Você já se perguntou o porquê de alguns sites conseguirem ranquear no Google, enquanto outros ficam no limbo em meio às últimas páginas? Certamente, já. No entanto, se ainda não te contaram, saiba que a maioria alcança esse feito com duas estratégias poderosas: SEO e SEM.
Ter um bom site, com um layout bonito e bem estruturado já não é mais um diferencial competitivo. Por isso que, atualmente, a maneira mais eficaz de aumentar a sua visibilidade on-line e gerar tráfego qualificado é, sem dúvida, por meio das técnicas de SEO e SEM.
De acordo com um relatório divulgado pela BrightEdge, o SEO impulsiona mais de 1000% de tráfego se comparado com as mídias sociais orgânicas. E, quando alinhado junto ao SEM, os resultados são ainda mais satisfatórios, viu?
Portanto, se deseja posicionar melhor o seu site no Google, continue a leitura. Vamos te explicar o que é SEO e SEM, como eles funcionam, o que difere um do outro e como aplicá-los no seu negócio!
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa otimização para mecanismos de busca. De maneira geral, ele consiste em um conjunto de ações, estratégias e técnicas que otimizam e refinam conteúdos, sites e páginas da web para que eles apareçam no topo dos resultados de pesquisas orgânicos.
Nesse contexto, é válido destacar que os resultados de pesquisa orgânicos são aqueles que não são pagos e são determinados, sobretudo, pela qualidade e relevância do conteúdo, além da otimização técnica do site.
Ele funciona da seguinte forma: toda vez que uma página é publicada, os buscadores a indexam para que ela seja encontrada pelos usuários que estão buscando. A questão é que milhares de páginas são publicadas diariamente…
Então, você se pergunta: como fazer para que a minha página se destaque em meio a todas as outras?
Por meio do SEO! Afinal, ele é o protagonista na hora de influenciar os algoritmos a darem preferência a uma determinada página.
Porém , para uma estratégia eficiente, é preciso levar em consideração alguns fatores fundamentais para melhorar a otimização, os quais te apresentamos a seguir!
Os pilares fundamentais do SEO
Para que os algoritmos dos buscadores aproximem os usuários dos sites, há uma série de atividades, as quais são responsáveis por impulsionar o seu site a obter classificações mais altas nos resultados de pesquisa orgânica.
- SEO Técnico: melhorias na estrutura técnica do site, como velocidade, compatibilidade móvel, rastreabilidade, dados estruturados e segurança;
- SEO On-Page: é a otimização de elementos na página, como título, cabeçalhos (H1), meta tags e tags de imagem;
- Conteúdo: o conteúdo de alta qualidade é vital, pois influencia diretamente a classificação nos resultados de busca, sendo essencial para atender às intenções dos usuários e manter um blog como parte de uma estratégia sólida;
- SEO Off-Page: essa técnica se concentra na construção de autoridade, principalmente por meio de link building e outras táticas, para aumentar a confiabilidade e a autoridade do site.
Quando esses quatro pilares são trabalhados de maneira equilibrada, você consegue uma estratégia bem-sucedida!
O que é o SEM no marketing digital?
SEM significa Search Engine Marketing, em português, marketing para mecanismos de busca. Diferentemente do SEO, ele envolve a promoção de um site ou página da web nos resultados pagos dos motores de busca por meio de anúncios. É um elemento fundamental para quem busca tráfego mais direcionado e segmentado.
Essa estratégia você verá como “patrocinado” no Google, e geralmente termina logo no topo de uma lista de páginas. Ele aparece da seguinte forma:
O objetivo do SEM é melhorar a posição do seu site, assim como o SEO, porém, pagando. Contudo , ao contrário do que muitos pensam, essa estratégia não trabalha de maneira isolada, porque SEO e SEM andam juntos!
- Alguns outros exemplos de SEM incluem: anúncios de display exibidos em sites parceiros, remarketing de anúncios direcionados a pessoas que já visitaram o seu site, publicidade em vídeo e nas mídias sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads.
A partir do momento que você tem um SEO bem feito e qualificado, fica muito mais fácil e assertivo investir no SEM, já que poderá patrocinar conteúdos relevantes e otimizados para sua audiência. Desse modo, o Google entende que você não só “pagou para aparecer”, mas que seu site tem qualidade, relevância e autoridade.
