Se você acredita que marcas vendem apenas produtos, repense esta ideia: o que vemos hoje são marcas de sucesso utilizando o branding marketing para se conectar com as pessoas.
E esta é uma estratégia que dá muito certo. É o que revela um recente estudo da McKinsey, no qual três a cada quatro entrevistados disseram que receber comunicações personalizadas os tornava mais propensos a considerar uma marca e comprar um produto.
Marcas icônicas, como a Nike, entendem perfeitamente a experiência que desejam proporcionar aos seus clientes e usam do branding marketing para alcançar este objetivo.
Quer repetir esse sucesso no seu negócio também? Basta ler este artigo até o fim!
O que é branding marketing?
Branding marketing é a fusão de duas estratégias poderosas (branding e marketing) que visa criar uma identidade de marca capaz de atrair e reter clientes. O branding é responsável pela criação da identidade da empresa, enquanto o marketing comunica essa identidade através de um storytelling que cause identificação no consumidor.
Juntas, elas garantem que a marca não apenas seja reconhecida, mas também admirada e preferida pelos consumidores.
Qual a diferença entre branding e marketing?
Enquanto o branding se concentra na construção de uma identidade única e duradoura para a marca, estabelecendo sua personalidade, valores e posicionamento no mercado, o marketing promove essa identidade de forma mais imediata e tangível, utilizando campanhas, anúncios e conteúdo para aumentar a visibilidade, gerar demanda e impulsionar as vendas.
Em outras palavras, o branding fornece o alicerce essencial sobre o qual o marketing constrói suas estratégias, garantindo consistência e coerência em todas as interações da marca. Em longo prazo, a soma disso é uma marca que cria conexões emocionais e funcionais que fortalecem o relacionamento entre ela e seu público.
Mas, afinal, vale a pena investir em branding marketing?
Muito se fala sobre a eficácia do branding marketing e para quais empresas se destina este tipo de estratégia.
Vamos aos fatos: mesmo sendo uma ótima opção para se trabalhar, também é importante entender o momento da sua empresa e onde é preciso focar os investimentos para manter a saúde do seu negócio.
O branding ajuda na diferenciação de mercado e é capaz de influenciar na decisão de compra do consumidor, uma vez que a percepção de marca é maior.
Por outro lado, um desafio desta estratégia é que o tempo para obter o retorno do investimento (ROI) pode ser maior. Pequenas e médias empresas, muitas vezes, não têm a segurança financeira de esperar prazos maiores para notar resultados mais concretos, diferente de grandes empresas.
Nestes casos, investir em uma boa estratégia de vendas primeiro deve ser o melhor caminho.
Como fazer uma estratégia de branding no marketing digital?
Caso o branding digital seja uma opção para a sua empresa, é preciso, então, colocar a mão na massa e trabalhar com bastante foco.
Isso porque criar uma estratégia de branding no marketing digital requer muito planejamento e sinergia entre o que a marca deseja passar e onde seu público está. Abaixo, explicamos em mais detalhes sobre como fazer isso:
1. Defina quem é a sua marca
Para criar a base da sua estratégia de branding marketing, é preciso ter bem estabelecidas a missão e visão da sua marca de forma clara.
Isso envolve articular o propósito fundamental do seu negócio, quem você é e o que você busca alcançar a longo prazo.
Por exemplo, a Nike define sua missão como inspirar atletas ao redor do mundo, enquanto sua visão se concentra em inovação sustentável e progresso contínuo no esporte. Essas declarações não apenas guiam a Nike internamente, mas também atuam como imãs para consumidores que compartilham esses valores e aspirações.
2. Entenda quem é o seu cliente
Conhecer profundamente a persona, o cliente ideal que você deseja atingir, é um passo bem importante para o sucesso do branding digital.
Isso vai além de simplesmente identificar dados demográficos, mas sim sobre compreender profundamente suas necessidades, preferências, comportamentos e valores.
Um estudo da HSR Specialist Researchers revelou que 53% dos consumidores da geração Z (18 a 25 anos) buscam comprar e apoiar marcas com propósito, sejam elas causas ambientais, voltadas para a diversidade e etc. Ou seja, isso se torna uma oportunidade para sua marca mostrar causas que apoia e trazer isso para a comunicação com o cliente.
3. Crie uma identidade forte para sua marca
Quando falamos em “identidade de marca”, muitas pessoas pensam automaticamente na parte visual.
É claro que esse fator é importante, mas no branding marketing, a identidade de marca vai muito além disso. Ela está relacionada à personalização e envolve um desenvolvimento visual único e um tom que seja facilmente reconhecível.
No quesito visual, esta ideia está relacionada à cores, tipografia, design de materiais de marketing e até mesmo o estilo de fotografia utilizado. Uma marca visualmente coesa cria uma impressão instantânea e memorável, ajudando que os consumidores a reconhecerem a instantaneamente em diferentes plataformas.
O tom de voz é a maneira como uma empresa se comunica verbalmente com seu público. Ele deve refletir a personalidade da marca, suas crenças e valores. Seja formal ou informal, amigável ou profissional, o tom de voz cria uma conexão emocional com seus consumidores, permitindo que eles se identifiquem de uma maneira mais pessoal.
4. Produza conteúdo que gere valor
Criar e distribuir conteúdo valioso é uma pedra angular do branding digital eficaz, ação essa que também é muito presente no inbound marketing.
Marcas, como Red Bull, são mestres nessa arte, produzindo conteúdos envolventes que não apenas entretêm, mas também reforçam sua imagem de marca. Veja um exemplo de conteúdo produzido pela empresa, que mostra histórias inspiradoras de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo esporte:
Essas narrativas não só ressoam em seus consumidores apaixonados por atividades físicas, mas também ampliam o alcance da marca através de compartilhamentos e engajamento orgânico nas redes sociais.
Leia também: O que é outbound marketing?
5. Metrifique todas as suas ações
Analisar as métricas e entender se suas ações estão, de fato, alcançando o público certo e de forma eficaz também é essencial. E ter esse olhar para os dados deve ser algo feito de forma contínua.
Para saber como medir branding, é simples: você pode analisar números através de relatórios, como o do Google Analytics ou Looker Studio, e também coletar feedbacks dos seus clientes, seja nos comentários de publicações e páginas, como também perguntando a eles ou ao seu time de Atendimento ou Pós-Vendas.
Empresas, como Amazon e Shopee, são referência nessa coleta de feedbacks e incentivam seus clientes a darem feedbacks sobre suas compras no site, com direito a fotos e vídeos que mostrem o produto e sua embalagem.
O que é branding marketing? Dica final
Viu só? Aqui você descobriu a diferença entre marketing e branding e entendeu que uma estratégia de branding marketing bem executada tem o poder de transformar a percepção de um cliente sobre sua marca, ajudando na fidelização desse consumidor.
Aposte na diferenciação e personalização de sua marca e, com isso, seu negócio tem tudo para crescer de forma sustentável e poderosa.
E aí vai uma última dica: inscreva-se na newsletter da Papoca aqui ao lado para você aprender mais sobre marketing digital e aplicar as melhores estratégias para o crescimento do seu negócio. A hora de impulsionar seus resultados é agora!