Quem trabalha com marketing digital precisa se habituar a diversas táticas que visam aumentar o tráfego (e, consequentemente, a base de clientes) de uma página da web. Duas que andam lado a lado são SEO e UX. Você já ouviu falar?
Na prática, SEO diz respeito a estratégias para fazer com que uma página apareça nas primeiras posições nas pesquisas, e UX trata de otimizá-la para garantir uma boa experiência para os visitantes.
Ao uni-las, portanto, você faz com que seu site (ou blog) se torne mais agradável e relevante. Quer entender como essa combinação funciona? Então, continue a leitura, pois explicamos o que você precisa saber nas próximas linhas!
Para começar, o que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas, em português). Trata-se de um conjunto de práticas cujo objetivo é fazer com que uma página da web apareça nas primeiras posições durante as pesquisas.
Para alcançar esse resultado, uma boa estratégia de SEO se vale de recursos como:
- uso de keywords (palavras-chave) relevantes para o público-alvo da marca;
- construção de autoridade por meio de link building (na tradução, construção de links), uma tática que cria uma rede de links com parceiros;
- criação de conteúdos interessantes, separados por subtítulos e estruturados com as heading tags corretas (H1, H2 e assim por diante);
- otimização do site (como imagens, URLs e tags) para garantir a usabilidade da página.
Enquanto UX significa User Experience (experiência do usuário, na tradução para o português), Writing significa escrever. Portanto, UX writing quer dizer que a escrita se centra em oferecer uma boa experiência para o usuário, para que ele saia satisfeito do site ou do blog.
Entre os principais elementos dessa estratégia, podemos incluir:
- formatação correta dos textos;
- conteúdo objetivo e bem distribuído ao longo da página;
- blocos de textos curtos;
- uso estratégico de elementos como listas e intertítulos.
Vale ressaltar desde já que estratégias de SEO e UX writing são conceitos que caminham juntos. Entenda como funciona essa combinação no próximo tópico!
Por falar em otimização para mecanismos de busca, temos um artigo com as melhores táticas de SEO para blogs. Aproveite para conferir!
Qual a conexão entre SEO e UX?
SEO e UX são estratégias interligadas. Aliás, uma boa experiência do usuário é essencial para que um site apareça nas primeiras posições. Isso porque características como escrita direta, concisa e boa distribuição do texto também fazem parte das estratégias de SEO, pois facilitam o escaneamento do conteúdo pelos mecanismos de busca. Logo, afetam o ranqueamento.
Ao mesmo tempo, quando você usa bem as palavras-chave e otimiza o tempo de carregamento das páginas, a navegação se torna mais fluida e agradável para o usuário.
Vale mencionar também que o SEO não se concentra apenas em aspectos técnicos, como na repetição das keywords. Na verdade, o algoritmo dos buscadores já é avançado o suficiente para avaliar se o conteúdo pode ou não ser agradável.
Portanto, não ignore uma estratégia em favor da outra. Una os principais elementos das duas em um plano de ação coeso que busca criar um site com usabilidade, bom design e conteúdo interessante.
Como os erros de UX podem afetar a estratégia de SEO?
Os erros de UX mais comuns são:
- achar que entende tudo sobre o usuário sem pesquisar antes;
- desconsiderar as opiniões dos leitores;
- pensar apenas na estética e esquecer a funcionalidade (páginas com muitos elementos visuais, que além de “poluir” o visual, “pesam” na hora do carregamento, por exemplo);
- ignorar a responsividade (lembre-se, muitas pessoas acessam a internet pelo celular);
- não testar nem acompanhar as métricas de marketing ao ajustar elementos da página, como CTAs — chamadas para ação —, banners ou o tráfego pago.
E, sim, todos esses erros afetam o ranqueamento do site, o que pode atrapalhar sua estratégia de SEO.
Por exemplo, se uma página tem um visual muito cheio de elementos gráficos e demora para carregar por completo, o usuário a fecha rapidamente.
Os mecanismos de busca entendem essa ação como indicação de que aquele conteúdo não é relevante e, por isso, não “merece” aparecer nas primeiras posições das pesquisas.
Logo, é importante se atentar para melhorar a experiência do usuário no SEO. E, para começar, você pode adotar as dicas que apresentamos no próximo tópico. Confira!
Como melhorar a experiência do usuário no SEO?
As principais estratégias para melhorar a experiência do usuário no SEO são:
- usar intertítulos com sabedoria;
- otimizar o design da página;
- criar URLs amigáveis;
- criar conteúdos interessantes.
Confira mais detalhes logo abaixo!
1. Usar intertítulos com sabedoria
A primeira dica para unir SEO e UX a fim de potencializar os resultados da sua página é usar as heading tags (aqueles intertítulos que aparecem no meio do conteúdo) que servem para indicar sobre o que é o conteúdo de um texto.
O ideal é que os elementos sigam uma ordem de prioridade (o H1 é o título, os H2s são intertítulos mais relevantes), apresentem palavras-chave primárias e secundárias e respondam às dúvidas dos usuários.
2. Otimizar o design da página
A segunda dica é otimizar o design do site (ou blog), que deve:
- carregar rapidamente e se adaptar a diferentes dispositivos;
- ter boa navegação;
- ser interativo na medida certa.
3. Criar URLs amigáveis
As URLs são os endereços das páginas e também interferem no SEO e UX. Por esse motivo, atualize as suas a fim de mantê-las mais simples, o que as torna mais amigáveis para os usuários.
Na prática, seja breve e use sempre a palavra-chave principal na URL para facilitar a busca.
4. Criar conteúdos interessantes
Por último, temos a criação de conteúdos alinhados às expectativas e necessidades do público-alvo e agradáveis de ler. Afinal, um visual bonito e responsivo, mas com textos complicados e mal organizados, não entrega uma boa experiência de leitura, concorda?
Portanto, invista em palavras-chave relevantes, intertítulos estratégicos e otimização de imagens (SEO), além de boa formatação e elementos gráficos (UX) para criar conteúdos de qualidade.
A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho. Na verdade, pode contar com a ajuda de especialistas em melhorar o ranqueamento das páginas da web, como a Papoca.
Somos uma agência com mais de 10 anos de experiência (e centenas de clientes satisfeitos), com a competência necessária para unir SEO e UX e potencializar seus resultados de marketing digital.
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