Quais as principais ferramentas do SEM?
- Google Analytics: é uma ferramenta gratuita para monitorar o desempenho do seu site, rastreando tráfego, termos de pesquisa e comportamento dos usuários.
- SEMrush: uma ferramenta que oferece uma ampla gama de recursos para SEO e SEM, redes sociais e análise de mercado, incluindo monitoramento de posicionamento, análise de concorrência e planejamento de palavras-chave.
- Google Ads: a plataforma de publicidade do Google permite anunciar em vários canais, como pesquisa, Display, Shopping e YouTube, com base no pagamento por clique (CPC).
- Google Search Console: uma ferramenta gratuita para verificar elementos de SEO off-page, incluindo configurações de sitemap, métricas de páginas e links quebrados.
- Google PageSpeed: uma ferramenta on-line para medir a velocidade de carregamento de um site, importante para estratégias de SEO e SEM.
As aplicações para uma boa estratégia de SEM requerem monitoramento e adaptação, ok? Portanto, ficam aqui algumas dicas para te ajudar nessa jornada:
➡️ Entenda sua persona e analise se ela será atraída pelo seu produto ou serviço. Dessa forma, você consegue criar uma campanha personalizada!
➡️ Comece com campanhas de baixo custo, em seguida, analise a performance para depois decidir se vale a pena investir mais.
➡️ Escolha criteriosamente as palavras-chave corretas. Elas precisam ser relevantes e ter um bom volume de pesquisa!
➡️ Seu anúncio não deu certo de primeira? Teste variações, dê um up no call to action e aprimore a estratégia.
Diferenças e semelhanças entre SEO e SEM
Como você conferiu ao longo do artigo, apesar de o SEO e SEM serem estratégias diferentes, elas se complementam. Nesse sentido, para deixar ainda mais claro, vamos às suas diferenças e semelhanças:
Diferenças
- A principal diferença é o investimento. SEO requer um investimento inicial de tempo e esforço para resultados futuros de médio a longo prazo, enquanto o SEM exige pagamentos contínuos por cliques em anúncios;
- A segunda mais relevante é que, com o passar do tempo, os resultados que você obtém pelo SEO tendem a aprimorar-se gradualmente, gerando um retorno de investimento cumulativo. Em contrapartida, com o SEM, quando o anúncio é desativado, os resultados cessam imediatamente;
- Outra diferença significativa entre SEO e SEM é o modo como eles aparecem para o consumidor. SEM investe em anúncios já prevendo que as páginas de destinos as quais foram patrocinadas focam na venda propriamente dita. Por outro lado, as técnicas de SEO priorizam o conteúdo rico, com palavras-chave estratégicas para que tanto os mecanismos de pesquisa quantos os usuários considerem útil e informativo. A venda é consequência!
Semelhanças
- Em primeiro lugar, ambos melhoram a visibilidade on-line e ajudam a mostrar o seu site por meio da segmentação e otimização de palavras-chave;
- Embora o SEO seja orgânico e o SEM uma tática paga, os dois aumentam a quantidade de tráfego relevante e de qualidade para o seu site;
- Certamente, outra semelhança bem pertinente é que eles também ajudam a compreender o seu público mais profundamente;
- Por fim, tanto um quanto o outro demandam testes e otimizações contínuos!
SEO vs SEM: qual você deveria usar?
Agora que você já sabe o que é SEO e SEM, a pergunta que não quer calar é: qual usar?
Pois bem, o marketing digital reúne infinitas possibilidades para você alavancar seu negócio e conquistar resultados expressivos. No entanto, o primeiro passo é identificar a posição que a sua empresa se encontra.
A escolha certa depende não só do seu objetivo específico, mas também do seu desempenho atual, orçamento e, claro, tempo disponível.
Muitos enxergam o SEM como sendo a “ponte” mais fácil para colher resultados rápidos, mas esquecem que, sem um plano de SEO consistente, podem estar perdendo oportunidades valiosas de construir uma presença on-line duradoura e sustentável.
Então, que tal avaliar suas metas a curto, médio e longo prazo antes de bater o martelo?
Se não sabe por onde começar, sem problemas! Nós, da Agência Papoca, estamos aqui justamente para te ajudar a implementar as ações que mais fazem sentido para o seu negócio!
Será um prazer colocar o seu site na primeira página dos mecanismos de busca. Bora?