10 fatores de ranqueamento do Google e estratégias para atingir o topo

fatores de ranqueamento do google

Ana mora na Bahia e foi transferida para trabalhar em Porto Alegre. Em duas semanas, ela vai estar na nova filial da empresa. Por isso, ela precisa encontrar um apartamento mobiliado para se mudar logo. Desde que recebeu a notícia, a baiana começou a pesquisar no Google por uma imobiliária que alugue imóveis no sul do Brasil.

Você sabia que os fatores de ranqueamento do Google, em conjunto com estratégias de SEO, podem ajudar a colocar as imobiliárias que Ana precisa encontrar no topo das páginas de resultados do buscador?

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Geralmente, as empresas que estão na posição mais desejada do Google são as mais clicadas pelos usuários que buscam uma solução para resolver seus problemas. 

Segundo a pesquisa da Backlinko, o resultado orgânico na 1ª posição do buscador apresenta 10 vezes mais probabilidade de receber um clique em comparação com uma página na 10ª posição. 

Isso significa que qualquer empresa que queira ter visibilidade on-line para atrair novos clientes e cliques no seu site, precisa conhecer bem os fatores de ranqueamento do Google. 

Isso porque o  buscador utiliza mais de 200 fatores de ranqueamento, que definem o posicionamento do seu conteúdo nas páginas de resultados. 

Aqui, vamos desvendar os 10 principais fatores e estratégias para seu site alcançar o topo do Google. Bora continuar com a leitura?

O que são fatores de ranqueamento? 

Os fatores de ranqueamento do Google são medidas usadas para definir a posição de um site nos resultados dos mecanismos de busca. Ao pesquisar na rede, o usuário quer resolver um problema rapidamente. Assim, o website que estiver no topo tem mais chances de receber novas visitas. 

Dito isso, é possível concluir que quanto melhor for a otimização SEO do seu site, maiores as possibilidades de alcançar as posições iniciais do Google. Para isso, o buscador usa algoritmos para agrupar os websites em ordem de importância e oferecer conteúdos relevantes para as pesquisas. 

Durante esse processo, os números do Google consideram diferentes fatores de ranqueamento, que você vai conhecer mais adiante, para entregar os melhores resultados. 

A intenção da plataforma é assegurar a melhor experiência de pesquisa aos internautas. 

Para oferecer as melhores respostas, o Google rastreia os sites, analisando todas as informações contidas em suas páginas. Em seguida, exibe os resultados para responder à intenção de busca. 

Para saber a fundo como funciona o rastreamento dos sites, leia a seguir sobre a indexação das páginas do buscador. 

Como funciona a indexação das páginas do Google? 

Para o seu site aparecer no resultado de pesquisa dos mecanismos de busca, o Google rastreia bilhões de páginas da web e outros conteúdos armazenados no seu próprio índice.

Imagine reunir os livros de todas as bibliotecas do mundo em um único lugar. O banco de dados do buscador é muito maior do que todo o acervo delas somado.

Nesta enorme biblioteca virtual, a plataforma de busca consegue encontrar informações úteis, como textos, imagens, vídeos e links, e entregar os melhores resultados para as pesquisas dos usuários.

Para tudo isso acontecer, existe um trabalho nos bastidores realizado pelos softwares do Google. Os rastreadores ajudam a indexar o seu site no buscador para ser exibido no índice de resultados.

Todo esse processo é dividido em três etapas: rastreamento, indexação e publicações de resultados. Confira abaixo!

Rastreamento de informações

Com o auxílio de algoritmos de pesquisa, o Googlebot, robô do buscador, rastreia novas páginas, versões atualizadas já indexadas no Google e links inativos.

Os rastreadores acessam as páginas da internet disponíveis aos usuários, seguindo os links dos sites. Conforme a pesquisa avança, eles processam as informações coletadas nos websites e em outros conteúdos públicos e armazenam no índice de pesquisa Google.

O rastreamento é contínuo devido à alteração constante da web e de outros conteúdos. Para oferecer dados atualizados, a cada nova melhoria nas páginas, o robô também revisa. 

