Fature muito com as 6 melhores estratégias de marketing para vendas!

estratégias de marketing para vendas

Contra fatos não há argumentos: a pesquisa Marketing Landscape 2023 indica que, em dois anos, mais de 70% das empresas começaram a reconhecer a relevância das estratégias de marketing para vendas 

Como resultado, os investimentos em marketing digital ultrapassaram a casa dos R$32 bilhões em 2022, segundo o estudo conduzido pela Kantar.

Então, se você está em busca de ferramentas de marketing para alavancar suas vendas, saiba que sua decisão está mais do que certa!

Venha com a gente e entenda tudo sobre as melhores estratégias de marketing para seu negócio. 

Vamos lá!

6 melhores estratégias de marketing para vendas 

Se você já pesquisou por estratégias de marketing, deve ter percebido que existem dezenas de alternativas e maneiras de aplicá-las.

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E isso naturalmente deixa todo mundo confuso, certo?

Para facilitar a sua vida, listamos as 6 melhores estratégias para alavancar suas vendas de maneira organizada e eficiente. Confira!

1. Marketing de Conteúdo

E-books, blogs, posts com informações ricas… I mundo on-line está cheio de conteúdos que tiram nossas dúvidas.

Esse é justamente o objetivo do marketing de conteúdo: divulgar informações úteis, de modo que os leitores possam resolver seus problemas e tomar melhores decisões. 

E quanto mais qualidade um conteúdo apresenta, mais a empresa se torna referência no mercado e mais oportunidades de negócios surgem. 

Dica: o grande segredo das estratégias de marketing para vendas é trabalhar com o funil de vendas. 

Confira como utilizar o funil para a criação de conteúdo impecável!

2. SEO

SEO é a sigla para Searching Engine Optimization, a estratégia que visa garantir um melhor posicionamento dos conteúdos nos mecanismos de busca. 

Traduzindo: são técnicas que aumentam as chances do seu conteúdo ficar em primeiro lugar no Google, por exemplo. 

Existem inúmeras maneiras de usar SEO:

  • otimização de palavras-chave;
  • formatação adequada;
  • linkagem interna e externa;
  • redução do peso de imagens.

O SEO é tão importante que muitos consideram como o alicerce das demais estratégias de marketing para vendas. 

3. Marketing de mídias sociais

A pesquisa Social Commerce 3.0 traz dados impressionantes: cerca de 74% dos entrevistados usam as redes sociais para buscar e comprar produtos. 

Portanto, não há escapatória! As estratégias de marketing para Instagram, Facebook e TikTok precisam ser bem elaboradas para aumentar as suas vendas. 

E não se esqueça: é muito importante que você acompanhe os indicadores (KPIs) e as métricas para entender os resultados das ações de marketing, ok?

Saiba mais sobre as principais métricas de redes sociais no vídeo a seguir!

4. Marketing de influência

Parcerias com pessoas famosas são uma importante estratégia de marketing para vendas que permite alcançar públicos específicos. 

E temos provas disso: segundo o estudo feito pela CumpomVálido com dados da Statista, cerca de 43% consumidores brasileiros afirmam que já fizeram compras por conta de uma personalidade importante. 

Vale lembrar que o marketing de influência não se trata de contratar só celebridades com milhões de seguidores. 

O movimento dos micro e nano influenciadores está ganhando cada vez mais relevância, uma vez que sua interação com o público acaba sendo mais próxima e direta. 

5. Marketing de automação e IA

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (AI) para processos automatizados garante uma grande economia de tempo nas divulgações e atendimento ao cliente

A mais conhecida técnica são os famosos chatbots: softwares programados para interagir e conversar com clientes como se fossem atendentes reais.

É claro que essa estratégia precisa ser usada com bom senso, para que o cliente não fique com a péssima impressão de uma comunicação artificial e fria demais. 

6. Marketing responsivo

Chamamos de “responsividade” a característica de um blog, site ou plataforma de se adequar ao uso pelo celular. 

Você com certeza deve ter acessado um site cujas informações ficaram irritantemente desformatadas na tela do smartphone. 

Pois bem: não cuidar desse detalhe pode levar a altíssimas taxas de rejeição e, consequentemente, prejuízos para sua empresa. 

Durante o desenvolvimento dos sites, portanto, faça testes e garanta a melhor experiência de navegação para seu cliente. 

Inclusive, testes são necessários para todas estratégias de marketing para vendas, ok? Assim, com base nos resultados e indicadores, você garante os melhores benefícios para seu negócio. 

Vantagens da estratégia de marketing para aumentar as vendas 

Veja as principais vantagens de aplicar estratégias de marketing para vendas:

  • aumento do posicionamento de marca;
  • acesso mais direcionado ao público-alvo;
  • acesso a informações em tempo real;
  • possibilidade de mensurar resultados detalhadamente;
  • construção de conexões com seus clientes, aumentando o potencial de fidelização;
  • economia de tempo – e dinheiro.

E como você pode imaginar, as estratégias mais adotadas são as voltadas para as vendas on-line. 

Como fazer marketing de um produto de e-commerce?

Usar as plataformas de e-commerce não é só cadastrar os produtos! É preciso usar técnicas para aumentar a visibilidade e atratividade da sua loja virtual . 

Confira algumas dicas de marketing para vendas on-line:

  • sempre cadastre fotos de boa resolução que valorizem os produtos
  • responda todas as perguntas feitas pelos clientes
  • incentive as avaliações de feedback
  • envie mimos e presentinhos junto com as encomendas, para criar um vínculo mais próximo com seu público

Além disso, é essencial que você use as técnicas de SEO para conseguir boas colocações nos mecanismos de busca das plataformas de e-commerce. 

É normal que surjam dificuldades na hora de colocar em prática as estratégias de marketing para vendas.

Nesse contexto, agências especializadas podem ajudar você a direcionar melhor seus investimentos em marketing, traçando um planejamento mais detalhado de técnicas como SEO. 

Inclusive, a Agência Papoca é mestre em garantir os resultados que os clientes tanto precisam! 

Saia de vez do marketing offline e venha para o on-line com a ajuda de nossos especialistas, obtendo leads mais qualificados para melhores oportunidades de negócio.

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