Ricardo tem uma agência de viagens, produz conteúdos para atrair visitantes para seu site, mas não entende por que eles não aparecem nos primeiros resultados de busca do Google.
Saber o que é pagerank e como essa métrica influencia seu website vai ajudá-lo a compreender o seu posicionamento no buscador e se precisa mudar alguma estratégia para melhorar a posição.
Muitos donos de negócio desejam ter seus sites posicionados na primeira página do Google. Afinal, estar nessa posição aumenta as chances de receber visitantes e ter mais cliques no canal.
Segundo pesquisa realizada pela Backlinks, em 2023, os resultados de busca que aparecem na primeira página do Google atraem praticamente 100% dos usuários, e somente 0,63% do público clica em algum link da página dois.
Além disso, o resultado n.º 1 no buscador alcança 27,6% de todos os cliques; o segundo, 15% e abaixo do sétimo, só 4% ou menos dos sites recebem cliques.
Por isto, saber o que é pagerank e o posicionamento do seu site no Google é essencial para entender se os conteúdos produzidos estão tendo o alcance desejado e se as estratégias de marketing digital aplicadas estão sendo assertivas.
Quer entender melhor o assunto? Basta seguir com sua leitura!
O que é pagerank e como funciona?
O pagerank é uma métrica usada para avaliar a posição dos websites em relação à concorrência no buscador mais utilizado pelos usuários. Trata-se de uma ferramenta que mede a autoridade das páginas pela quantidade, qualidade e o contexto de links que recebem de outros websites.
Além de informar seu posicionamento, essa métrica organiza a lista dos sites que surgem na hora da busca dos usuários no Google segundo a importância. Ou seja, conforme a quantidade de acessos que cada página alcança.
Vale destacar que a popularidade de um site é um dos itens mais relevantes avaliados pelo SEO. Essa técnica de otimização de conteúdos deve ser utilizada por negócios que possuem website, pois quando bem empregada, ajuda a aumentar sua relevância e atrair mais clientes no seu canal.
O que é o pagerank da google? Entenda como essa métrica funciona
Agora que você já sabe o que é pagerank, veja como funciona essa métrica do Google que pode ajudar seu site a se posicionar melhor nos resultados de pesquisas e atrair mais visitas orgânicas e cliques.
Uma vez que o pagerank mede o ranqueamento das páginas de sites, para essa ferramenta os links são os protagonistas. Isto é, esse sistema de algoritmos avalia a importância delas pela quantidade, qualidade e contextos de links dirigidos para elas, como mencionado mais acima.
No entanto, o que você ainda não sabe, é que quanto maior for o valor dessa métrica, mais autoridade seu site pode ter nas páginas de resultados de busca do Google, atraindo mais pessoas. Entenda melhor a seguir.
Na prática, como saber o meu pagerank?
Para avaliar seu site, o pagerank usa uma pontuação em escala, que vai de 0 a 10, sendo a nota mínima representando baixa relevância e autoridade. Já a nota mais alta, reflete influência e importância para o Google.
Lembra que você leu que os links são os protagonistas na análise do pagerank? Essa métrica está associada ao link juice, uma técnica de SEO usada por quem quer ter mais visibilidade no site.
Essa estratégia permite usar a autoridade de outros websites para impulsionar a relevância do seu para a página de destino, e os links são os responsáveis por isso.
É como se os sites, que fazem referência ao seu por meio de links, transmitissem o potencial de ranqueamento deles à sua página, elevando a sua importância para os mecanismos de busca do Google.
Voltando à pontuação em escala, cada site recebe uma avaliação por voto desta ferramenta. E isso pode ocorrer, também, quando um usuário recomenda a sua página, o que contribui para ela receber uma boa nota do algoritmo.
Viu como a avaliação desta métrica pode afetar a visibilidade do seu site nos motores de busca e impactar no posicionamento dele?
Por isso, quanto mais você entender o que é pagerank do Google, como funciona e usar estratégias de marketing digital adequadas no seu site, melhor será para ele ranquear no Google. Tudo isso vai ajudar você a atrair mais pessoas que possam se interessar pelo seu negócio.
