueamento de páginas de site nas pesquisas feitas nos motores de busca.
Em resumo, não importa se sua marca tem milhões de seguidores no Instagram ou no Twitter. Aos olhos do Google, ela será vista como uma página que nem qualquer outra, isso é, que deve seguir os requisitos básicos de bom posicionamento na plataforma.
Então o que influencia o SEO? Existem uma série de estratégias e requisitos que as marcas precisam ficar de olho para impulsionar o planejamento estratégico SEO, dente eles:
- pesquisa de palavras-chaves com bom volume de buscas e pertencentes ao universo da marca;
- criação de conteúdos de qualidade (blog, YouTube ou site) que coloquem essas palavras-chaves em foco;
- navegabilidade, responsividade e segurança dos sites;
- autoridade sobre o tema a partir de uma estratégia de linkbuilding que torne os conteúdos citados em outros domínios;
- periodicidade e atualização dos conteúdos, dentre outros exemplos.
Portanto, não há uma relação direta entre as duas abordagens, mas podemos traçar sim alguns pontos nos quais as redes sociais contribuem para o SEO.
O principal deles é a geração de tráfego indireto. Afinal, as métricas do Google levam em consideração o tráfego orgânico gerado a partir de postagens ou perfis nas redes sociais.
O engajamento, o amplo por de alcance e a capacidade de viralização são elementos que devem ser levados em consideração para tornar sites mais conhecidos, acessados e citados, o que, indiretamente, ajuda bastante os números de SEO.
Por isso, ambas as estratégias devem andar de mãos dadas tendo como suporte uma visão multicanal por parte da marca, em que cada canal participante se ajudam.
É possível fazer SEO para redes sociais?
Sim! Como mencionamos, as páginas nas redes sociais funcionam como páginas quaisquer de blogs ou sites. Isso é, elas também podem ser otimizadas para serem encontradas pelos principais motores de busca assim como as outras.
Basta seguir os requisitos de palavra-chave, linkbuilding, segurança, responsividade e qualidade de conteúdo que já citamos mais acima.
Portanto, as marcas podem fazer a otimização de páginas de posts com anúncios de produtos, promoções ou até de conteúdos diversos. Elas também podem fazer a otimização do próprio perfil, inserindo palavras-chaves relevantes.
Portanto, além de contribuir para o aumento de tráfego orgânico, as redes sociais também podem ser elas mesmas otimizadas para aparecerem nas primeiras páginas de uma pesquisa no Google. Não é incrível?
Em quais plataformas de redes sociais é conveniente utilizar estratégias de SEO?
Em suma, todas as plataformas de mídias sociais podem ser otimizadas para ganhar destaque nas buscas do Google, Bing, Yahoo, dentre outros motores. Entretanto, as configurações de algumas delas podem atrapalhar.
O Instagram, por exemplo, não permite inserir links em publicações no feed, o que prejudica bastante a pontuação do SEO. O único lugar onde é permitido inserir o link é na bio, o que torna o perfil das marcas com maior potencial de otimização no quesito.
Por outro lado, o Twitter, Facebook, Linkedin e Pinterest dão ótimas condições para publicações complexas, onde é possível inserir imagem, vídeo e texto com possibilidade de introdução de palavras-chaves, links e informação preciosa e de qualidade.
Essa é a oportunidade de otimizar conteúdos relevantes para a marca e sem a necessidade de impulsionar anúncios pagos (estratégia tão popular e eficiente no universo das mídias sociais).
Viu como as redes sociais contribuem para o SEO de maneira sutil, mas decisiva? Afinal, é impossível fechar os olhos para as possibilidades desse mundo tão rico em engajamento, alcance e comunicação humanizada.
Se você estiver precisando de uma forcinha na estratégia SEO da sua marca, entre em contato com a consultoria de marketing da Agência Papoca e revolucione a presença on-line e as vendas do seu negócio!