Indexação das páginas

O conteúdo das páginas que os robôs encontram na web é renderizado como um navegador. Nesta etapa, informações como data de publicação, palavras-chave, tags de conteúdo e tags html de títulos são monitoradas no índice de pesquisa.

O índice de busca do Google contém centenas de bilhões de páginas da web. A função dele é igual a do índice de um livro. Isto é, quando o buscador adiciona uma nova página, ele também insere as entradas para todas as palavras dela.

Publicação dos resultados

Quando alguém pesquisa uma palavra-chave no Google, suas máquinas procuram páginas dentro de seu próprio índice e entregam os melhores resultados, tendo como base as palavras usadas.

Os resultados de pesquisa que o Google entrega são os mais relevantes. E a relevância é definida pelos fatores de ranqueamento listados a seguir. 

O rastreamento dos sites das empresas pode ser feito pelo Google Search Console, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela plataforma. 

Para entender como funciona o Search Console e os princípios básicos para ajudar na otimização do seu site para mecanismos de pesquisa, assista também ao vídeo:

O que influencia o ranking do Google?

Os pontos que influenciam o ranking do Google são: qualidade dos conteúdos, tamanho dos textos, palavras-chave adequadas e em locais corretos, backlinks de qualidade, segurança e certificado SSL, rastreabilidade, velocidade de carregamento da página, sites responsivos, compatibilidade com dispositivos móveis e otimização de imagens.

Saber usar essas estratégias de marketing digital também irá contribuir para tornar mais rica a experiência de pesquisa dos usuários. 

Confira, agora, em detalhes os 10 principais fatores que influenciam o ranking do Google e que podem fazer seu site se posicionar no topo daqui para frente!

1- Conteúdos de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade vai aumentar as chances do seu site atrair a atenção dos mecanismos de busca e conseguir um bom ranqueamento nas páginas de forma orgânica.

Sendo assim, todo conteúdo deve atender ao conceito EEAT do Google (Experience, expertise, autoritativeness e trustworthiness). Ele se baseia em princípios de avaliação de qualidade: experiência, especialidade, autoridade e confiança. Veja!

  • Experiência: aqui é avaliado o Marketing de Conteúdo do site. Os textos escritos por especialistas devem transmitir a vivência prática deles para passar autenticidade;
  • Especialização: este é um ponto importante para o Google, pois ele analisa o conhecimento técnico dos textos. Um conteúdo sobre economia deve passar entendimento de um profissional da área para gerar credibilidade;
  • Autoridade: o Google analisa o prestígio de quem escreve, do conteúdo em si e do site que publica. É um item relevante para o buscador;
  • Confiança: esse é um dos itens mais importantes do avaliador, que analisa o criador, o conteúdo e o site. Por isso, seu site precisa trabalhar com informações reais para obter uma boa colocação.

2- Tamanho do conteúdo

Não existe um número exato de palavras que o Google avalia nos textos. No entanto, quanto maior for a quantidade de informações relevantes, sem esquecer da qualidade, mais importante seu site será para o buscador.

Geralmente, um conteúdo menor é mais superficial do que os que têm mais informações. Apesar disso, é preciso ter cuidado para não escrever além do necessário e atrapalhar a experiência do leitor.

3- Palavras-chave adequadas e em locais certos (URL, títulos e descrições) 

Toda página deve ser otimizada com as técnicas de SEO On-Page para os mecanismos de busca identificarem o que ela aborda, quais buscas podem estar relacionadas a ela e se as dúvidas dos usuários são respondidas no conteúdo.

Conhecer algumas estratégias SEO On-Page e a importância delas vai ajudar seu site a ranquear melhor no Google. Confira! 

  • Escolher uma palavra-chave principal para o conteúdo;
  • Colocar uma palavra-chave principal na URL;
  • Inserir palavra-chave principal no título da sua página;
  • Adicionar a palavra-chave principal na descrição das imagens do texto.

4- Backlinks de qualidade

Ter sites que façam links para o seu pode ajudar a aumentar sua visibilidade online e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa do Google. 

