Conhecer o comportamento de leads, visitantes e clientes é essencial para que você possa desenvolver campanhas e estratégias de marketing mais eficazes e com maiores taxas de conversão. Nesse cenário, compreender o que significa UTM é essencial.
Isso porque, ao gerar UTM, você passa a acompanhar de perto a forma como as pessoas acessam o seu site e o quanto uma campanha está sendo eficaz em direcionar tráfego para seus canais.
Nesse contexto, o objetivo dos links parametrizados é rastrear o desempenho de campanhas de marketing, além de obter informações valiosas sobre como potenciais clientes estão interagindo com a sua marca.
Existem muitas razões para você investir nesse tipo de acompanhamento, por exemplo, o relatório da McKinsey & Company mostra que organizações que usam efetivamente dados e análises têm o potencial de aumentar sua lucratividade em até 60%.
Uma vez que os parâmetros de UTM fornecem referências objetivas sobre os resultados do marketing para a companhia, podemos dizer que eles se encaixam nesse cenário. Logo, impactam diretamente seus resultados financeiros.
Isso acontece, principalmente, por permitir que as empresas tomem decisões sobre quais campanhas continuar, quais otimizar e quais interromper, ampliando o retorno sobre investimento.
Diante de tantos benefícios, fica clara a necessidade de entender o que significa UTM, como gerar e usar em suas ações, não é mesmo?
Então continue lendo e descubra tudo sobre esse tópico, ao longo deste artigo.
O que significa UTM?
UTM é a sigla para Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin. É um código que pode ser anexado ao final de qualquer URL para gerar dados do Google Analytics sobre suas campanhas digitais, facilitando o rastreamento da origem e do desempenho das ações em todas as plataformas.
Em outras palavras, a UTM é uma extensão inserida ao final de cada link e permite que você tenha acesso a muitas informações sobre o tráfego que chega ao seu site.
Uma URL com códigos UTM fica parecida com o modelo abaixo:
https://www.seusite.com.br/loja/produto?utm_source=facebook&utm_medium=social-ad&utm_campaign=blackfriday2023
Cada um dos termos que marcamos em negrito mostra um parâmetro da URL. Nesse exemplo, estão sendo usados três: source (origem), medium (mídia) e campaign (campanha).
Ao criar um link parametrizado com essas informações, você passa a entender qual plataforma, tipo de canal e qual campanha levou cada visitante para dentro da sua página.
Usando o exemplo acima, sempre que um usuário acessar o seu site por ele, é possível identificar que ele:
- veio a partir do Facebook (source);
- atraído por uma estratégia de mídias sociais (medium);
- com interesse na sua campanha de Black Friday (campaign).
Quais são os parâmetros UTM?
Existem 5 parâmetros principais de UTM: campaign (campanha), source (origem), medium (mídia), content (conteúdo) e term (termo de pesquisa), sendo os três primeiros os essenciais para a criação da UTM. Cada um tem um objetivo conforme o tipo de informação que você desejar obter em uma estratégia de marketing.
Para entender detalhes sobre os parâmetros da UTM
- Source (origem): informa qual site está enviando tráfego. Por exemplo, você pode adicionar o código de “Facebook” sempre que publicar algo na rede para rastrear todo o tráfego proveniente desse canal.
- Campaign (campanha): agrupa todo o conteúdo de uma campanha, para que você avalie o resultado global dela.
- Medium (mídia): indica a mídia em que seu link é apresentado, permitindo rastrear todo o tráfego proveniente de mídias sociais, e-mail, anúncios e mais.
- Conteúdo: rastreia o conteúdo que está atraindo usuários para o site.
- Term: é baseado no termo ou palavra-chave pelas quais você pagou em um anúncio.
A melhor parte sobre os parâmetros de UTM é que você pode fazer qualquer combinação que desejar desses códigos.
Uma dica especial, entretanto, é sempre incluir pelo menos os três parâmetros padrões: campanha, origem e mídia.
Quando usar UTM?
A UTM pode ser usada em qualquer tipo de campanha que tenha um link direcionando o usuário para o seu site ou outras páginas como landing pages e e-commerces. Entre estáticas que podem se beneficiar dos links parametrizados está tráfego pago, redes sociais, parcerias com influenciadores, afiliados e mais.
Vale a pena destacar que com a UTM você consegue identificar detalhes de suas estratégias.
Entretanto, sem a definição desses parâmetros, o Google Analytics só pode monitorar a origem do tráfego, sem detalhar as demais informações que listamos acima.
Logo, aplicando o que significa UTM, uma mesma página pode ter diferentes parâmetros, de acordo, por exemplo, com o canal em que ela será divulgada. Um artigo de blog terá uma UTM diferente quando for divulgado por meio de um anúncio, em uma publicação em rede social ou no e-mail marketing.
Os parâmetros diferentes permitem, por exemplo, reconhecer de qual plataforma o visitante veio e que tipo de campanha o atraiu. Essa informação é essencial para compreender, por exemplo, quais canais estão levando mais usuários para as suas páginas.
Como fazer um UTM?
Para fazer um UTM é possível usar o Google Analytics:
- Abra o Criador de URL do Google.
- Preencha cada tópico com a informação solicitada, entre elas a URL original da página que será parametrizada.
- O novo link será gerado automaticamente.
- Copie e use em sua campanha.
- Meça seu resultado.
Veja, abaixo, como é a página do criador de URL do Google. Basta preencher cada informação no campo solicitado, que o link parametrizado surgirá automaticamente.
Seguindo esse passo a passo você terá códigos de rastreamento personalizados configurados e funcionando em poucos segundos!
Como identificar UTM?
É possível identificar a UTM por seus parâmetros, observando as informações sobre a campanha ativa, o local de origem do visitante, o tipo de mídia utilizada, o conteúdo e o termo, ou palavras-chave usadas na ação. Para isso, estude o link parametrizado e entenda o que ele quer dizer.
Vamos, novamente, dar o exemplo que apresentamos no início deste artigo:
https://www.seusite.com.br/loja/produto?utm_source=facebook&utm_medium=social-ad&utm_campaign=blackfriday2023
Para identificar a UTM veja o que está escrito logo após o parâmetro. Nesse caso:
- utm_source=facebook, significa que a origem do visitante é o Facebook;
- utm_medium=social-ad, mostra que a mídia usada foi um anúncio pago;
- utm_campaign=blackfriday2023, indica que o anúncio em questão é sobre a campanha de Black Friday da marca.
Agora é só replicar essa avaliação em suas outras análises. Lembrando que é necessário gerar UTM antes de divulgar o link da página em questão.
Como vimos ao longo deste artigo, o principal benefício disso é a possibilidade de medir e melhorar a eficácia de suas campanhas por meio de um recurso de análise completa, eficiente e simples de usar.
As informações geradas a partir do rastreamento dos links parametrizados facilita a identificação de padrões de comportamento e consumo e a tomada de decisões assertivas sobre suas estratégias de marketing.
Tudo isso contribui para que você gere insights valiosos sobre o desempenho e eficácia de suas ações, direcionando suas novas estratégias para um caminho de maior retorno sobre investimento.
Agora você já sabe o que significa UTM, mas sabe analisar dados?
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