No marketing digital, o Google Ads se destaca como a ferramenta perfeita para melhorar a visibilidade da sua marca.
Em 2023, o Google dominou 95% do market share total de mecanismos de busca no Brasil, segundo o StatCounter. Ou seja, não dá pra ficar de fora da maior plataforma de mídia paga do mundo!
Porém, antes de qualquer coisa, é importante entender como funciona o Google Ads.
O que é Google Ads?
Google Ads é uma plataforma de publicidade on-line que permite criar e exibir anúncios direcionados a usuários que estão procurando por produtos ou serviços específicos. Em forma de links patrocinados, os anúncios aparecem no topo dos resultados do Google e em sites parceiros, dando mais visibilidade para a marca.
Antes chamado de Google Adwords, a ferramenta permanece sendo a forma mais relevante de mídia paga na internet, com uma receita que só aumenta desde sua criação. Segundo o Statista, foram mais de 224 bilhões de dólares apenas em 2022.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads é pago, operando em um modelo pay-per-click (PPC), onde sua empresa é cobrada toda vez que um usuário clica no anúncio. Para controlar os gastos, você decide o valor máximo que deseja pagar por cada clique durante o período de um mês.
Com o objetivo e orçamento definidos, você tem a opção de personalizar a segmentação do público. São aspectos bem detalhados, como idade, gênero, localização geográfica, interesses e comportamentos.
Além disso, é possível selecionar opções de remarketing para alcançar usuários que já interagiram com seu site anteriormente, mostrar o anúncio apenas determinados dispositivos, utilizar listas de e-mails de clientes, e muito mais.
Por fim, é importante selecionar palavras-chave relevantes que caracterizam sua marca, produto ou serviço, para que as pessoas possam encontrar seu anúncio quando estiverem pesquisando termos relacionados a ele.
Com a campanha formada, acontece uma espécie de leilão entre anunciantes que fazem propaganda de um mesmo tipo de serviço ou produto.
Assim, a posição do seu anúncio na página de busca é influenciada pela classificação da campanha, que depende do valor máximo que você está disposto a pagar por clique e pelo índice de qualidade, uma avaliação determinada pelo Google.
O anunciante que tiver a melhor classificação fica nas primeiras posições para aquela palavra-chave no Google.
É uma ótima solução de tráfego pago para aumentar o fluxo de visitantes no site da sua empresa, concorda?
Então continue lendo para aprender como anunciar no Google Ads!
Como anunciar no Google Ads?
- Crie sua conta no Google Ads.
- Defina o objetivo da campanha.
- Selecione um canal (pesquisa, shopping ou Youtube, por exemplo).
- Determine a segmentação e as palavras-chave.
- Desenvolva um anúncio impactante.
- Configure o orçamento e o valor PPC.
- Publique.
- Monitore a campanha usando relatórios do Google Ads e ajuste conforme necessário.
4 dicas de como fazer um bom anúncio no Google Ads
Não basta entender como funciona o Google Ads. Também é importante saber como aparecer no Google com um anúncio que desperte o interesse do público-alvo, incentivando-os a clicar no link.
Uma campanha relevante só aparece para quem tem o maior potencial em clicá-los, economizando o investimento em PPC e proporcionando resultados rápidos.
Para garantir que sua empresa seja bem-sucedida no Google Ads, considere as estratégias abaixo!
- Use palavras-chave relevantes
Um estudo da Semrush mostrou que 25% das buscas no Google acabam sem um clique, ou seja, selecionar cuidadosamente as palavras-chave é crucial. Além de definirem seu produto, serviço ou marca, também devem destacar o anúncio em meio a tantos outros conteúdos.
Certifique-se de optar por termos relevantes para o seu nicho, levando em consideração o público que você quer atrair. Isso aumentará a visibilidade da sua publicidade para aqueles genuinamente interessados no que sua marca oferece.
Por exemplo, se você estiver promovendo um blog de tecnologia, usar palavras-chave como “inovações tecnológicas” ou “análises de smartphones” pode ser uma boa ideia para atrair consumidores em potencial.
- Chamadas de ação persuasivas
Chamadas de ação (CTAs) são expressões persuasivas como o clássico “inscreva-se no nosso canal” visto em vídeos ou “clique aqui para ler mais sobre as tendências de tecnologia” nos portais.
Servindo como convites, CTAs conduzem leads a se envolverem com o conteúdo da marca, incentivando-os a realizar leituras adicionais ou outras ações valiosas.
- Monitore os resultados
Com o Google Ads, é possível acompanhar os resultados do seu anúncio para identificar quais estratégias deram certo e fazer ajustes em tempo real com base nos dados que a ferramenta fornece. Assim, é possível melhorar o desempenho do anúncio ao longo do tempo.
Como um bônus, dá pra usar as métricas para ter insights sobre o comportamento do público-alvo, aprimorando ainda mais as campanhas seguintes além da atual.
- Faça anúncios com conteúdo atraente
Anúncios atraentes oferecem algo valioso desde o primeiro clique. Pode ser um eBook gratuito, workshops online, webinars ou blogs. O conteúdo precisa sempre despertar curiosidade.
Blogs são especialmente um ambiente mais informal, que pode ter caráter informativo e publicitário ao mesmo tempo em que cativa o público de forma sutil.
Alternativa: tráfego orgânico para blogs
Apesar do Google Ads ser uma ótima plataforma de mídia paga para dar mais visibilidade a sua marca, o tráfego orgânico é uma alternativa mais econômica e duradoura, ideal para blogs.
A principal diferença entre tráfego pago e orgânico é que o segundo traz mais credibilidade e confiança. Uma pesquisa da Botify mostrou que 51% confia mais em uma marca com posição alta em resultados naturais ou orgânicos, do que naquelas que aparecem como anúncio pago.
Além disso, o tráfego orgânico não exige investimentos contínuos em campanhas. Obtido por técnicas de SEO (Search Engine Optimization), essa estratégia continua gerando visitas ao longo do tempo sem custos adicionais.
Veja também: Marketing local: o que é? Use o SEO local para faturar mais!
Assim, os conteúdos otimizados do blog aparecem para leads de forma natural e autêntica, garantindo que seja encontrado por quem procura informações relacionadas ao seu nicho.
Como funciona o Google Ads? Dica extra
Agora que você já sabe como funciona o Google Ads, que tal dominar essas e outras estratégias para impulsionar seu site?
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