As estratégias de marketing parecem não acabar. Quando você termina de estudar e aplicar uma, aparece outra tendência tão necessária quanto a última.
Tratando-se de textos, elas aparecem principalmente quando o algoritmo do Google sofre mudanças. Os analistas piram!
Falando nisso, o planejamento de palavra-chave é uma das estratégias mais importantes e não pode ser feita aleatoriamente. Sem falar que essa técnica.envolve várias táticas.
Ficou confuso? Calma, pois vamos te explicar tudo!
Para tanto, basta ler este artigo até o fim, no qual explicaremos o que é LSI, por que é importante e como utilizar no planejamento estratégico do site para levá-lo às primeiras páginas do Google.
O que é LSI?
LSI é a sigla para Latent Semantic Indexing, em português, indexação semântica latente. Porém, esse não é “só” mais um termo estrangeiro do marketing, mas, sim, uma importante estratégia de ranqueamento.
Vamos esmiuçar o seu significado!
- indexação (indexing): indexar é aparecer nas páginas dos sites de busca. Ao realizar uma pesquisa, os artigos indexados são os que você pode clicar, abrir e ler;
- semântica (semantic): termo linguístico referente ao sentido das palavras e à interpretação delas em um contexto;
- latente (latent): aquilo que está encoberto, oculto, subentendido.
LSI na prática
Na prática, as palavras LSI dão contexto ao texto e permitem com que os robôs dos buscadores não confundam a interpretação de um termo. Assim, os artigos certos aparecem para a pessoa certa.
Exemplo:
Caso pesquise o termo “banco” querendo opções de um assento para seu jardim, pode se frustrar ao encontrar opções de agências bancárias. Isso porque “banco”, assim como “dama” e “manga”, é uma palavra com mais de um significado.
Sem contar nos termos com o mesmo significado, mas, para uma pesquisa eficiente, devem ser distinguidos. Assim como em “relógio rosa”. A pessoa busca por um relógio de pulso? De parede? Um smartwatch?
Nesse caso, quanto mais sentido (semântica), mais chances do artigo aparecer para quem realmente está precisando dele naquele momento.
E como fazer isso? Utilizando as palavras-chave LSI corretamente.
O que são palavras-chave LSI?
Antes de entrar nesse assunto, é importante saber o que é palavra-chave: elas são as palavras pelas quais os usuários realizam as pesquisas. Ou seja, o assunto principal do texto.
Neste artigo, por exemplo, uma delas é “LSI”, pois é sobre o que estamos falando por aqui. Porém, ao escrevê-la, tivemos que empregar outros termos para elaaparecer para você.
Afinal, “LSI” também é o nome de algumas instituições de ensino. E, se está lendo especificamente este texto, não procura por uma escola, não é mesmo?
E quanto às palavras-chave LSI?
Tendo em vista o que citamos acima, elas são as que filtram o contexto e dão real sentido às terminologias com mais de um significado.
❌ Resumindo, não adianta repetir a keyword “vela” em um texto sobre barco, para ele aparecer para quem busca por “velas aromáticas”. Sendo assim, variações como “tipos de vela para barco” e “quais as partes de um barco a vela” são necessárias.
Então, as palavras-chave LSI são utilizadas na pesquisa de palavras-chave para melhorar a relevância e a precisão dos resultados. Como? Identificando padrões e relações semânticas entre palavras, permitindo com que os mecanismos de busca compreendam melhor a intenção do usuário.
Como achar as melhores palavras-chave?
Os métodos mais eficientes para achar as melhores palavras-chave são: utilizar ferramentas específicas, analisar a concorrência e compreender o público-alvo. Com essas práticas, você conhece as intenções do leitor e se apropria delas para melhorar os resultados do seu artigo. Portanto, é importante incluí-las no seu planejamento de conteúdo.
Ferramentas de palavras-chave
Saber o que é LSI é fundamental, mas encontrar os termos certos é imprescindível. Porém, essa não é uma tarefa tão simples de se fazer por conta própria.
Por isso, há ferramentas específicas, as quais se baseiam em dados do comportamento dos usuários e que oferecem as palavras mais buscadas por eles. As principais são:
Todas elas têm planos gratuitos, e, embora as duas últimas opções tenham planos pagos, as versões free são suficientes e intuitivas. Basta colocar o assunto do seu artigo e escolher os termos sugeridos que mais se aplicam ao objetivo do seu artigo.
Análise de concorrência
Analisar a concorrência não é saber quais são as palavras-chave dos concorrentes e usar todas da mesma maneira em seus textos. Na verdade, é identificá-las e aprimorá-las pensando sempre no SEO e no seu próprio público-alvo.
Sabendo da importância da análise de concorrência, a Agência Papoca oferece um serviço completo desse estudo.
Por ser uma estratégia de marketing, em alguns casos, apenas entrar no site dos concorrentes não é suficiente. Portanto, contar com especialistas é poupar tempo e tornar o processo mais eficiente.
Compreensão de público-alvo
Público-alvo são as pessoas para as quais o texto foi escrito. Quando você tem essa ideia, fica mais fácil torná-lo mais atrativo, informativo e suprir as necessidades do leitor.
Então, antes de escrever qualquer artigo, tenha em mente as seguintes questões:
- para quem ele é?;
- quais são as dores dessa pessoa?;
- quais são as informações necessárias para não restarem dúvidas sobre o assunto?
Dica: quer ter uma ideia dos esclarecimentos que o seu público precisa? Siga os passos a seguir:
- Na barra de pesquisa do Google, digite a palavra-chave principal e veja quais são as sugestões automáticas. Nesse caso, utilizamos o exemplo “como ranquear”:
- Além disso, pesquise a keyword principal (e as sugestões automáticas) e confira a seção “As pessoas também perguntam”:
Os dois passos, além de formas de encontrar palavras-chave (assim como as ferramentas próprias), são formas de conhecer melhor as intenções dos usuários e do que eles precisam.
LSI para SEO
Por último, escolha as melhores palavras-chave se apropriando do LSI SEO, ou seja, da junção de duas práticas de ranqueamento nos sites de busca.
Essa estratégia serve para otimizar o conteúdo e melhorar o ranking nos resultados de pesquisa a partir das técnicas de SEO para sites e de LSI.
Sendo assim, ao escolher as palavras-chave principais e as LSI relevantes para o SEO, considere fatores, como volume de pesquisa, concorrência e intenção do usuário.
Mais do que dicas gerais para chegar ao topo
Neste artigo, você aprendeu o que é LSI, formas de aplicá-lo em seus textos, para quê ela serve, e agora está mais preparado para destacá-las! Porém, como dica final, considere obter orientações especializadas para aprimorar sua presença on-line nos mecanismos de busca.
Isso porque apesar da importância de tudo o que citamos até aqui, orientações gerais dificilmente substituem aplicações de estratégias exclusivas como as que a Agência Papoca oferece.
Pense em duas estradas: uma com curvas e obstáculos no caminho, e a outra, com apenas uma reta. Apesar de levarem ao mesmo destino, qual delas você escolheria? A segunda opção, certo?
Essa é a diferença entre dicas e uma consultoria de marketing. As dicas são, sim, muito valiosas e aumentam suas chances de sucesso. Porém, ao aplicá-las, você encontra empecilhos como a falta de conhecimento técnico aprofundado.
Por outro lado, com a consultoria, você entende suas necessidades e encontra estratégias que as preencham perfeitamente, sem se frustrar com aplicações que não deram o resultado esperado. Invista e escolha o melhor caminho!