Pagerank ainda existe?
O pagerank do Google sempre esteve disponível para os usuários saberem as páginas mais fortes do seu site que aparecessem nos resultados de pesquisa do buscador. Porém, desde 2016 o indicador não é mais informado na Toolbar.
Com essa mudança, será que você ainda precisa se preocupar com o pagerank?
Teoricamente não, pois não é mais possível saber a métrica do buscador. Entretanto, isso não significa que ela sumiu. O algoritmo continua ativo, mas só o Google tem acesso.
Porém, existem outras métricas que você deve analisar sobre o seu site no lugar do pagerank. Descubra a seguir quais são elas e que ferramentas usar!
O que analisar no lugar do pagerank? Conheça outras métricas!
Mesmo que o pagerank do Google não seja mais exibido aos usuários, existem outras métricas proprietárias, similares às usadas pelo buscador, que você deve conhecer para analisar o posicionamento do seu site. Confira!
- Análise de Page Authority e Domain Authority;
- Análise de links;
- Análise de pagerank checker.
Page Authority e Domain Authority
Ambas as escalas são calculadas com base nas métricas da Moz, empresa especializada em SEO, que possui uma escala própria para analisar a autoridade e o posicionamento dos sites.
O Page Authority é um indicador logarítmico, que se baseia no Mozcape, o índice da empresa que mede a força de classificação de uma única página nos resultados de pesquisa. Usando uma escala entre 0 e 100, quanto maior for o valor obtido, maiores serão as chances da sua página se posicionar bem.
Essa métrica examina a qualidade e quantidade de links que a página possui, assim como aspectos ligados à autoridade e relevância da mesma.
Para as suas páginas pontuarem com os índices da Moz, é essencial que a base de dados da empresa esteja atualizada com as informações delas.
Já a Domain Authority, calcula o posicionamento de um site em relação aos resultados de busca por meio da análise dos domínios e subdomínios inteiros. A escala usada para análise também varia entre 0 e 100. Por isso, quanto melhor for a avaliação do seu website, maior será o valor da pontuação que receberá.
Nesta avaliação, a autoridade também é levada em conta como critério de comparação entre os sites mensurados.
Análise de links
Esta métrica usada para avaliar os sites, também mede o número e a qualidade dos links, assim como o pagerank do Google faz. Por meio de análise manual desses itens, é possível examinar a autoridade e a importância das páginas com ferramentas específicas.
Algumas dessas ferramentas são dedicadas ao Link Building e têm métricas próprias de análise, como a Majestic SEO, que afere características de SEO dos sites com focos e pontos como backlinks e desempenho de palavras-chave.
Pagerank checker
Esta é uma ferramenta online e gratuita usada pela Sitechecker, e funciona como um rastreador de website, identificando o seu pagerank.
Com essa análise, é possível avaliar a força dos links internos das páginas do seu site, pois ela atua como uma calculadora de pontuação das mesmas.
Não basta saber oque é pagerank, coloque a mão na massa!
Entender o que é o pagerank e como funciona na prática dá mais clareza para quem possui um site saber quais estratégias de marketing digital adotar para atrair mais visitas orgânicas e cliques.
Você percebeu neste artigo que não basta querer estar nos primeiros resultados de pesquisa do Google, pois a concorrência entre os sites é alta.
Para conquistar esse objetivo, é essencial identificar o posicionamento do seu site no buscador usando métricas, como as do pagerank do Google e as de outras empresas, mas também saber usar técnicas de SEO, como os links, nos conteúdos. Aqui entra a estratégia de link juice que você conheceu no texto.
Identificar o ranqueamento do seu site nas páginas do Google, saber o que é pagerank e conhecer as táticas de SEO podem ajudar seu site a ter uma melhor posição nos resultados de pesquisa.
Porém, se você não souber como aplicar na prática, terá apenas informações técnicas nas mãos e continuará na mesma posição das páginas do buscador.
Então, se você deseja que seu site alcance uma posição mais alta na primeira página de resultados do Google, o nosso time pode ajudá-lo com as melhores estratégias de SEO para atrair mais visitas orgânicas e cliques no seu canal.
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