Como o Growth Hacking impulsiona o crescimento dos negócios?

Growth Hacking

Growth Hacking é uma estratégia inovadora, cujo objetivo é acelerar o crescimento de uma empresa, especialmente no meio digital. 

Essa abordagem pode ser replicada por empresas de diversas áreas e portes, otimizando recursos financeiros, economizando tempo e ampliando lucros. Um estudo de 2023 da McKinsey mostrou que o Growth Hacking pode ajudar as empresas a aumentar o crescimento de receita em até 20%.

Diante um mercado cada vez mais competitivo, onde novas marcas, produtos e serviços surgem a todo momento para revolucionar os anteriores, nenhuma empresa tem tempo sobrando para tomar decisões lentas e fazer testes demorados. 

É praticamente uma corrida em que quem inova mais rápido, cresce mais rápido. A velocidade em se atualizar é essencial para acompanhar o desejo dos consumidores e manter-se competitivo. A estratégia de otimização de crescimento faz isso acontecer do jeito certo e com o uso mínimo de recursos.

Mas o que exatamente significa esse termo? Que tipos de vantagens essa tática pode trazer e como aplicá-la nos negócios? Isso tudo você vai descobrir neste texto. 😉

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma mentalidade empresarial. Apesar da palavra “hacking” ser comumente usada para se referir a práticas ilegais, aqui o termo tem um sentido bem diferente. Trata-se de encontrar uma espécie de “brecha” (hacks), como oportunidades e gatilhos, a fim de criar estratégias de crescimento (growth) em escala.

Explicando de forma simples, essa tática começa a partir da identificação de um problema a ser resolvido ou simplesmente de algo que possa ser melhorado.

Quais são as 4 etapas do Growth Hacking? 

Com essa informação, a abordagem funciona por meio das seguintes etapas:

  1. Levantamento de hipóteses de uma possível solução, focando no crescimento rápido da empresa;
  2. Modelagem simples de como aplicar essa ideia;
  3. Testar na prática;
  4. Usar as informações descobertas para aprender com elas e usufruir desse aprendizado para realizar novos testes.

Os passos 3 e 4 são a alma de uma estratégia de crescimento eficiente. Ou seja, aplicar ideias o quanto antes para verificar se está no caminho certo ou não, sem esperar pelo insight ideal com um modelo “perfeito”. 

Com o resultado dos experimentos, é possível avaliar o potencial do que foi planejado, confirmando ou lapidando certos pontos. 

De acordo com o relatório The State of Growth 2023, a maioria dos times (45,7%) se encontram semanalmente para discutir experimentos. Isso permite aprimorar a ideia de maneira mais precisa e ágil, gerando respostas rápidas para a empresa.

Essa estratégia tem uma grande afinidade ao marketing digital, já que nesse meio é mais fácil promover testes, analisar dados e ajustar abordagens em tempo real. A capacidade de mensuração também fornece informações concretas, assim como SEO e Inbound Marketing são altamente relevantes no ambiente digital para atrair, converter e reter clientes de maneira eficaz.

Descomplicando!

Em suma, trata-se de um processo contínuo de melhorias, baseado em experimentos e análises de resultados. Com o conhecimento adquirido, novas tentativas são feitas e por aí vai. Bem simples, não é?

Compreendendo essa mentalidade, fica claro que essa é uma metodologia importante para startups, já que é um negócio que precisa crescer muito para atrair investidores e entrar no mercado competitivo. 

No entanto, toda empresa que quer crescer de maneira acelerada pode fazer uso dessa otimização de crescimento. Seja ela grande ou pequena, com muito ou pouco capital, a proposta pode trazer várias vantagens que proporcionem uma evolução empresarial.

Benefícios de adotar a estratégia

Aqui estão alguns dos vários benefícios que a implementação dessa estratégia pode oferecer à sua empresa:

  • abordagem ágil para identificar o que funciona melhor;
  • redução de “achismos” na estratégia;
  • capacidade de testar uma ideia, reduzindo riscos associados a ela;
  • maior segurança em investimentos;
  • decisões mais assertivas, baseadas em dados sólidos;
  • redução de custos ao otimizar recursos financeiros e humanos;
  • inovação constante;
  • flexibilidade diante das mudanças no mercado e das exigências dos consumidores;
  • crescimento acelerado e sustentável.

