Tendências de SEO: como o algoritmo do Google mudou tudo?

Tendências de SEO

Ver o seu conteúdo na primeira página do Google é o sonho – e também o maior desafio  – de qualquer empresa presente no mundo digital. 

Não há mágica. Isso acontece graças às boas estratégias de SEO, – sigla para Search Engine Optimization. Ou seja, o trabalho de entender bem o algoritmo de SEO do Google a fim de otimizar os conteúdos, tornando- os mais escaneáveis aos buscadores e, consequentemente, otimizando os resultados de pesquisa. 

Portanto, melhorar os acessos do seu site significa ter uma produção de alta qualidade alinhada com as últimas tendências de SEO. Mas como acompanhá-las se o algoritmo SEO do Google está em constante mudança? 

Neste artigo, te contamos o que é necessário saber sobre SEO: as principais tendências de SEO do Google, como as atualizações acontecem e o que saber sobre  SEO para 2024. Além disso, também te mostraremos que essas técnicas podem ser aplicadas em outras plataformas, como por exemplo, Youtube ou Tiktok. 

O que é o algoritmo SEO do Google?

O algoritmo SEO do Google é o responsável por definir e classificar os resultados orgânicos que aparecem após uma busca. Ele funciona por meio de uma série de dados complexos que permitem chegar ao resultado personalizado para cada pesquisa. Basicamente, a função do algoritmo SEO do Google é garantir a melhor experiência do usuário. Afinal, nada melhor que encontrar logo na primeira página exatamente o que estamos buscando, certo? 

É por este motivo que o algoritmo está em constante aperfeiçoamento. Somente no último semestre de 2022, foram 4 atualizações! A lógica das melhorias é sempre priorizar os conteúdos mais relevantes, ou seja, aqueles mais assertivos. Esse é o motivo pelo qual é tão importante estar por dentro das últimas tendências de SEO. 

Abaixo listamos as principais tendências. 

8 tendências de SEO que merecem a sua atenção

Descubra quais serão as tendências em 2024 e como aplicá-las no seu conteúdo.

Atualizações de algoritmos

Uma coisa é certa: os algoritmos vão se atualizar o tempo todo e, sim, muitas vezes é até difícil de acompanhar. Mas, calma, nós podemos te ajudar! 

Em 2022, algumas modernizações do Google foram voltadas para reviews de usuários, o que reforça a aposta da empresa nas avaliações. Se você tem um negócio, motive os consumidores a falarem sobre o seu produto, isso irá impactar nos resultados.  

Você pode conferir todas as últimas atualizações do algoritmo SEO do Google no Search Status Dashboard,  mas, sem dúvida, a mais importante delas foi o Google Helpful Content Update, que impulsionou um rastreio de conteúdos sem relevância. 

Isso significa que para ter destaque nas pesquisas é necessário se esforçar ainda mais para produzir um texto original e de qualidade, o que nos leva ao próximo ponto.

Conteúdo útil

A cada atualização de algoritmo SEO do Google, fica claro que é preciso investir pesado em conteúdos úteis e significativos para o usuário

Pensando nisso, tome cuidado com informações incompletas, elas podem fazer com que o seu negócio perca espaço e a sua rejeição cresça. Aposte em conteúdos que tenham um texto original, pesquisas embasadas e que sejam atrativos. 

E lembre-se de que relevância, reputação e autoridade são pilares dos avaliadores de pesquisa do Google

A importância dos vídeos

É inegável o peso que o conteúdo de vídeo ganhou com a chegada do Youtube e, mais recentemente, com o Tiktok. Este, aliás, há muito tempo deixou de ser “a rede das dancinhas” ou “o app vizinho”. 

O Tiktok é conhecido por seu algoritmo que favorece tanto criadores de conteúdo – sem fazer distinção de pequenos, médios ou grandes influenciadores –  como usuários.  Por lá, é possível se tornar viral de um dia para o outro. 

Vídeos simples, mas certeiros, são capazes de esgotar produtos. Quem mostra é a pesquisa da New Consumer, realizada no fim de 2022. Segundo os dados, 27% dos usuários disseram que já foram influenciados a comprar um produto pela rede social. Outro exemplo é a hashtag #TikTokMadeMeBuyIt, que possui mais de 65 bilhões de visualizações! 

No Reels do Instagram, a realidade é semelhante. Um estudo feito pela multinacional Emplifi mostrou que, em 2022, as marcas alcançaram 40% mais engajamento com vídeos curtos no Instagram. Por isso, é importante levar esse novo comportamento do usuário em consideração. 

Pense no formato de vídeo que faz mais sentido para a sua marca e comece a introduzi-lo aos poucos no seu planejamento E, é claro, não se esqueça de aplicar estratégias de SEO: conheça a sua audiência, monitore as palavras-chave e as insira no seu conteúdo falando em voz alta no vídeo, por exemplo.  

