SEO e marketing de conteúdo são dois conceitos-chave para o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo eficiente que gere os resultados esperados.
Apesar de semelhantes, esses dois termos não representam o mesmo conceito, mas precisam andar de mãos dadas para o sucesso de qualquer marca no mundo digital.
SEO é a sigla para search engine optimization, que, em português, significa otimização para motores de busca. A prática configura uma série de técnicas de pré-requisitos para a produção de conteúdos que se mantenham nos primeiros resultados de pesquisas no Google, Bing, Yahoo e outros famosos buscadores.
Portanto, é crucial para dar visibilidade aos conteúdos de sua marca e para garantir que ela seja facilmente localizada pelos internautas.
Já o marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing voltada para atrair mais tráfego orgânico e tornar uma marca mais conhecida por meio de conteúdos de qualidade que tragam um impacto positivo ao consumidor.
Em um contexto no qual as buscas do Google são responsáveis por 59.2% de todo o tráfego global da internet, segundo o Sparktoro, dá para ter noção da importância desses dois conceitos para qualquer marca que deseje brilhar on-line, não é verdade?
Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo para que você entenda tudo sobre SEO e marketing de conteúdo: significados, diferenças e benefícios. Confira!
Qual a diferença entre SEO e marketing de conteúdo?
Apesar de comporem o mesmo universo do marketing digital, existem algumas diferenças fundamentais entre esses dois conceitos.
Primeiramente, o SEO nada mais é que o conjunto de regras e requisitos que um conteúdo deve seguir para ser bem ranqueado pelo robô do Google nos primeiros resultados de pesquisa.
Por exemplo, a escolha de uma palavra-chave, uma estratégia link building, a utilização de snippets, dentre outros recursos, são essenciais para uma estratégia SEO significativa.
Por sua vez, uma estratégia de marketing de conteúdo consiste na criação de textos relevantes e de qualidade para atrair o público a conhecer uma marca.
A ideia aqui é chamar a atenção do público por meio de informações valiosas, tutoriais, passo a passo e artigos ricos em geral para reforçar a autoridade da marca no assunto.
Assim, posteriormente, deve-se apresentar os produtos ou serviços e, quem sabe, até citar o nome da marca de forma mais explícita.
Ele é uma forma de inbound marketing, pois o objetivo é atrair e engajar potenciais conteúdos só informações e conteúdos que geram algum benefício a ele.
Portanto, essa estratégia segue o caminho oposto do outbound marketing ou de outros métodos mais agressivos de interação.
O que é SEO de conteúdo?
Entendeu as definições? Então você já deve ter percebido que SEO e marketing de conteúdo caminham juntos para promover uma jornada digital de sucesso.
Afinal, não adianta apenas produzir conteúdo interessante e informativo para o público. Esses textos também precisam ser vistos! Por isso você tem que aprender o que é SEO de conteúdo.
Essa estratégia nada mais é que implementar os diversos pré-requisitos de SEO para que uma página esteja bem posicionada nos motores de pesquisa. Por exemplo, como produzir conteúdo de qualidade para aparecer em primeiro lugar no Google?
- pesquisa de palavras-chaves relacionadas com o universo da marca e mais buscadas na internet. O ideal é que os termos apareçam em títulos bem atraentes e também em pontos estratégicos do texto, como no a introdução e no título dos tópicos.
- criação de um conteúdo escaneável, dividido em tópicos, de fácil leitura e com informações de qualidade que respondam às dúvidas do público;
- periodicidade de publicação, pois não é possível criar uma audiência engajada sem oferecer conteúdos em série;
- Investimento em conteúdos diversos, como artigos de blog, vídeos no YouTube, landing pages interessantes e conteúdos ricos (e-book, webinar, workshop e por aí vai).
- estratégia de linkbuilding com parcerias para troca de links e também investimento na linkagem para conteúdo interno da própria marca.
- monitoramento de resultados para ver se o tráfego orgânico realmente está aumentando, além de obter insights para ajustes.
Dessa forma, quando os usuários pesquisarem por temas relacionados ao universo da marca, a chance de um conteúdo de sua estratégia aparecer em evidência nos resultados do Google é alta .
Por exemplo, se você tem uma loja on-line de produtos fit, é válido avaliar o volume de pesquisas de palavras-chave que podem ser interessantes para seus conteúdos, como “quero emagrecer” ou “comer saudável para evitar doenças”.
A partir disso, é só criar conteúdos otimizados com essa temática para que o Google enxergue sua relevância e posicione nos primeiros resultados de pesquisa.
Não dá para imaginar vitrine melhor do que essa, não é mesmo? Eficiente e sem a necessidade de investimento no impulsionamento de anúncios. Pois, palavras-chave, SEO e link building trabalham juntos para o sucesso digital da sua marca!
Como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente?
Agora que você aprendeu tudo sobre SEO e Marketing de Conteúdo, que tal começar seu projeto em prática?
Você pode utilizar algumas dessas dicas para montar uma estratégia eficiente e conseguir bons resultados. Entretanto, que tal focar apenas na parte produtiva e comercial do seu negócio e deixar o SEO com quem entende tudo do riscado?
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Então, ficou interessado em aprender mais sobre o mundo do marketing digital e, principalmente, do SEO e marketing de conteúdo? Fique de olho então nas novidades do blog da Papoca! Até a próxima!