O que é Google Analytics? Como instalar, usar e analisar métricas?

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Você investe no seu site, mas sente que não está tendo o retorno esperado? Muito provavelmente é porque você não analisa suas métricas e, consequentemente, não sabe o que precisa ser aprimorado! Se este é o seu caso, não se preocupe, porque hoje vamos te mostrar o que é Google Analytics e como ele pode alavancar seus resultados! 

Antes de iniciarmos, que tal pegar um papel e uma caneta? Assim você consegue fixar ainda mais o conteúdo na mente para quando for colocá-lo em prática! 

Dito isso, vamos ao que interessa: o que é Google Analytics

O que é Google Analytics? 

O Google Analytics é um serviço gratuito de análise e monitoramento web do Google. Trata-se de uma ferramenta que exibe diversas estatísticas, usadas para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e marketing digital, além de fornecer uma série de relatórios, insights e dados sobre como os usuários interagem com seu site. 

Então, seu principal objetivo é mapear os comportamentos dos visitantes que navegam pelas páginas, de modo a facilitar não apenas a tomada de decisão como também aprimorar e testar diferentes estratégias. 

O que torna essa plataforma notável e indispensável, é a sua capacidade de fornecer informações precisas sobre as áreas em que seu negócio está prosperando e, igualmente importante, onde ele precisa dar aquele “up”!

Desde sua aquisição em 2005, a plataforma teve diversas atualizações e não parou de evoluir. Atualmente ela se encontra na sua quarta geração, intitulada GA4

Agora que você já sabe o que é Google Analytics, vamos compreender para que ele serve!

Para que serve o Google Analytics? 

Peter Drucker, considerado o “pai da administração” estava mais certo do que nunca quando proferiu a seguinte frase: “O que pode ser medido, pode ser melhorado“. E é precisamente isso para que serve o Google Analytics

Pense que você é dono de uma loja de artigos de decoração. Uma pessoa entra na sua loja, dá aquela famosa ‘olhadinha’ e sai sem levar absolutamente nada. Certamente, algo aconteceu, mas o quê? 

Será que ela não gostou da recepção? Ou, então, da música ambiente? Talvez não tenha encontrado o que buscava? 

Pois bem, são exatamente esses questionamentos que nem sempre ficam claros a respeito do comportamento do consumidor que o Google Analytics ajuda a revelar. 

Para exemplificar como isso acontece, de fato, no ambiente on-line, você precisa saber o que o Google Analytics coleta, né? Nós já listamos todas elas, as quais você confere a seguir. 

O que o Google Analytics coleta? 

Tudo o que o Google Analytics coleta reúne uma variedade de métricas relacionadas ao tráfego, comportamento dos usuários em um site ou aplicativo e conversão. Elas vão desde número de visitantes até páginas mais visitadas, origem e localização geográfica dos usuários e taxas de rejeição e permanência.

Separamos quais as principais métricas do Google Analytics que você não pode deixar analisar: 

Métricas de tráfego 

  • Número de visitantes únicos: conta quantas pessoas diferentes acessaram seu site;
  • Número de sessões: registra quantas vezes o seu site foi visitado;
  • Origem de tráfego: mostra de onde os visitantes vieram (pesquisa, mídia social, links de outros sites, etc.);
  • Palavras-chave: lista as palavras-chave usadas nos mecanismos de busca para encontrar o seu site;
  • Localização geográfica: indica de onde são os visitantes.

Métricas de comportamento dos usuários

  • Páginas mais visitadas: destaca as páginas que recebem mais atenção;
  • Taxa de rejeição: mostra quantos visitantes saem do seu site após visualizar apenas uma página;
  • Tempo médio gasto: indica quanto tempo, em média, os usuários permanecem no site;
  • Eventos interativos: registra a interação do usuário com elementos específicos do seu site.

Métricas de Conversão

  • Taxas de conversão: calcula a porcentagem de visitantes que realizam ações desejadas, como comprar um produto ou preencher um formulário, por exemplo;
  • Valor médio de transação: mostra a média de gastos dos usuários que convertem;
  • Funis de conversão: rastreia o caminho que os usuários percorrem desde a primeira interação até a conversão.

Todas as métricas são importantes e valiosas, afinal, são elas que nos permitem desenhar uma estratégia avançada de marketing digital. 

Sabemos que, num primeiro momento, esse tanto de informações assustam, mas cá entre nós: se é para gerar mais tráfego e, com isso, vender mais, o esforço vale à pena, não acha? 

Então, para finalizarmos a teoria e partirmos para a prática, vamos aprender como se usa o Google Analytics já com um passo a passo de instalação! 

Como se usa o Google Analytics? 

Para isso, montamos um passo a passo de como instalar o Google Analytics:  

Passo 1: Criar a sua conta; 

Passo 2: Criar uma nova propriedade do Google Analytics;

Passo 3: Adicionar fluxo de dados; 

Passo 4: Configurar a coleta de dados para sites.

1. Criando sua conta  

  • Acesse o site oficial do Google Analytics;
  • Defina um nome para a conta e configure as preferências de compartilhamento de dados para determinar quais informações deseja disponibilizar ao Google;
  • Em seguida, clique em “Avançar” para incluir a primeira propriedade.

2. Criando uma nova propriedade 

Para adicionar propriedades a uma conta do Google Analytics, é necessário possuir permissões de editor. Se você criou a conta, esse nível de acesso será concedido automaticamente, ok? 

Agora, veja as etapas: 

  • Insira o nome da sua propriedade (nome da empresa), selecione o fuso horário e a moeda;
  • Ao clicar em próximo, selecione a categoria e o tamanho da sua empresa;
  • Feito isso, selecione como você pretende utilizar o Google Analytics; 

3. Adicionando fluxo de dados 

  • Clique em App iOS, App Android ou Web; 
  • Tomamos o exemplo Web. Em seguida, você terá que inserir o URL do seu site principal e dar um nome para o fluxo. Quando concluído, clique em “criar fluxo”. 

4. Configuração da coleta de dados para sites 

Por fim, vamos configurar a coleta de dados para o seu site!

Nesta etapa, você poderá seguir três tipos de procedimento: 

  • Adicionar tag por meio do criador de sites ou um site hospedado;
  • Adicionar tag do Google direto nas suas páginas da web ou
  • Adicionar tag usando o gerenciador de tags do Google. 

O processo não demora, mas requer atenção. Por isso, indicamos fortemente que você assista o vídeo abaixo e siga as instruções com calma, conforme o procedimento escolhido. 

Ah! E você pode clicar na engrenagem e selecionar a legenda em português, viu? 

Ao finalizar esta etapa, basta colocar a mão na massa e analisar as métricas que destacamos no tópico anterior!

Gostou do conteúdo? Não pare por aqui! 

Entender o que é Google Analytics e para que ele serve não só te ajuda na elaboração de melhores estratégias, como também no controle do seu negócio! Por outro lado, ele não funciona sozinho, você precisa integrá-lo a outros componentes do seu planejamento digital. 

Então, não pare por aqui, ok?

Ao navegar pelo nosso site você encontra muito mais conteúdos sobre marketing digital, que vão desde como posicionar melhor seu site no Google até as melhores técnicas de SEO para dominar a primeira página de resultados. 

E, se precisar de orientação ou tiver dúvidas sobre como aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, converse com a gente

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