Entenda o que é lead e como usá-lo para gerar mais vendas

O que é lead

Entender o que é lead é fundamental para qualquer empresa ou empreendedor que escolheu divulgar seu negócio na internet de forma intencional para gerar oportunidades de negócio e vendas. Afinal, o lead é a peça principal em qualquer estratégia de marketing digital.

Você já acessou um blog, gostou do conteúdo e, em algum momento, decidiu baixar um e-book gratuito que estava sendo oferecido em um dos artigos? Isso é ser um lead.

Segundo a pesquisa Global Consumer Insights Pulse de setembro de 2023, 63% dos brasileiros preferem mecanismos de busca para reunir informações sobre um produto ou serviço específico. É mais uma prova da necessidade de investir em informações de qualidade em seu site e ser encontrado pelos seus futuros clientes nos resultados de busca.

Se você deseja vender com eficiência através dos seus canais digitais, confira abaixo o que é lead, qual sua importância, como gerar e nutri-lo para atingir esse objetivo.

O que é lead? 

Lead é um potencial cliente que compartilha seus dados pessoais ou profissionais (nome, e-mail, telefone) com alguma empresa em troca de uma oferta de valor (conteúdos, ferramentas, cupons de desconto, avaliação gratuita etc.) disponível em seu site ou em outro canal digital. Portanto, lead é uma oportunidade de negócio. 

Agora você deve estar se perguntando quais são os principais tipos de lead, não é verdade? Confira a resposta a seguir! 

Quais os principais tipos de leads? 

Os principais tipos de leads são:

  • Lead qualificado por informação (IQL): é o visitante que demonstra interesse nas soluções de uma empresa, mas ainda não está pronto para comprar;
  • Lead qualificado de Marketing (MQL): ciente do problema que tem e em busca de quem pode resolvê-lo, esse lead está qualificado para o marketing abordar, pois sinalizaram interesse nos produtos da empresa ao compartilhar seus dados com ela; 
  • Lead qualificado de vendas (SQL): é o lead que se qualifica para vendas, pois já tem consciência sobre o seu problema, o tipo de solução que deseja e demonstra intenção de comprar algum produto da empresa que ele interagiu.

Qual a importância de converter visitantes em leads?

Tem uma frase bem conhecida por muitos profissionais de marketing de conteúdo que diz assim: seguidores ajudam no engajamento do perfil, mas não pagam boleto.

A mesma frase se aplica aos visitantes de um site. E é por esse motivo que entender o que é lead faz você olhar para todos os seus canais de comunicação como ferramentas de negócio, não apenas como meio de divulgação para a marca. 

A troca de dados do contato pela recompensa que a empresa vai oferecer deve ser muito útil e interessante para ele. Não é porque é de graça que pode ser feito de qualquer jeito, pois esse material pode incentivá-lo a buscar outros conteúdos e canais da marca, além de pesquisar sobre os seus produtos. 

Transformar visitantes em leads é crucial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital e aqui estão 8 motivos:

  1. atrai público qualificado para comprar seus produtos/serviços;
  2. estabelece relacionamento mais próximo e direto com o público-alvo;
  3. estimula o interesse do contato ao fornecer conteúdo relevante;
  4. melhora a segmentação do público em campanhas de marketing;
  5. proporciona a personalização das mensagens de marketing;
  6. otimiza a rotina de prospecção da equipe de vendas ao entregar contatos mais propensos a comprar algo da empresa com a qual ele já interagiu;
  7. permite que as empresas se comuniquem diretamente com os potenciais clientes;
  8. ajuda a reter o cliente depois dele ter efetuado uma compra, devido a relação de confiança criada com a empresa.

Viu como saber o que é lead pode trazer muitos benefícios para sua marca? Quanto mais envolvimento do contato com a marca, maiores as chances da empresa realizar uma qualificação de leads proveitosa. 

Daí a importância de saber o que é inbound marketing e criar ações alinhadas com essa estratégia para atrair, engajar e converter visitantes em leads.

O que é captação de leads?

A captação de leads é o processo de atrair pessoas interessadas nos produtos ou serviços de uma empresa e extrair delas, de forma ética e espontânea, alguns dados de contato. É a partir desses dados que as comunicações com o intuito de engajar e converter acontecerão.

Como gerar leads para seu negócio?

o que é lead

Sabendo o que é lead, é importante saber que a sua captação envolve basicamente três elementos: uma landing page, com um formulário e uma oferta entregue por outro canal (e-mail, WhatsApp). Conheça as principais estratégias para atrair leads:

  • marketing de conteúdo: para criação e divulgação de conteúdo relevante para o público-alvo, como artigos em blog, e-books, webinar, guias em PDF, infográficos, vídeos e ferramentas preenchíveis.
  • mídias sociais: para criar relacionamento com o público, divulgar a landing page da captação de lead ou ser o canal de captação de leads (grupos, comunidades, canais de transmissão etc.).
  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca): otimizar o conteúdo do blog e do site da empresa é essencial para aumentar a visibilidade para potenciais leads que usam os buscadores, assim como melhorar a classificação nos resultados de busca.
  • ofertas e promoções: para recompensar o lead com cupons, descontos, amostra grátis, teste grátis etc.
  • e-mail marketing: para se comunicar diretamente uma lista de contatos que autorizou o recebimento desse tipo de comunicação e entregar para eles, esporadicamente, mais conteúdo ou oferta especial de um produto.

Leia também: Landing pages – Guia definitivo para conversão SEO

O que é nutrição de leads e pra que serve?

Conquistar um lead não é ganhar o jogo, por isso a nutrição de leads é o processo de dar mais informações e conteúdos valiosos para que ele avance até o final do funil de vendas, ou seja, realize uma compra. Ela serve para ajudar o lead a:

  • aumentar a conscientização sobre a marca;
  • orientar a tomada de decisão com conteúdos educativos;
  • identificar leads qualificados para a área comercial abordar.

Leia também: 10 dicas de como conquistar clientes novos para seu negócio digital 

O que é lead? Dica bônus! 

o que é lead

Agora que você já sabe o que é lead, tipos de lead, como fazer para gerá-los e nutri-los, recomendamos que comece pelos canais digitais de tráfego orgânico. O tráfego orgânico tem um potencial enorme e permanente de gerar leads sem depender de campanhas pagas e com melhor custo-benefício.

A geração de leads é uma tarefa que leva tempo e precisa de dedicação. Por isso, aqui na Agência Papoca esse trabalho é feito com o suporte de uma equipe multidisciplinar especializada nos nossos três pilares estratégicos — SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking. Conte com a gente para sua empresa crescer continuamente.

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