Parece ótimo, não? Então veja exemplos de Growth Hacking e como aplicá-lo com sucesso na sua empresa!

3 exemplos de Growth Hacking

Esse mindset pode ser aplicado de diversas formas, dependendo do ponto onde a empresa quer melhorar e crescer. Aqui estão três exemplos concretos:

  1. Inbound marketing e SEO

A maioria das estratégias de crescimento rápido voltadas para otimização de conversão usa marketing digital para gerar mais oportunidades. Inbound marketing e SEO são consideradas táticas centrais que oferecem alto crescimento e baixo custo.

Marketing de redes sociais é imprescindível atualmente, oferecendo um alcance maior de clientes, podendo até mesmo envolver ações com influenciadores. 

Ebooks ajudam na captação de leads e e-mail marketing auxilia na construção e nutrição desses clientes em potencial. Já a produção de conteúdo para blogs, quando aplicada à estratégia SEO, serve para posicionar melhor o seu site no Google

Para criar e conduzir uma estratégia SEO e Inbound, é essencial:

  • definir a persona do público-alvo;
  • distribuir o conteúdo em plataformas de mídia social, e-mail marketing e outras ferramentas;
  • implementar ferramentas de automação para personalizar mensagens e direcionar leads ao longo do funil de vendas;
  • usar formulários, landing pages e chamadas à ação (CTAs) para capturar informações de leads;
  • pesquisar palavras-chave relevantes para o seu negócio;
  • otimização de SEO on-page;
  • criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  • ter uma estratégia eficiente de link building.

Ambas as abordagens trabalham em conjunto para atrair, envolver e converter leads, contribuindo para o crescimento sustentável do seu negócio. Segundo relatório da HubSpot, 60% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound marketing é a fonte de leads de maior qualidade.

  1. Teste A/B contínuo

Testes A/B contínuos (ou testes de otimização) são ótimas armas para o arsenal de um growth hacker. Inclusive, um relatório da Adobe mostrou que empresas que usam teste A/B contínuo têm um ROI médio de 122%.

Essa estratégia consiste em criar duas versões ligeiramente diferentes de uma página da web, e-mail, anúncio ou qualquer elemento de marketing, para determinar qual delas gera melhores resultados em termos de conversões. 

Essas variações podem envolver mudanças em elementos como títulos, CTAs, layouts e outros. Dessa forma, é possível ajustar e refinar os testes de maneira permanente, sempre refinando e ajustando. 

  1. Chatbots para engajamento

O uso de chatbots para engajamento se destaca pela interação dinâmica e personalizada com os usuários, dando oportunidade para que a empresa economize até 30% apenas no suporte ao cliente, de acordo com o estudo de 2023 da Tidio.

Além de oferecer atendimento em tempo real, durante a interação podem coletar dados valiosos sobre os usuários, como preferências de compra, comportamentos de navegação e até mesmo feedback direto

Assim, é possível identificar áreas de melhoria e ajustar respostas do chatbot para aumentar sua eficácia, resultando em novas estratégias.

O que faz uma consultoria de Growth Hacking?

Se Growth Hacking é a visão voltada ao crescimento escalável e sustentável, growth hacker é a pessoa que transforma isso em processos e metodologias concretas. A consultoria oferece uma orientação especializada para aproveitar oportunidades de impulsionamento. 

Trata-se de uma equipe multidisciplinar, cujas habilidades podem incluir marketing, gerenciamento de produtos, design, engenharia, data science, taxa de conversão, etc. 

São profissionais com domínio nas metodologias de desenvolvimento, com capacidade analítica e pensamento orientado por dados (Data Driven). 

Segundo HubSpot, os profissionais que usam consultoria de growth hacking relatam um aumento médio de 30% no crescimento do negócio. Ou seja, é um investimento promissor, que contribui para bons resultados.

Agora que você já sabe o que é Growth Hacking e como ele pode ser aplicado em sua empresa para um crescimento mais ágil, o que acha de receber conteúdos exclusivos de SEO em seu e-mail? A Papoca pode ser sua parceira para criação de estratégias e técnicas de growth!

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados