Ter um site que ocupe uma posição nos primeiros resultados de busca do Google é o sonho de todo dono de empresa. Afinal, quanto mais visibilidade o canal tiver, melhor será para atrair possíveis clientes, de forma orgânica, e fazer negócios.
No entanto, para atingir o topo do Google é preciso saber usar as técnicas de SEO adequadas para otimizar bem o site.
Por isso, saber o que é Google Search Console vai ajudar quem utiliza sites a entender o desempenho das páginas nos mecanismos de pesquisa e identificar as condições atuais de SEO deles.
Assim, será mais fácil traçar estratégias de marketing digital assertivas para se posicionar melhor nos resultados do buscador.
Na prática, usar o Search Console é simples. Esta ferramenta é aliada de donos de sites e especialistas em marketing, pois permite que acompanhem a visibilidade das páginas nos resultados do Google. Além disso, é possível obter informações de acessos, buscas e SEO para melhorar a experiência dos usuários nas pesquisas.
Neste artigo, vamos trazer um guia sobre o que é Google Search Console, para que serve, como usá-lo no dia a dia e um overview das 10 principais ferramentas para ajudar na otimização do seu site.
Ficou curioso? Então, continue lendo e saiba como melhorar a performance do seu website nos resultados do Google!
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda a investigar o desempenho dos sites nos resultados de pesquisa do buscador. Este recurso permite monitorar diferentes tipos de erros encontrados nas páginas e apresentar soluções otimizadas para resolver problemas de visibilidade nos mecanismos de busca do Google.
Inicialmente, o GSC era conhecido por Google Webmaster Tools. Porém, a partir de 2015 sofreu modificações em seus recursos, mudando o nome para Google Search Console.
Apesar das alterações, manteve sua finalidade original: permitir que donos de sites e especialistas analisem e monitorem o tráfego desse canal para implementar melhorias para maximizar a performance nos resultados de pesquisa do buscador.
Imagine ter acesso a uma ferramenta que aponte como o Google enxerga as páginas do seu site e identifique problemas nos processos de rastreamento, indexação e classificação que podem ser consertados?
Com esses dados em mãos, é possível traçar estratégias de SEO adequadas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa e adquirir mais cliques do público.
Para que serve a ferramenta Google Search Console?
O Google Search Console ajuda a aprimorar as técnicas de SEO dos websites para oferecer uma melhor experiência aos usuários nas pesquisas no buscador. As funcionalidades e relatórios desta ferramenta auxiliam na identificação de problemas, que prejudicam a visibilidade dos sites, e soluções para aperfeiçoar a otimização deles.
O GSC possibilita descobrir falhas no seu site e melhorar fatores que afetam a performance nos mecanismos de pesquisa do Google, e isso ajuda a aprimorar o trabalho de rastreamento dos Googlebots.
Desta forma, os robôs podem investigar suas páginas e indexá-las da maneira correta. Com isso, seu website poderá ranquear melhor nos resultados de busca para ser encontrado pelo público certo.
De uma maneira resumida, as funcionalidades do Google Search Console permitem:
- encontrar dados essenciais do seu site para analisar a performance nas pesquisas do Google. Exemplo de informações: frequência da aparição das páginas de buscas e palavras-chave mais usadas pelos usuários nas pesquisas;
- otimizar conteúdo e reenviá-lo para indexação do Google após identificação e correção dos erros das páginas;
- reagir a problemas de rastreamento e indexação antes que prejudiquem o ranqueamento nos resultados do buscador;
- fazer melhorias no seu site para funcionar bem e não prejudicar o desempenho nos mecanismos de busca;
- identificar as páginas lentas do seu site para aumentar a velocidade de carregamento;
- descobrir a origem de tráfego do seu site;
- encontrar e corrigir erros no código HTML;
- aperfeiçoar a estratégia de backlinks;impulsionar os links internos do seu site.
Agora que você já sabe para que serve o Google Search Console e como ele pode ajudar o seu site a ter mais visibilidade nos resultados de pesquisa do buscador, veja como usá-lo, na prática. Confira a seguir!
Como usar o Google Search Console?
Para usar o Google Search Console e usufruir das funcionalidades e relatórios que ele oferece para analisar seu site nos mecanismos de pesquisa do buscador, é preciso ter uma conta no Google. O acesso à ferramenta GSC é gratuito! Então, para começar a utilizá-la, siga os passos abaixo!
1- Faça login
Faça o login no Google Search Console com seu gmail. Caso ainda não tenha uma conta, crie uma. É rápido e fácil!
2- Adicione uma propriedade à conta
Agora que já acessou o Search Console, é fundamental conectar uma propriedade à conta. Só assim, conseguirá ter acesso aos relatórios e métricas para monitorar seu site. Então, escolha uma das opções abaixo:
Propriedade de Domínio
Na propriedade de Domínio, o Google Search Console consegue investigar as URLs em todos os subdomínios do site.
Propriedade de Prefixo de URL
Nesta opção, GSC irá rastrear somente os dados de uma URL específica, ou seja, com um protocolo e subdomínio exatos.
Após escolher uma das propriedades acima, basta digitar o endereço do seu site na ferramenta e seguir as instruções de instalação. Não tem mistério!
3- Confirme sua propriedade
Agora é hora de provar ao mecanismo de pesquisa do Google quem é o proprietário do seu site ou tem permissão para rastreá-lo. É uma forma de manter a segurança.
Após escolher a propriedade na etapa anterior, é preciso confirmá-la ao Search Console. Não tem como avançar para o passo seguinte sem finalizar esse item.
Vale destacar que o GSC inicia o processo de coleta de dados do seu site desde o momento que a propriedade é adicionada à sua conta. No entanto, só é possível ter acesso às informações após a verificação deste ponto.
Caso tenha optado pela propriedade Domínio, terá que alterar o DNS no seu site. Se escolheu Prefixo do URL, selecione a opção Tag HTML no seu website para uma verificação mais fácil e rápida;
Após finalizar a verificação acima, sua propriedade já está funcionando. Agora, já pode começar a analisar os dados do seu site no Google Search Console.
Atenção!
Durante o uso do Search Console, o Google vai voltar a pedir a verificação da propriedade. Então, é importante validá-la com frequência e ver se está tudo funcionando com a coleta de dados. Caso tenha alguma falha, poderá perder o acesso às informações do seu site.
Para entender melhor como usar o Google Search Console com a URL do seu site, assista a esse vídeo:
Agora você deve estar se perguntando qual a diferença entre Google Analytics e Google Search Console, não é mesmo? Confira a seguir!
Qual a diferença entre Google Analytics e Google Search Console?
A diferença entre Google Analytics e Google Search Console é que o primeiro fornece informações externas, seja da SERP ou de como o Google percebe seu site. Já o GSC, traz dados que estão no seu site, nas suas páginas, e principalmente, dos usuários que já chegaram no seu canal.
Entender a diferença entre GA e GSC vai ajudar a analisar seu site de forma mais aprofundada e medir a eficiência diante dos motores de pesquisa do buscador mais usado pelos usuários. Para isso, é preciso integrar as ferramentas para usufruir dos dados fornecidos por seus relatórios.
Apesar do Analytics e do Search Console analisarem todos os sites detalhadamente, existem diferenças relevantes entre as duas ferramentas. Para saber o potencial de cada serviço do Google, confira abaixo!
Google Analytics
O Google Analytics mostra uma perspectiva mais detalhada da performance do seu site. Esta ferramenta está ligada a diferentes produtos oferecidos pela plataforma: Google Ads, Looker Studio e o próprio Search Console.
O GA disponibiliza informações que já estão no seu site. Elas são coletadas com um código que é instalado em todas as páginas do seu canal, seja diretamente no HTML ou via GTM.
Se você está disposto a analisar e coletar muitas informações sobre seu site, o Google Analytics é uma ótima alternativa. CTR, impressões, quantidade de cliques dos usuários, páginas de erros e não indexadas e velocidade das páginas são alguns dados que o GA fornece.
Com elas, é possível melhorar seu canal e ter mais visibilidade nos resultados de busca.
Google Search Console
Já o Google Search Console, possibilita descobrir uma ampla variedade de informações sobre o seu site e os usuários que o visitam. Ou seja, são dados que não estão no seu canal, normalmente, de pesquisa ou da percepção do google sobre o seu website.
Este produto gratuito gera dados específicos sobre as pessoas que acessam seu site: quantidade de visitantes, usuários que chegam até ele, quanto tempo permanecem nele, a região geográfica de onde acessaram, quais páginas são mais visitadas, quais dispositivos utilizam para pesquisar (celular ou computador), páginas de erros e não indexadas, entre outros detalhes.
Além das informações acima, o GSC ajuda a encontrar e corrigir erros do website, criar e verificar arquivos robots.txt, enviar sitemap, pesquisar palavras-chave que aparecem nos resultados de busca, e tantas outras.
Já deu para perceber que o Search Console é um excelente recurso para medir a eficiência do seu site e identificar como as páginas se comportam durante a interação com o sistema de pesquisa do Google.
Quais são as ferramentas do Google Search Console? Conheça as principais!
Saber como está o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google e buscar melhorias para otimizá-lo com SEO técnico para ter mais visibilidade junto aos usuários é o que te trouxe até aqui, certo?
Então, agora que já sabe o que é Google Search Console, para que serve e como usá-lo, está na hora de conhecer as 10 principais ferramentas e funcionalidades para aplicá-las no seu site.
Prepare-se para anotar informações valiosas que vão ajudar o seu website a alcançar o topo do Google!
1- Relatório de visão geral
Esta é a porta de entrada do Google Search Console.
Neste item, a ferramenta fornece um resumo do seu site, apontando problemas de cobertura, segurança, desempenho, número de cliques nas páginas, páginas indexadas válidas e com falhas, como indexar o site, resumos de melhorias, páginas otimizadas para versão mobile e dados estruturados.
