SEO B2B: como impulsionar sua empresa e gerar mais leads?

seo b2b

Maior visibilidade on-line. Esse é um dos vários objetivos estratégicos para qualquer empresa que queira aumentar seus lucros, não importa o setor.  E no que diz respeito às estratégias orgânicas de empresas para empresas, investir em SEO B2B pode ser a chave do sucesso na aquisição de leads. Por quê?

Pelos bons resultados no mercado atual, é claro. De acordo o Panorama de Geração de Leads 2024 da Leadster, a maioria dos acessos no segmento B2B vem da busca orgânica, com 34,12%

Resultado que se reflete no ranking de leads: a busca orgânica está em segundo lugar no ranking, com 14,74% em geração de leads, ultrapassando canais como Meta Ads.

Porém, ter bons resultados orgânicos requer uma estratégia feita da maneira correta. 

Se você quer saber como fazer um bom SEO para negócios B2B, preparamos esse conteúdo explicando o que é essa técnica e quais dicas para atingir uma boa posição no ranking de resultados dos buscadores. Vamos lá?

O que é a estratégia de SEO para B2B?

O setor B2B é formado por empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas (por exemplo, o Trello, é um aplicativo de gerenciamento de projetos direcionado a outras empresas).

Partindo disso, o SEO B2B, é um tipo de estratégia cujo objetivo principal é melhorar a visibilidade da pesquisa orgânica de sites B2B. Para isso, ele se baseia em 4 pilares:

SEO Técnico

Este pilar da estratégia SEO para B2B está voltado para a otimização da arquitetura do site, usabilidade, velocidade de carregamento das páginas e indexação.

Conteúdo

Refere-se à produção de blog posts com palavras-chave relacionadas ao setor B2B, estratégia de postagens nas mídias sociais, além de link building para melhorar a autoridade do site da empresa.

SEO On Page

Já este pilar se refere às adaptações na própria página para garantir uma excelente experiência do usuário e facilitar a indexação pelo Google, incluindo otimização dos textos do blog.

SEO Off Page

Por fim, com a obtenção de links de qualidade de portais de notícias e blogs de terceiros, este pilar foca na otimização externa ao site para elevar sua autoridade e melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa. 

Diferenças entre B2C e B2B SEO no Marketing Digital

Tanto a estratégia de SEO para B2B quanto para B2C têm a mesma base de técnicas na otimização para motores de busca. Porém, suas táticas são bastante diferentes, principalmente devido às necessidades e comportamentos do público-alvo. 

No B2B, o público é formado por profissionais como analistas, gerentes e executivos. Logo, a tomada de decisão costuma envolver mais de uma pessoa, baseando suas compras em fatores, como dados e ROI. Por isso, o processo é mais detalhado e extenso. 

Já no B2C, o foco é o consumidor final, que compra de forma mais emocional e impulsiva, influenciado por desejos e tendências, com uma variedade maior de perfis e comportamentos. Além disso, há outras diferenças importantes quanto ao: 

Conteúdo 

No B2B, o conteúdo é técnico, informativo e educativo, como estudos de caso e artigos de blog detalhados. Já no B2C, o assunto é mais leve e emocional, como posts pequenos, vídeos e descrições de produtos.

Funil de vendas

No B2B, o funil de vendas é mais complicado que no B2C por várias razões. Primeiro, o ciclo de vendas no B2B é mais longo, devido aos valores mais altos e decisões mais complexas. 

Além disso, várias partes interessadas estão envolvidas na tomada de decisão no B2B, como gerentes, diretores e equipes técnicas. Por fim, as vendas B2B frequentemente envolvem produtos ou serviços mais complexos e personalizados. 

Em contraste, no B2C, as vendas são mais rápidas e diretas, pois envolvem consumidores individuais e produtos padronizados. Cada organização pode adaptar seu funil de vendas B2B de acordo com suas necessidades específicas.

Palavras-chave

No B2B, as palavras-chave são específicas e de nicho, com menor volume de buscas, mas alta relevância. Veja:

  • Software de gestão de projetos para construção civil;
  • Sistemas ERP para pequenas empresas de manufatura;
  • Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa.

