Dominando o SEO para eventos: 7 melhores estratégias + dicas

SEO para eventos

SEO para eventos: essa é a estratégia do momento para alavancar a divulgação da sua festa, live ou mesmo palestra online. 

Segundo o Reporte Hubspot 2023, o impacto é tão positivo que 88% dos publicitários afirmam que continuarão a utilizar as estratégias de SEO para os próximos anos.

Quer melhorar a visibilidade do seu evento? Então continue lendo para saber tudo sobre o assunto: como usar SEO, vantagens, estratégias e muito mais!

Vamos lá?

O que é SEO para eventos e como é feito? 

SEO para eventos é o conjunto de técnicas usadas para garantir maior visibilidade para a divulgação de eventos nos motores de busca. Seu funcionamento se baseia na otimização de conteúdo e estrutura da página, de forma que o evento obtenha melhor classificação no Google, redes sociais ou portais específicos.

Ou seja, as técnicas de Searching Engine Optimization (SEO) focam em garantir um bom posicionamento do conteúdo para de fato alcançar o público-alvo.

São diversas as possibilidades para se trabalhar dentro e fora da página que queremos ranquear bem, como frequência correta das palavras-chave, formatação adequada, imagens leves e alta velocidade de carregamento.

A diferença entre SEO para eventos e o SEO que conhecemos

Você pode estar se perguntando: mas o SEO para blogs não é o mesmo SEO usado para eventos? 🤔

Sim e não: em essência, ambas as estratégias são focadas em otimizar o conteúdo para garantir bom posicionamento. 

No entanto, existem algumas nuances na forma em que as abordagens são aplicadas.

O SEO para eventos, por exemplo, não envolve textos longos como um SEO para blogspot, com o qual podemos trabalhar diversas técnicas, como formatação em headings e uso de palavras conectivas.

A otimização de páginas de eventos se dá principalmente pelo uso estruturado de palavras-chave e de uma rede forte de link building. 

Continue lendo para saber mais detalhes das melhores técnicas de SEO.

Como usar SEO para aumentar a visibilidade do evento?

Dentre as vantagens do SEO, estão a praticidade e baixo custo de colocar em prática as ações específicas.

Isso porque trabalhamos potencializando o fluxo orgânico dos motores de busca, sem precisarmos gastar com anúncios pagos ou algo do tipo.

A seguir, listamos 7 práticas imperdíveis de SEO para eventos. Confira!

1. Pesquisa das melhores palavras-chave

Tudo começa com uma das peças mais importantes do marketing digital: as palavras-chave. 

As palavras-chave são os termos que normalmente nosso público-alvo usa para procurar determinado assunto no Google. 

Portanto, para que seu evento possa ser descoberto pelas pessoas certas, é preciso que você utilize as palavras-chave mais adequadas.

Vamos ver um exemplo?

Se você estivesse divulgando uma festa junina, com quais termos você acha que seu público procuraria o evento no Google: “festa junina” ou “comemoração junina”?

Com certeza “festa junina” é o termo mais adequado, concorda? E, muito provavelmente, quase ninguém iria procurar por “comemoração junina”, e o evento com esse nome ficaria totalmente esquecido.

2. Otimização das palavras-chave

Ok, agora que você sabe a importância das palavras-chave, saiba que também é importante saber onde posicioná-las e a frequência de uso

Algumas dicas são:

  • tenha 1 palavra-chave mais importante (primária) e outras secundárias;
  • posicione a palavra-chave primária no título, de preferência logo no começo;
  • inclua a palavra-chave na descrição do evento, repetindo-a com moderação – para que os algoritmos do Google não interpretem sua página como blackhat;
  • monte uma meta-descrição bem trabalhada com a palavra-chave primária e uma secundária;
  • salve o nome do arquivo das imagens e vídeos usando as palavras-chave.