Você pode se perguntar: SEO no Tiktok? E nós respondemos: sim! Esse tipo de estratégia pode ser utilizada muito além dos sites, a tendência de SEO é sempre expandir para o que está fazendo mais sucesso no momento.

SEO para Youtube 

E já que estamos falando sobre vídeos, você sabia que o YouTube é um dos maiores mecanismos de busca do mundo? Pois é! Um estudo do SimilarWeb mostra que, no Brasil, o aplicativo do Youtube, apenas para Android, tem cerca de 92 milhões de usuários ativos mensalmente. Já em seu site, o número sobe para 108 milhões de usuários, totalizando 1,5 bilhões de visitas com tempo médio de 22 minutos por sessão. 

Apostamos  que todos esses números fizeram seus olhos saltarem! 

Diferente das plataformas de vídeos curtos, o Youtube demanda uma estrutura um pouco maior para a produção de conteúdo, mas, considere investir na plataforma, principalmente porque o Google (e vale lembrar que o Youtube pertence à empresa), está trazendo cada vez mais vídeos como resultado de suas buscas. 

Por isso, é essencial produzir nesta plataforma e pensar no SEO para Youtube, o que significa selecionar as palavras-chave ideais, fazer descrições completas e inserir títulos atrativos. Além disso, as duas principais métricas de sucesso são a taxa de retenção (capacidade de reter o usuário ao longo do vídeo) e o tempo de visualização. 

Se você ainda não está convencido a investir em estratégias de SEO para Youtube, deixamos aqui alguns motivos para começar agora mesmo: 

  • seu conteúdo terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa;
  • o Youtube permite incorporar links nos seus vídeos, logo, você pode gerar mais tráfego para o seu site;
  • as chances do Youtube estabelecer notoriedade à sua marca são maiores; 

Pesquisa por voz

Estamos vendo um aumento constante da pesquisa por voz, principalmente entre os usuários de mobile. Com o desenvolvimento das inteligências artificiais, o consumidor consegue alcançar resultados em alta velocidade utilizando perguntas corriqueiras, cada vez mais próximas de um diálogo humano. 

Inserir a pesquisa por voz como uma estratégia de SEO é melhorar a experiência do usuário. Mas, para isso, é necessário melhorar os conteúdos. Uma dica é: estruturar o seu texto para fazer perguntas e respondê-las em seguida. Apostar numa linguagem conversada também é o melhor caminho para um melhor ranqueamento 

Se quiser um guia de como utilizar a pesquisa de voz no SEO, não deixe de ler o artigo: Pesquisa por voz em SEO: o que é + importância.

SEO Mobile friendly

Atualmente, o Brasil é o quinto país com a maior quantidade de usuários de smartphones. Com tantas pessoas acessando a internet na palma da mão, ter um conteúdo otimizado para os dispositivos móveis é muito importante para ajudar no posicionamento da sua empresa no Google.

Ter o chamado site “mobile friendly” é apostar numa navegação amigável, eficiente e descomplicada para quem usa smartphones ou tablets. Desta forma, seu site se torna mais atraente e retém mais visitas. 

Portanto, avalie o desempenho das suas páginas em celulares. Como está o tempo de carregamento? O design é responsivo? Leve essas questões em consideração.

Content Pruning

Você costuma revistar o conteúdo do seu site? Essa prática, também chamada de Content Pruning, é essencial para atualizar informações defasadas ou melhorar o desempenho de uma página ruim. 

Se preocupar com o conteúdo novo que está sendo produzido é ótimo, mas não se esqueça de fazer um pente fino no que já foi feito.. 

Google Analytics 4.0

Na definição do próprio Google, o Analytics 4.0 (GA4), é ideal para o futuro das medições já que coleta dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente. O bacana é que ele utiliza esses dados com base em eventos e não em sessões. 

Essa foi a atualização mais aguardada de 2023 e veio para substituir o Google Analytics Universal. O GA4 foi lançado em julho e permite análises mais precisas, segmentadas por dispositivos, métricas otimizadas para análise e a criação de relatórios personalizados. O objetivo da ferramenta é integrar dados de páginas da web e apps relevantes aos negócios.  

Uma pesquisa do Think Google mostrou que 84% dos tomadores de decisão nos negócios consideram essenciais as análises cruzadas de diferentes plataformas. Por outro lado, apenas 43% possuem uma ferramenta dessas implementada na rotina produtiva. Sendo assim, o Google Analytics 4.0 pretende preencher essa lacuna.

Sabemos que no início a adaptação a uma nova plataforma pode ser difícil. Então, que tal conhecer melhor a interface do Google Analytics nesse vídeo?

Tendências SEO: dica bônus! 

Agora você tem um guia riquíssimo em suas mãos com tudo o que precisa saber sobre as principais tendências de SEO para 2024. Portanto, coloque a mão na massa para conseguir melhorar o desenvolvimento orgânico do seu site. 

Se quiser uma consultoria completa sobre marketing digital e SEO, considere ter a Papoca ao seu lado. Somos uma agência especializada em potencializar o crescimento do seu site. 

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