Tráfego pago e orgânico: saiba diferenças e o que cada um significa

tráfego pago e orgânico

Quando tratamos de estratégia de marketing digital, é importante sabermos que um dos melhores indicadores de sucesso são os números alcançados em tráfego pago e orgânico

Estes resultados, além de demonstrar o alcance e engajamento do público-alvo para com o seu conteúdo, também oferecem insights poderosos sobre o que continuar fazendo ou o que reavaliar. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que são, como avaliá-los e como eles impactam a estratégia de marketing digital do seu blog. 

O que é tráfego orgânico?

De forma resumida, podemos definir o tráfego orgânico como aquele gerado sem a interferência direta de investimentos, como conteúdos patrocinados nas redes sociais ou blogs, por exemplo. 

O tráfego orgânico engloba o alcance e engajamento que o seu conteúdo recebe devido à qualidade daquilo que você criou, à estratégia de SEO adotada e ao quanto o seu público-alvo foi receptivo àquilo. 

Em linhas gerais, os resultados orgânicos são contabilizados por pessoas que acessaram a sua página através da busca de palavras-chave em buscadores on-line ou pelo acesso direto, digitando a URL do seu blog diretamente na barra de endereços. 

Em ambos os casos, os resultados obtidos são considerados orgânicos por não terem qualquer interferência de investimentos realizados para alavancar o seu conteúdo à posição em que estavam quando seu cliente as procurou. 

O que é tráfego pago?

Diferente do tráfego orgânico, esta modalidade de resultado é obtida quando o criador realiza um investimento direto para alavancar seu conteúdo às primeiras posições nos buscadores on-line ou nas redes sociais. 

Ao contrário do que muitos pensam, os resultados de tráfego pago não são dispensáveis: uma estratégia bem pensada e com objetivos bem definidos pode ser muito benéfica para tornar os investimentos em tráfego muito rentáveis. 

É importante salientar que, assim como nos conteúdos orgânicos, aqui, também é necessário levar em consideração as boas-práticas de SEO, a necessidade de um planejamento de conteúdo bem estruturado e a análise cuidadosa dos números obtidos. 

Neste aspecto, é necessário saber que, seja tráfego pago ou orgânico, sempre deve haver uma estratégia planejada que os justifique e, mais do que isso, saiba como utilizá-los de forma inteligente. 

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico? 

Em linhas gerais, o tráfego pago é aquele que tem investimento realizado em plataformas como o Google Ads ou redes sociais para “alavancar” o seu conteúdo e entregá-lo ao seu público. No tráfego orgânico, por outro lado, os resultados obtidos são “naturais”, alcançados sem a necessidade de investir dinheiro. 

Cada um deles representa uma estratégia diferente e apresenta seus benefícios de forma individual. Por isso, é importante saber qual será a sua abordagem e quais os seus objetivos para, então, escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Em ambos, é necessário que os conteúdos do seu blog estejam alinhados com o planejamento de conteúdo e que o SEO seja trabalhado com cuidado – afinal, sem ele, mesmo os resultados de tráfego pago obtidos podem não ser relevantes ou terem um bom ROI.

Como conquistar resultados para tráfego pago e orgânico?

Para conquistar números expressivos na sua estratégia, é necessário levar em consideração as particularidades de cada tipo e tráfego existente. 

Para as estratégias baseadas em tráfego orgânico, a melhor forma de obter números significativos é trabalhar a qualidade do seu conteúdo e das práticas de SEO que você adota. 

Estudar o seu nicho e seu público, elencar conteúdos diversos e de qualidade, escolher palavras-chave relevantes e monitorar os resultados primários para adaptá-los e melhorá-los é um excelente começo para conquistar números mais expressivos. 

É importante lembrar que o tráfego orgânico se retroalimenta: ou seja, quanto mais tráfego orgânico você tiver, mais tráfego terá e, consequentemente, melhor será o seu retorno. 

Já nas estratégias baseadas em tráfego pago, em que há o investimento financeiro nos seus conteúdos, é preciso atentar para o tipo de resultado desejado e em quais veículos serão realizados estes investimentos. 

Vale lembrar que, mesmo no tráfego pago, ainda é necessário providenciar conteúdos que sejam relevantes e bem trabalhados. Sem bons materiais, o seu investimento será apenas gasto, sem resultados duradouros e significativos. 

Uma das formas mais tradicionais de investir em tráfego é por meio do Google Ads, uma das ferramentas mais utilizadas pelos criadores para criar campanhas completas, que levam em consideração o seu objetivo e permitem segmentações por localidade, por palavra-chave, por valor investido e muito mais. 

Por que o tráfego orgânico é preferível ao tráfego pago?

Agora que já sabemos o que é tráfego orgânico e o que é tráfego pago, precisamos esclarecer um ponto muito importante sobre os dois. 

Muitas pessoas dizem que “o tráfego pago é ruim”, por se basearem em um investimento financeiro realizado de forma errada e que não apresentou os resultados esperados, quando, na verdade, se bem utilizado, o anúncio pode ser uma forma muito interessante de alavancar pequenos negócios. 

Para muitas empresas que estão começando, o tráfego pago pode representar um belo início e uma forma inteligente de, com o tempo, migrar para o tráfego orgânico. 

Neste sentido, contudo, é importante ter em mente que, independente dos objetivos mercadológicos definidos para a sua marca, todas as empresas buscam – ou deveriam buscar – os resultados obtidos organicamente. 

Isto porque, como já dissemos, obter resultados de tráfego orgânico significa que você estará colhendo frutos do seu negócio sem precisar, necessariamente, injetar dinheiro nos seus anúncios. 

Seja pela utilização de SEO, seja pela indicação de clientes fidelizados a outros potenciais leads, quando você obtém resultados orgânicos, significa que sua marca já atingiu um patamar de reconhecimento que te torna referência para seus clientes. 

Isto não significa que, uma vez que você tenha alcançado resultados orgânicos, você deve parar de investir em tráfego pago. Como já dissemos, cada uma das ferramentas tem seu valor e este valor está diretamente ligado à estratégia que você definiu. 

Lembre-se: tráfego pago e orgânico não excluem um ao outro. Saber utilizá-los em conjunto também pode trazer resultados muito interessantes para a sua empresa. 

Vamos recapitular? 

Tráfego pago e orgânico são modalidades diferentes de apresentar o seu conteúdo e sua marca ao seu público. Cada um deles tem sua finalidade e, portanto, para escolher, é preciso ter uma boa definição do seu objetivo. 

Ambos têm seus prós e contras, dependendo da estratégia que você utiliza para empregá-los, por isso, é sempre bom manter a atenção às métricas que o tráfego pago e orgânico apresentam para, com isso, poder refinar suas entregas ao público. 

Quer turbinar os resultados de tráfego orgânico da sua empresa, mas continua com dúvidas de por onde começar? Nós te ajudamos! 

Aqui na Papoca, você tem um time de especialistas preparados para te ajudar com SEO e com os tão sonhados resultados orgânicos da sua marca na internet. Chega de adiar: entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te auxiliar. 

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