Este relatório pode ajudá-lo a monitorar seu site de forma frequente e verificar erros mais visíveis.
2- Relatório de desempenho
O ponto de atenção aqui é a performance do seu site nos resultados de busca do Google. Cliques, impressões, taxas de cliques (CTRs), posição média e consultas dos usuários por palavras-chave para chegar até o seu canal são algumas métricas avaliadas.
Ao analisar esses índices, é possível identificar altos e baixos dos índices de desempenho do seu site e agir de forma rápida para corrigir as falhas. Outro ponto interessante, é usufruir das palavras-chave mais buscadas pelo público nas pesquisas do seu site e utilizar na produção dos conteúdos.
3- Ferramenta de inspeção de URL
Esta ferramenta possibilita rastrear informações indexadas pelo Google sobre a URL do seu site, como erros de usabilidade em dispositivos móveis e de código HTML das páginas.
Ao fazer a inspeção de URL, é possível identificar problemas de rastreamento e indexação e corrigi-los para enviar para indexar novamente pelo Google.
4- Relatório de indexação de páginas
Este relatório apresenta as condições atuais de cada página do seu site, segundo as métricas do Google: quais estão indexadas e as que não estão e aquelas que podem ser.
Analisar a indexação das páginas com frequência ajuda a reconhecer os motivos das quedas. É uma forma de identificar as falhas de rastreamento do seu site.
5- Relatório de sitemaps
O relatório de sitemaps mostra quantos arquivos desta natureza foram enviados, as estatísticas e falhas de cada um encontradas pelo Google.
Obter essas informações auxilia os rastreadores na hora de indexar as páginas, pois eles conseguem ter dados mais precisos e adicionais delas.
6- Relatório de usabilidade em dispositivos móveis
Este relatório coleta informações sobre a experiência que as páginas indexadas oferecem ao público que utiliza os dispositivos móveis para realizar pesquisas na rede.
O documento também analisa se as páginas do seu site são compatíveis com os aparelhos móveis e se possuem erros. Em caso de falha, é possível saber qual delas deve ser corrigida.
Saiba que este é um dos relatórios mais importantes para o Google, uma vez que a compatibilidade do seu website com os dispositivos móveis é um dos principais fatores de ranqueamento do buscador. Então, fique atento a este relatório.
Desenvolver um site responsivo vai ajudar na performance deste documento.
7- Relatório de AMP
Esta análise está ligada à compatibilidade com aparelhos móveis, pois as páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) são elaboradas tendo como base o desempenho dos smartphones.
Ao optar por criar páginas AMP, fique ligado nos índices deste relatório, pois ele indica se elas foram indexadas corretamente ou se precisam de ajustes.
8- Relatório de ações manuais
Se o Google identificar alguma atitude suspeita no seu site é aqui que vai aparecer algumas sugestões de como resolver essa situação.
O uso abusivo de spams e a criação de links artificiais são exemplos de manipulação dos resultados de pesquisa que podem sofrer penalizações do buscador. Essas ações podem ser intencionais ou acontecer ao comprar um site que já foi penalizado no passado.
No entanto, ao corrigir esse problema, o Google permite recuperar as posições das páginas. Ao finalizar as correções, é possível solicitar que o buscador as reavalie.
9- Relatório de problemas de segurança
As informações deste documento revelam atitudes suspeitas de sites que podem prejudicar os usuários.
Se o seu website instalar algum malware ou software malicioso, o relatório irá detectar. No entanto, assim como no item anterior, aqui o Google também permite corrigir os problemas para fazer uma nova avaliação da página e, estando tudo certo, retira o comunicado de problema de segurança.
10- Relatório de links
Este relatório ajuda a identificar quais sites fazem links para o seu, além de fornecer dados valiosos sobre eles: URL com backlink, texto âncora e estrutura de links internos do seu website.
Ter acesso a essas informações permite saber quem usa a estratégia de backlink para o seu site e se tem algum link mal-intencionado no seu canal, que pode prejudicar seu público.
O que é Google Search Console? Como levar seu site ao topo!
Para maximizar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca do Google é essencial conhecer as condições atuais do SEO e o comportamento dos usuários no momento da pesquisa.
Para isso, ter acesso a uma ferramenta como o Google Search Console, que ajude a acompanhar e medir o desempenho das páginas do Google, assim como fornecer informações valiosas como acessos, buscas e SEO faz toda a diferença.
O GSC é um recurso que todo dono de empresa e especialistas em marketing não devem abrir mão se quiserem melhorar a otimização dos sites e alcançar uma melhor posição nos resultados de busca.
Neste artigo, trouxemos um guia prático sobre o Google Search Console, além do overview das principais ferramentas para ajudar na otimização do seu site.
Agora que já sabe o que é Google Search Console, a importância deste recurso e como aplicá-lo na prática para obter melhores resultados no Google, que tal contar com o suporte da Agência Papoca para encontrar seu público certo? Entre em contato com o nosso time para posicionar melhor o seu site e atrair mais clientes para o seu negócio!