3. Alta velocidade de carregamento

Essa dica é essencial: não importa a plataforma que você estiver usando para divulgar o evento, deixe sempre a página rápida de carregar

Esse é um princípio de experiência de usuário, considerando que a maioria dos leitores sai de páginas que carregam devagar, antes mesmo de olhar qualquer texto.

Dica: não se esqueça de reduzir o tamanho de imagens e vídeos para facilitar o carregamento rápido, ok?

4. Responsividade 

Chamamos de “página responsiva” aquela que se adapta facilmente à visualização pelo celular.  

Essa característica é fundamental para a boa visibilidade do evento, já que, segundo dados divulgados pelo Governo, o aparelho celular está presente em 99,5% das casas que possuem internet. 

5. Conteúdo completo

Nada mais irritante que um evento que não informa a localização ou horário, não é mesmo? Ou pior: a descrição da festa é uma, mas na prática é algo completamente diferente. 

Dar todos os detalhes dos eventos é indispensável para promover uma boa experiência para seus clientes, evitando frustrações ou altas taxas de rejeição. 

Não se esqueça de:

  • incluir uma descrição de tamanho adequado;
  • detalhar a programação;
  • incluir os dados para acesso (se o evento for on-line);
  • colocar o contato para tirar possíveis dúvidas.

6. Parcerias para link building

Possuir um sistema de linkagem bem estruturado é essencial para os motores de busca considerarem que um conteúdo possui credibilidade. 

Os links podem ser:

  • internos, que conectam as páginas de um mesmo blog, por exemplo
  • externos, que surgem quando outro site menciona sua página

No caso de SEO para eventos, os links mais importantes são os externos, também conhecidos por backlinks. 

Assim, estabeleça parcerias para a divulgação do seu evento em diversas páginas diferentes, garantindo uma rede de backlinks forte e de confiança.

Você pode, por exemplo, fazer uma colaboração com blogs e redes sociais de patrocinadores e influenciadores digitais.

Atenção: não vale criar páginas e blogs falsos só para linkar seu evento, ok? Isso porque o Google tem inúmeros mecanismos para detectar esse tipo de prática enganosa. 

7. Monitore os indicadores 

Dica importantíssima: sempre acompanhe os resultados digitais para avaliar se suas otimizações de fato estão alcançando o efeito esperado. 

Veja alguns indicadores (KPIs) muito importantes:

  • tráfego orgânico total, que reflete quantas pessoas entraram na divulgação do evento sem impulsionamento pago nos motores de buscas 
  • taxa de cliques, que está relacionada à quantidade de acesso ao site do evento, significando que o título está chamativo
  • taxa de Rejeição, que avalia a proporção de usuário que saiu do site do evento sem realizar nenhuma ação desejada
  • quantidade de backlinks, que oferece importantes dados sobre autoridade de domínio 

Quer saber como escolher os melhores indicadores para sua campanha? Confira o vídeo a seguir!

Dica bônus: as melhores ferramentas de SEO para eventos

Não precisa sofrer: existem diversas ferramentas digitais para ajudar você na etapa de SEO para eventos! 🔨

Confira a seguir algumas das plataformas e aplicativos mais usados:

  • Google Keyword Planner: plataforma de mapeamento e pesquisa de palavras-chave, sendo uma ferramenta totalmente gratuita
  • SEMrush, similar ao Google Keyword Planner, porém com possibilidade de contratação de recursos pagos mais específicos, como análise competitiva
  • YOAST, o plug-in do WordPress que realiza uma “varredura” no conteúdo e lista os pontos de melhoria de SEO
  • Google Trends, que identifica os assuntos e eventos mais procurados pelos usuários

Fazer otimizações de SEO é muito importante para todas as abordagens de marketing digital, seja divulgação online de eventos, blogs ou mesmo redes sociais.

Caso encontre dificuldades para colocar em prática as ferramentas necessárias, saiba que existem agências especializadas em SEO.

A Agência Papoca está aqui justamente para isso: colocamos o time especialistas para pensar nas melhores estratégias para as necessidades do seu evento.  

Venha com a gente e alavanque a visibilidade do seu evento!

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