No entanto, não basta receber muitos links de qualquer site. A qualidade deles também interfere, em especial se for de websites importantes do seu segmento. 

Assim, o buscador vai identificar que seu site é uma autoridade num tema específico e que oferece conteúdos relevantes aos usuários.

5- Segurança e certificado SSL

De que adianta ter um conteúdo de qualidade se o seu site não for seguro?

A segurança é um fator importante avaliado pelo Google, pois ela interfere, inclusive, na confiança dos sites gerarem backlinks para seu canal. A criptografia HTTPS oferece certificados SSL, que garante uma conexão mais segura entre seu website e os usuários. 

Afinal, quanto mais seguro for o seu site, mais protegidas estarão os dados do público. 

6- Rastreabilidade

O topo da página de resultados do Google é uma ótima vitrine para atrair usuários para o seu site. Entretanto, de nada adianta ter um canal com conteúdo de qualidade, se ele não tiver fácil rastreabilidade.

A facilidade de rastreamento de um site pelo Googlebot ajuda os mecanismos de pesquisa a encontrar o seu. Para isso acontecer, é essencial que seu website seja otimizado para ser rastreado e indexado pelo robô.

O Search Console é uma ferramenta que verifica a rastreabilidade, seguindo os passos dos usuários no seu site e identificando como o Google enxerga ele. 

7- Velocidade de carregamento da página

A velocidade de carregamento da página é um item que influencia na experiência do usuário. Por isso, ela não deve ultrapassar 2 segundos para ser carregada. Do contrário, o Google a penaliza.

Confira algumas ações que podem ajudar a melhorar a velocidade da sua página!

  • Diminuir o tamanho das imagens e GIFS com ferramentas: Photopea e Short Pixel;
  • Reduzir as solicitações HTTP;
  • Usar hospedagem dedicada possibilita que o servidor seja exclusivo para o site, permitindo utilizar toda a memória RAM disponível. Assim, o tempo de resposta da página será mais ágil.

8- Sites responsivos

Sites com design responsivos têm layouts que se adequam a diferentes resoluções e dispositivos, sempre valorizando a experiência do usuário.

Ter um site responsivo ajuda na velocidade de carregamento das páginas. Além disso, em função de boa parte das pesquisas serem realizadas por dispositivos móveis, o Google favorece quem investe na responsividade.

9- Compatibilidade com dispositivos móveis

Os dispositivos móveis se transformaram nos reis da internet, uma vez que a maioria dos acessos à rede é feita por eles. Tendo em vista isso, o Google incluiu a facilidade de uso deles pelos usuários como um fator de ranqueamento das páginas de pesquisa.

10- Otimização de imagens

Os mecanismos de busca identificam as imagens dos sites apenas como pixels. Por isso, é importante otimizar as figuras com nome do arquivo, texto alternativo, descrição e legenda para os rastreadores do Google poderem avaliá-las. 

A otimização das imagens também contribui para a página ser acessível às pessoas com deficiência visual e para ocupar uma boa posição no Google Imagens. 

Fatores de ranqueamento do Google: dica bônus! 

O topo da página de resultados do Google é a posição mais cobiçada por quem possui site e quer deseja ter mais visibilidade on-line. Afinal, é uma vitrine para atrair usuários, de forma orgânica, para clicar no seu site.

Desvendar os fatores de ranqueamento do Google vai ajudar a traçar estratégias para seu site se posicionar melhor nas páginas de pesquisa do buscador.

Neste artigo, trouxemos os 10 principais fatores, que se colocados em prática com as técnicas de SEO, poderão trazer melhores resultados para o seu canal.

Lembre-se: quanto melhor otimizado o seu site estiver, maiores as chances dos robôs do 

Aqui tem muita informação útil para ajudar no processo de otimização do seu site. Não deixe de anotar para colocar em prática! 

E se precisar de suporte de especialistas para auxiliá-lo na implementação de técnicas SEO em seu site, entre em contato com a gente! Vai ser um prazer ajudar seu site crescer ainda mais!

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