Já no B2C, as palavras-chave são mais gerais e com maior volume de buscas:

  • Tênis de corrida;
  • Smartphones baratos;
  • Ofertas de livros.

Taxas de conversão

No B2B, as taxas de conversão geralmente são mais baixas que no B2C, mas as vendas têm um valor muito mais alto. Isso ocorre devido aos múltiplos stakeholders envolvidos, necessidade de personalização dos produtos, transações de alto valor, foco em relações de longo prazo e a necessidade de educar os clientes com conteúdos detalhados.

Apesar dos inúmeros desafios que SEO para negócios B2B apresenta, é possível ter uma estratégia bem-estruturada seguindo algumas dicas que separamos a seguir.

7 principais dicas SEO B2B

As principais dicas SEO B2B para uma estratégia efetiva em são:

1- Criar personas ideais

2- Estudar seu funil de vendas

3- Buscar palavras-chave relevantes

4- Utilizar topic clusters

5- Produzir conteúdo original e útil

6- Criar landing pages para seus produtos ou serviços

7- Fazer otimização técnica do site

Abaixo falaremos sobre cada delas e os detalhes que as levam a melhorar a visibilidade para a página da sua empresa nos mecanismos de busca:

1. Criar personas ideais

Personas são baseadas em dados de pesquisa de mercado e perfis de clientes existentes, o que ajuda os departamentos de marketing, vendas e produtos a tomar decisões mais inteligentes. 

Por isso, criá-las é essencial no SEO para B2B, pois permite segmentar o público-alvo de forma efetiva. Certifique-se de que a persona descreva completamente o seu comprador B2B para que você saiba exatamente como e onde alcançá-lo.

2.Estudar seu funil de vendas

Antes de identificar palavras-chave usadas pelas personas dos clientes, compreenda o funil de vendas da sua empresa. 

Inicie conversando com a equipe de vendas, verifique os dados de vendas e analise estatísticas como o lifetime value e o período médio de retenção do cliente.

3. Buscar palavras-chave relevantes

Pesquise palavras-chave que tenham relevância para sua persona e seu nicho de mercado (nas diferentes etapas de funil). Utilize ferramentas de pesquisa como o Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, entre outras.

Além das palavras-chave principais, busque por palavras-chave relacionadas e LSI. Outra dica é a automatização de palavras-chave para economizar tempo e sair na frente da concorrência.

4. Utilizar topic clusters

Uma estratégia eficaz de SEO para B2B envolve a utilização de topic clusters para melhorar o posicionamento nas SERPs. Os topic clusters são conteúdos interligados em torno de um tema central, com uma página pilar e páginas relacionadas. 

Essa abordagem facilita a segmentação de clientes (em todas as etapas do funil de vendas), a escalabilidade do conteúdo e a organização, evitando práticas de blackhat, como a canibalização de palavras-chave. 

5. Produzir conteúdo original, útil e escaneável

Na estratégia SEO B2B, você deve publicar um conteúdo sem cópias e útil para o leitor. Inclua temas que possam ser ampliados, como estudos de caso, posts de blog e guias, que estabelecem a empresa como autoridade no seu setor. 

Não se esqueça de fazer otimizações de conteúdo! O texto deve ser escaneável para que os leitores encontrem as informações facilmente. Utilize: 

  • Títulos e intertítulos;
  • Bullet points;
  • Diferentes mídias;
  • Parágrafos curtos.

6. Criar landing pages para seus produtos ou serviços

Criar landing pages é crucial no SEO B2B porque melhora a experiência do usuário, aumenta as taxas de conversão e ajuda na segmentação precisa do público. 

Essas páginas, otimizadas com palavras-chave relevantes, melhoram o ranking de SEO e permitem análises detalhadas para ajustes contínuos. Isso resulta em um tráfego mais qualificado e em uma comunicação mais eficaz com os clientes.

7- Fazer otimização técnica do site

A boa usabilidade de um site é crucial para manter os visitantes empresariais engajados.

A otimização garante que o site seja rápido, seguro e mobile-friendly, além de estar livre de erros técnicos que possam afetar negativamente o ranking nos resultados de busca.

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