Veja 5 dicas de SEO para blog para impulsionar o tráfego orgânico

dicas de seo para blog

Está precisando de um empurrãozinho para melhorar a visibilidade do seu trabalho ou marca na internet? Vamos então te mostrar algumas dicas de SEO para blog que vão colocar seu negócio ou projeto nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca, como o Google.

E como melhorar a visibilidade do meu site? Como o blog pode me ajudar nesse processo? Essa ferramenta ainda é relevante, em especial, para o marketing digital? 

Pois é, muitos podem pensar que o blog  é um mero recurso da velha guarda da internet e que hoje encontra-se defasado, mas, muito pelo contrário, essa plataforma  é uma peça fundamental para sua estratégia.

Afinal, o blog é uma solução simples e barata para divulgação de conteúdos que, devidamente otimizados para SEO, serão a porta de entrada de possíveis clientes para conhecer sua marca. E isso é feito sem o investimento em anúncios pagos. O tráfego é 100% orgânico!

O que é tráfego orgânico?

 E o que é tráfego orgânico no marketing digital? É todo e qualquer acesso adquirido por uma página na internet sem a necessidade de investimento no impulsionamento de anúncios. 

Por exemplo, se o usuário acessa seu site por meio de um anúncio patrocinado, isso é tráfego pago; já se ele descobre o site espontaneamente nas redes sociais ou em uma busca do Google, isso configura-se como tráfego orgânico.

Já o SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de estratégias e pré-requisitos para que uma página seja bem avaliada pelo algoritmo do Google e ranqueada entre os primeiros resultados de pesquisa.

É dessa forma que o SEO e o tráfego orgânico se unem para seu blog ter mais acessos e tornar-se mais conhecido na internet. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas de SEO para blog que você deve implementar para uma estratégia de sucesso. Confira!

O que é SEO para blog?

O SEO para blog nada mais é que o conjunto de estratégias e requisitos de otimização para ranqueamento previsto pelo Google e aplicado nas páginas de blog. 

Isso inclui uma variedade de técnicas on-page e off-page para que o conteúdo do seu blog esteja posicionado entre os primeiros resultados para a pesquisa de uma ou mais palavras-chaves.

Portanto, o SEO é fundamental para quem quer aprender como fazer tráfego orgânico de qualidade para as páginas do seu blog. 

Esse conjunto de estratégias de otimização vai colocar seu blog no radar dos seus clientes em potencial à medida que eles pesquisam palavras-chaves caras a eles e ao universo da marca no Google, Bing, Yahoo e outros motores de busca.

E  como o blog ajuda no SEO? Essa ferramenta é fácil de criar e gerenciar, além de oferecer uma estrutura que permite ser frequentemente alimentada de novos conteúdos.

Dessa forma, marcas utilizam o blog para divulgar conteúdo informativo e de qualidade sobre temas pertinentes tanto à própria empresa quanto aos clientes. 

Assim, é possível desenvolver a autoridade e relevância da empresa em assuntos pertinentes a elas. Pois, ao consumirem um blog post do seu negócio, tanto os possíveis clientes vão conhecer a marca como também vou perceber que ela é expert e referência no assunto.

5 dicas de SEO para blog

Então, como fazer SEO no blog? Dentre as várias estratégias disponíveis para colocar seu conteúdo no radar do algoritmo do Google, existem algumas que merecem destaque. Selecionamos cinco:

  1. Escolha palavras-chaves estratégicas
  2. Produza conteúdo de qualidade
  3. Fique atento à otimização das imagens
  4. Otimize meta título, meta descrição e slug
  5. Planeje uma estratégia de linkbuilding eficiente

Vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas? Confira em detalhes nossas 5 dicas de SEO para blog abaixo:

1. Escolha palavras-chave estratégicas

As palavras-chave são os termos que conectam os usuários aos conteúdos do blog via motores de busca. Seja criterioso nessa escolha, pois essa seleção vai orientar a criação do conteúdo e formar o calendário editorial do blog.

Como escolher as palavras-chave? Primeiramente, é fundamental selecionar termos caros ao universo da marca. Se sua loja on-line, por exemplo, vende produtos congelados de alimentação natural e saudável, foque em palavras-chaves relacionadas a esse mundo:

  • “como emagrecer?”
  • “dicas de dieta saudavel para perder peso”;
  • “dicas de alimentos com baixa caloria”.

Há ferramentas, como o SemRush e o Google Search Console, que podem ajudar a selecionar as palavras mais buscadas pelo público.

2. Produza conteúdo de qualidade

O segundo item da nossa lista de dicas de SEO para blog é a qualidade dos conteúdos. Muitos criadores focam mais em procedimentos técnicos de otimização e acabam se esquecendo de elementos fundamentais, como escaneabilidade, riqueza de informações e objetividade. 

Portanto, faça uma pesquisa profunda sobre a palavra-chave, veja o que os concorrentes já escreveram sobre o tema e tente sempre melhorar os seus artigos .

3. Fique atento à otimização das imagens

Não é só o texto que merece cuidados de otimização, mas também as imagens que você insere no decorrer.

Preste atenção, especialmente, ao tamanho e tempo de carregamento das imagens, pois essas questões  podem atrapalhar consideravelmente a navegação do usuário e fazer com que ele desista de ler o conteúdo até o fim. 

Por isso, faça uma compactação do arquivo da imagem para que ele fique com as definições adequadas de tamanha e carregamento para compor o texto. 

Por fim, faça a otimização do alt-text. Ele é a descrição textual do conteúdo da imagem e é uma peça fundamental tanto para a acessibilidade do conteúdo quanto para problemas de carregamento ou de usuários com problemas visuais. Na descrição, é aconselhável inserir a palavra-chave para que ela esteja no radar de ferramentas como o Google Imagens.

4. Otimize meta título, meta descrição e slug

Esses três elementos são fundamentais para organizar o blog e torná-los visíveis para o SEO. O meta título, a meta descrição e o slug são a vitrine do conteúdo quando ele é visualizado nas páginas de pesquisa dos motores de busca. 

Enquanto o primeiro reflete o título do conteúdo, o segundo representa a breve descrição que fica abaixo desse título e o terceiro é a url da página.

Esse é o momento para ser objetivo e inteligente para aproveitar o espaço e fisgar a atenção do público. Aposte em textos compactos, atraentes e com destaque para a palavra-chave principal.

5. Planeje uma estratégia de link building eficiente

Qual a última sugestão de como melhorar a visibilidade do meu site? Para fechar nossas dicas de SEO para blogs, falaremos do link building. Essa estratégia tem como objetivo otimizar links para melhorar a classificação e relevância do conteúdo junto aos buscadores.

Os links no conteúdo devem ser internos, para conteúdos do próprio blog, e externos, para páginas parceiras ou fontes relevantes. Algumas sugestões para a estratégia de link building são:

  • introduzir links no corpo do conteúdo e ajustados ao texto âncora de forma natural;
  • apostar em links internos que enriqueçam a explicação do conteúdo ou aprofundem conceitos citados no texto;
  • buscar links externos de fontes oficiais e relevantes. 

Curtiu nossas dicas de SEO para blog? Se você precisa de um empurrãozinho para impulsionar sua estratégia de tráfego orgânico, conheça mais sobre os serviços da Agência Papoca.

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